Os instrutores de empreendedorismo na Udemy Leila Adriano Ostoyke e André Bernardo falam sobre as competências necessárias para gerir um negócio nos tempos atuais
Os últimos cinco meses foram de
mudanças e incertezas para todos – inclusive para os empreendedores e para as
suas empresas. De acordo com a edição da segunda quinzena de junho da "Pulso Empresa", pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) que analisa os impactos da pandemia nos negócios
brasileiros, 62,4% das empresas em funcionamento no país relataram ter sido
afetadas negativamente pela pandemia.
Além disso, 50,7% delas indicaram
diminuição nas vendas de produtos e serviços – e 14,8% reduziram os seus
quadros de funcionários. Então, o que os empreendedores podem fazer para
contornar essa situação e fazer os seus negócios prosperarem?
A seguir, os instrutores de
empreendedorismo na Udemy, o maior destino do mundo para cursos online, Leila Adriano Ostoyke e André Bernardo, respondem a perguntas sobre as habilidades que todo
empreendedor deve possuir para triunfar nos novos tempos em que estamos
vivendo.
As cinco habilidades essenciais para
os empreendedores de hoje
De acordo com Leila – instrutora com
mais de 50.000 alunos na Udemy em cursos como “Empreendedorismo digital sem mistérios” e “Empreendedorismo digital para
professores e educadores” –, as
cinco habilidades que todo empreendedor deve possuir neste e em qualquer outro
momento são: autoconhecimento, poder de análise e de pensamento crítico,
flexibilidade cognitiva, capacidade de tomada de decisão e empatia. “Elas estão
sendo ainda mais necessárias durante a pandemia”, afirma ela.
Para Leila, a empatia é a habilidade
que mais ganhou importância nos últimos meses – e tem sido empregada pelas
empresas tanto na comunicação com os clientes quanto na escolha de que novos
produtos e serviços oferecer.
Já para Bernardo – instrutor com mais
de 56.000 alunos na Udemy, em cursos como “Fast MBA - Empreendedorismo,
negócios e startups na prática” e “Fast MBA lead - Liderança e
gestão de pessoas” – as cinco
competências que os empreendedores devem possuir nos tempos atuais são: gestão
do tempo/produtividade, gestão de projetos e tarefas, liderança, pensamento
estratégico e autodidatismo. “Este é o momento de aprendermos e nos
reinventarmos rápido”, diz ele.
Novos negócios, produtos e serviços
Os instrutores também deram as suas
opiniões sobre como saber se este é o momento certo para lançar uma nova
empresa, produto ou serviço. Para Leila, a melhor oportunidade para lançar um
novo negócio é quando o público está precisando do negócio em questão,
independentemente da pandemia. “Por exemplo, agora, estamos precisando de
soluções que nos ajudem a lidar com a distância, como fazem as plataformas de
educação à distância, os aplicativos de videoconferência e os serviços de
delivery”, explica ela.
Além disso, de acordo com ela, o
empreendedor precisa se perguntar se o negócio a ser lançado continuará sendo
útil para o público depois da pandemia.
Bernardo, por sua vez, diz que é
preciso avaliar, antes de começar um negócio atualmente, se ele pode funcionar
via canais digitais. “Se não, o empreendedor pode usar este momento para
desenvolver a ideia e validar hipóteses. Assim, quando a situação se
normalizar, o negócio estará pronto para ser lançado”, diz ele.
Aceleração na digitalização das
empresas
O instrutor destaca que, atualmente,
todas as empresas – as novas e as já estabelecidas – que tiverem a oportunidade
de vender via internet devem fazê-lo. Mas, para isso, o empreendedor precisa
adquirir conhecimento. “O marketing digital é muito diferente do tradicional,
por exemplo. Por isso, é importante fazer cursos”, afirma Bernardo. “Claro que
o empreendedor não precisa saber tudo e pode contratar profissionais para
ajudá-lo, mas é importante ter uma base.”
Comparação internacional
Não são só os instrutores brasileiros
que acreditam que é importante que as empresas tenham presença digital. O
espanhol Nestor Guerra, que tem mais de 3.000 alunos na Udemy, diz que, nos
últimos meses, muitos negócios online cresceram num ritmo surpreendentemente
rápido, impensável antes da pandemia. “E ainda há espaço para as empresas que
quiserem passar a vender na internet”, afirma ele.
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