Levantamento aponta otimização da rotina de trabalho com novas ferramentas para reuniões e feedbacks com líderes
A TecBan,
administradora do Banco24Horas, promoveu uma pesquisa interna sobre a
experiência de seus colaboradores com o home office e as preocupações sobre um
possível retorno às atividades presenciais nos escritórios - São Paulo,
Alphaville e regionais. Com mais de 950 respostas, 91% afirmam que estão
totalmente adaptados ao trabalho remoto e 92% conseguem manter normalmente a
interação com a liderança e equipe, além de manter suas rotinas e atividades
sem qualquer prejuízo. E mesmo passando mais tempo dentro de suas residências,
74% dos funcionários afirmam conseguir equilibrar a vida pessoal com as
demandas profissionais.
Sobre os cuidados
contra o Covid-19, 97% afirmam receber constantemente orientações de prevenção,
seja do líder direto ou via comunicado do time de Recursos Humanos. A pesquisa
também questionou se as pessoas estariam confortáveis para um retorno aos
escritórios e 43% responderam estar muito desconfortáveis. Entre as principais
preocupações estão o aumento da exposição e risco de contrair o vírus (65%),
contato com pessoas que podem não estar respeitando o isolamento (54%) e uso do
transporte público (42%). Quanto às ações preventivas em um possível retorno,
os profissionais afirmaram que se sentiriam mais confortáveis se o uso de
máscaras fosse obrigatório (82%), houvesse álcool em gel em todas as estações
(82%), limpeza reforçada nos andares (79%), manutenção das reuniões online
(79%) e maior distanciamento entre as estações de trabalho (74%).
Marcelo Gomes, Diretor
de Administração, Finanças e Pessoas da TecBan, afirma que a empresa já possui
um plano estruturado e também estuda um modelo híbrido de trabalho, mas que não
há motivo para qualquer pressa. "O home office tem funcionado com
excelência e aumentado a qualidade de vida de nossos colaboradores. A volta se
dará em algum momento a ser estabelecido e faremos com todo cuidado,
respeitando as necessidades de cada área e, principalmente, a saúde de cada um
de nossos colaboradores", complementa.
Ferramentas online
otimizam o trabalho
Para que se garantisse
rápida adaptação de todos os funcionários ao home office, a TecBan precisou se
adaptar ao ‘novo normal’ e investiu bastante em tecnologia, segurança e
disponibilidade dos ambientes remotos.
Para se ter uma ideia
do desafio para toda a equipe de tecnologia, pouco menos de 100 colaboradores
se conectavam simultaneamente à VPN. Atualmente, mais de 1.500 conexões são
realizadas diariamente. As centrais de atendimento precisaram de rápida
adaptação no sistema para que as equipes pudessem trabalhar de casa. A
capacidade dos links para suprir demandas das VPNs, acesso à rede interna e
realização de vídeo conferências foi aumentada em quatro vezes. Além disso, a
adoção de novas ferramentas colaborativas, tais como WEBEX e Microsoft Teams,
permitiu que as reuniões e gestão das equipes pudessem ocorrer com maior
facilidade. Atualmente, o número médio de reuniões via Webex por dia é de 150.
"Mesmo com tantas
mudanças em tão pouco tempo, respondemos rapidamente às necessidades da empresa,
sempre garantindo a segurança das informações. Nossa equipe se antecipou e se
preparou para disponibilizar a adoção de ferramentas para uso em home office em
tempo recorde. Podemos, sim, afirmar que não tivemos problemas nessa
transição", completa Robert Baumgartner Jr., diretor de TI da TecBan.
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