Pesquisar no Blog

sábado, 20 de junho de 2020

Vinícola Santa Rita traz dez dicas para harmonizar e escolher o melhor vinho para o inverno



A estação mais fria do ano tem início

 
A estação mais fria do ano está se aproximando. O inverno tem início no próximo sábado, dia 20 de junho. Para aquecer esses dias com baixas temperaturas, a vinícola chilena Santa Rita, que pelo oitavo ano consecutivo estrela o ranking das marcas de vinho mais admiradas do mundo, traz dicas para quem não quer errar na hora de harmonizar, refrigerar e comprar. Afinal, existem mais de cinco mil variedades de uvas viníferas, como são chamadas as que fazem os vinhos finos. 

Confira abaixo: 

1 - Para não errar: vá de Cabernet Sauvignon. O Chile é um excelente produtor desta uva que é uma das mais utilizadas em todo mundo. Recentemente o Casa Real Reserva Especial Cabernet Sauvignon 2015 conquistou o segundo lugar do Vivino´s Wine Style Awards. No Brasil, vinhos chilenos são vendidos a um ótimo preço. 

2 - Se quer fazer uma harmonização e não sabe como, a dica é: os aromas que encontrar no vinho, tente encontrar na comida. Para alguns iniciantes no mundo do vinho, essa tarefa não é tão simples. Para facilitar, em algumas garrafas, há uma indicação de “notas aromáticas”.  

3 - A harmonização perfeita é quando o vinho realça o sabor da comida. Se a ideia é tomar o vinho com comida apimentada, por exemplo, busque um que não tem o grau alcoólico muito alto, em torno de 12 e 13%, pois o álcool realça muito a sensação de ardência. 

4 - O que é o tanino? Composto fenólico encontrado nas partes lenhosas, folhas e frutos não maduros de diversas plantas. Nas uvas, eles estão presentes nas cascas, sementes e engaços. Quando maduro, o tanino fica macio e sedoso ao paladar.  Vinhos de guarda costumam ser ricos em taninos. 

5 - As uvas com mais taninos são: tannat, nebbiolo, cabernet sauvignon, tempranillo, petit verdot, sangiovese grosso, malbec e syrah. O tanino corta a gordura animal, por isso, harmoniza bem com carnes e embutidos. Um vinho equilibrado traz a mesma quantidade de acidez e de tanino. Quando você sentir a boca secar na frente (tanino), logo vai sentir salivar no fundo (acidez). 

6 - Quanto mais pesada a comida, mais encorpado deve ser o vinho. Portanto, os vinhos brancos combinam com comidas mais leves, como peixes e comidas japonesas. Já o rosè traz o frescor do vinho branco e o corpo do vinho tinto e harmoniza bem com grelhados e queijos com geleia. 

7 - Os vegetarianos não precisam ficar presos aos vinhos brancos ou rosés. Os tintos combinam bem com baba ghanoush, pratos à base de proteínas de soja e cogumelos. 

8 - O vinho muito gelado esconde algumas características do vinho. A temperatura ideal para refrigeração é: para tinto entre 16 e 18 graus; e para rosè e branco, entre 6 e 8 graus.

9 - Há várias teorias que tentam explicar o porquê do fundo da garrafa do vinho ser côncavo. Fato é que isso não interfere na qualidade dos produtos. O mesmo vale para as rolhas sintéticas ou tampas de rosca, que tornam os vinhos mais baratos e são utilizadas para rótulos para um consumo mais rápido. 

10 - Por fim, se for tomar mais de um rótulo, ideal é começar do branco, passando pelo rosé, deixando o tinto para o final, por conta de potência. Assim, é possível aproveitar todos e apreciar suas características. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados