Com a crise, muitos casais se reinventaram e abriram um
negócio juntos. Mas como separar o profissional do pessoal? Erika Linhares,
executiva especialista em soft skills, palestrante e pedagoga, é fonte para
falar sobre o tema
Com a crise devido ao novo coronavírus,
o isolamento social e o aumento de desempregados no país, muitas pessoas
tiveram que se reinventar. Nesse contexto, muitos casais começaram a montar um
negócio próprio para sobreviver a essa crise e conseguir pagar as contas do dia
a dia. Mas como separar a relação profissional em relação à empresa da pessoal
como casal?
Erika Linhares, executiva especializada em soft skills, vive na pele
essa situação com o marido, que também é seu sócio na empresa B-Have. Veja
abaixo dicas da palestrante Erika Linhares sobre como ter um relacionamento
saudável sabendo separar a vida profissional da pessoal.
1. Definam qual é o objetivo em comum. Onde vocês como casal e sócios
querem chegar com a empresa? Decidam juntos quais são os objetivos do negócio
que criaram para saber quais estratégias devem ser adotadas e seguidas. Se não
tiverem isso claro, é possível que tomem atitudes diferentes e gastem energia à
toa. Quanto mais alinhado o casal estiver com o que espera da empresa, melhores
resultados poderão vir.
2. Estabeleçam os papeis e responsabilidades de cada um. É importante
que cada pessoa saiba quais as funções do outro para que a empresa funcione de
forma organizada, ambos sejam produtivos e possam ter resultados. Faça
contratos, registre informações em atas e não deixe as coisas subentendidas só
porque se confia no outro e se trata de uma relação familiar. Sejam
profissionais.
3. Cobranças e feedbacks podem sim ser feitos. Não devem ser levados
para o lado pessoal. Problemas precisam ser resolvidos na hora. É improdutivo,
por conta de alguma discussão, passar o dia sem falar com o outro. Abram o
jogo, conversem sobre o que incomoda e esclareçam o que não está claro.
Importante: não levem discussões para o momento de lazer após o horário de
trabalho. O diálogo é fundamental para fortalecer o relacionamento.
4. Comemorem as pequenas vitórias. Empreender não é fácil, ainda mais na
crise. No começo, é difícil ter vitórias. Então, vibrem com as pequenas
conquistas para isso dar combustível para continuar.
5. Dividam tarefas de casa. Não deixem um ou outro sobrecarregados com
tarefas domésticas ou isso poderá atrapalhar na produtividade na empresa. Se um
gosta mais de cozinhar, deixe que fique responsável por isso enquanto o outro
cuida da limpeza e organização da casa. Cuidem dos filhos de forma igual para
que essa atitude também seja um bom exemplo para a educação deles.
Erika Linhares - Executiva
especializada em comportamento e cultura dentro de organizações, chegou a ser
sacoleira aos 15 anos quando o pai, dono de uma imobiliária, perdeu tudo na década
de 90. Trabalhou ainda na área pública na Prefeitura de Sete Lagoas, em Minas
Gerais. Depois de entrar na faculdade de pedagogia, começou a carreira no
sistema privado aos 19 anos, ganhando R$ 350 reais como atendente de loja.
Vinte anos depois, deixou o mercado corporativo como diretora nacional de uma
das maiores empresas do Brasil para atuar como gestora de carreiras em sua
empresa, a B-Have. Mais de 15 mil pessoas e 600 parceiros comerciais passaram
pela gestão da executiva.
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Erika Linhares
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