O especialista em gestão de equipes, Alexandre
Slivnik explica que esse período deve ser de celebração e aprendizado com foco
em avaliação do mercado
Embora
a pandemia ainda tenha uma presença muito grande no país, alguns estados e
cidades estão retomando a abertura de negócios para que ocorra alguma
progressão na economia. Para empresários e colaboradores, esse é um momento
importante de transição da quarentena para a volta ao trabalho.
Com
isso em mente, Alexandre Slivnik, que é especialista em Gestão de Pessoas,
conta como é importante manter a saúde mental de toda a equipe para ter uma boa
percepção do que está ocorrendo no mundo. “Nesse primeiro momento é fundamental
que o líder acolha os seus colaboradores. Todos reconhecem que foi realmente um
período muito difícil. Ressalto especialmente a área do comércio, em que muitos
trabalham por meio de comissões, e devido a pandemia, perderam o faturamento e
muitos, até mesmo, perderam seus empregos”, relata.
É
importante lembrar que esse não é o momento ideal para traçar metas ousadas.
Para Slivnik, essas primeiras semanas de reabertura devem ser focadas em
celebração e aprendizado. Afinal, não é algo novo apenas para os colaboradores,
mas também para os clientes, que vão deixar suas casas após uma longa
quarentena e, provavelmente, também foram prejudicados pela pandemia.
“Não
há como fazer qualquer tipo de projeção sem saber como o mercado vai reagir a
reabertura do comércio. Sabemos que algumas empresas mantiveram seus
funcionários em home office, mas em contrapartida, muitas outras tiveram que
fechar as portas por tempo indeterminado. Por agora, o ideal é que
colaboradores e gestores avaliem e com o tempo criem medidas para melhorar o
desempenho da equipe”, explica o especialista.
Com
o distanciamento social, os consumidores passaram a encontrar novas formas de
adquirir produtos e serviços, utilizando a internet como alternativa. Com
negócios reabrindo e pessoas voltando a circular nas ruas, é preciso promover a
valorização da experiência de compra. “É necessário voltar a atender com a
capacidade de entender os clientes da melhor maneira possível, com gratidão por
eles terem escolhido ir até o seu estabelecimento”, afirma Slivnik.
O
momento também pede cautela e segurança para todos os envolvidos nesse
processo. Os estabelecimentos devem incentivar o uso de medidas protetivas para
evitar a proliferação do coronavírus, como o uso de máscaras e até mesmo o
pagamento por aproximação, que é um método mais seguro de pagar, evitando
transações em papel moeda e máquinas de cartão.
Esse
é um momento novo para todos e, por isso, é preciso ter, acima de tudo,
esperança de que esse novo mundo que estamos conhecendo nos trará profundos
aprendizados.
Alexandre Slivnik - reconhecido oficialmente pelo governo
norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias (EB1). É
autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É
diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em
Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e
Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e
Desenvolvimento (CBTD). É membro da Society for Human Resource Management
(SHRM) e da Association for Talent Development (ATD). Palestrante e
profissional com 19 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É
atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil.
Palestrante Internacional com experiência nos EUA, ÁFRICA e JAPÃO, tendo feito
especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education -
Boston/ EUA). www.slivnik.com.br
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