Em meio à pandemia, além da saúde, pequenos e
médios negócios também foram duramente afetados. Para garantir a preservação do
emprego e da renda da população, o Volta Consciente surgiu para cobrar um
planejamento de retomada do Governo de São Paulo. Diante a lentidão do
posicionamento, o Movimento, pacífico e apartidário, desenvolveu o próprio
protocolo, com o apoio técnico do médico infectologista Dr. Ricardo
Vasconcelos. A cartilha reúne orientações para os comerciantes reabrirem o seu
estabelecimento, priorizando a proteção de funcionários e clientes. Uma
retomada consciente para o equilíbrio da saúde pública e economia.
Segue abaixo o protocolo.
- Mapear a distância entre
clientes com identificação nas filas dos caixas por meio de adesivos no
piso (Observar distância mínima de 1,5 metro entre pessoas durante
atendimento e espera, com fita, giz, cones, e outros materiais que possam
ser usados para sinalização;).
- Reduzir
a lotação do estabelecimento para 35% da capacidade para evitar
aglomeração.
- Informar o limite de
quantidade máxima de clientes por placas e indicativos no acesso de
estacionamentos, elevadores e escadas rolantes;
- Estabelecer fluxos unidirecionais
dos clientes dentro do estabelecimento, incluindo entrada e saída;
- Realizar a abertura em
horário reduzido de atendimento;
- Controlar a entrada dos
clientes para evitar aglomeração tanto dentro do estabelecimento quanto na
espera para entrar;
- Disponibilizar espaço
externo para área de espera, sempre que possível, e se as condições
climáticas permitirem;
- Utilizar a aferição digital
de temperatura sem contato, restringindo a entrada para clientes
ou funcionários com temperatura corpórea superior a 37,5ºC;
- Disponibilizar e estimular a
higienização das mãos na entrada do estabelecimento;
- Os provadores serão
desativados temporariamente e as lojas terão tempo de troca
estendido;
- Sempre que possível, manter
os ambientes abertos e arejados. Se não for possível, sendo o ar
condicionado a única forma de ventilação, manter atualizada a manutenção
de filtros e limpeza;
- Instalação de placas de
acetato nos caixas das lojas com abertura inferior para a cobrança em
papel moeda ou máquinas de cartões devidamente embaladas em filme plástico
e higienizadas com álcool em gel 70% após cada uso.
- Isolamento domiciliar por 14
dias de funcionários diagnosticados com COVID-19 ou que tiveram contato
com indivíduo diagnosticado;
- Reforçar a importância de
restringir o trabalho de funcionários e a entrada de clientes que
apresentem sintomas de infecção de vias aéreas.
- Estabelecer fluxo especial
de atendimento para pessoas sob maior risco de desenvolverem formas mais graves
de COVID-19, como idosos e portadores de comorbidades de saúde. Aumentar o
número de caixas preferenciais para atendimento desse público.
- Obrigatoriedade do uso de
máscaras de proteção facial (os colaboradores terão as máscaras trocadas a
cada 4 horas);
- Os colaboradores das lojas
usarão materiais de proteção individual como máscaras, protetores faciais
(face shields), álcool gel e luvas (para os da área da limpeza ou
alimentação);
- Para proteção dos
funcionários, eliminar bebedouros de utilização comum. Preferir
fornecimento de alimentos e água de modo individualizado. Se forem
utilizados galões de água, fornecer copos individualizados para
os funcionários.
- Instalar peças de
comunicação no local de trabalho informando a importância de evitar o contato
interpessoal (beijo, abraço, etc) e o contato das mãos com olhos e
boca sem que elas tenham sido anteriormente higienizadas.
- Promover a higienização
frequente das mãos disponibilizando pias com água e sabão ou álcool em gel
70%, principalmente depois de tocar em superfícies e objetos de trabalho
de uso compartilhado potencialmente contaminadas, como maçanetas,
corrimãos e banheiros, e também depois de tocar na máscara.
Higienizar as mãos antes do trabalho e depois de tossir ou espirrar e para
manusear alimentos.
- Evitar o uso de tapetes e
carpetes, devido à dificuldade para serem higienizados.
- Reforçar a higienização
do piso e de superfícies com detergente e sanitizantes adequados; aumentar
a frequência de higienização de superfícies de uso compartilhado, como
maçanetas, botões de elevador, telefones e equipamentos de
informática.
- As lixeiras serão providas
de tampa e pedal, nunca com acionamento manual – e serão mantidas
higienizadas diariamente, utilizando-se luvas e proteção facial no
procedimento;
- Reduzir a necessidade de
contato com superfícies de uso compartilhado, como maçanetas. Mantendo as
portas abertas se não houver acionamento automático de presença.
- Manter controle estrito e a
comunicação atualizada de casos suspeitos e diagnosticados com COVID-19,
bem como estabelecer os prazos de isolamento para casos
e contactantes respeitando o período de 14 dias de
transmissibilidade da doença após o início dos sintomas.
- Controlar o acesso a
vestiários e banheiros para evitar aglomeração dentro ou na fila de
espera.
- Disponibilizar e estimular o
uso de estações para higienização das mãos com água e sabão ou
com álcool em gel 70% na entrada e no espaço do estabelecimento.
- Disponibilizar toalhas
descartáveis de papel após lavagem das mãos com água e sabão.
- Aumentar a frequência de
limpeza de banheiros e vestiários para a cada 3 horas, além de antes da
abertura e após o encerramento do período de trabalho.
- Controlar o fluxo e promover
a educação e utilização das medidas de prevenção entre fornecedores,
priorizando entregas em horários de menor movimento.
- Implementar sempre que
possível um fluxo para circulação de clientes pelo estabelecimento para
reduzir o contato interpessoal.
- Estabelecer fluxo para recepção
de mercadorias para troca, considerando quarentena de 72 horas antes de
disponibilizar novamente para clientes. Uso de ferro de passar, sempre que
possível.
- Separação mínima de 1m (um
metro) entre balcões, araras e similares.
- Realocação de funcionários
que apresentam condições que predispõe ao maior risco de formas graves de
COVID-19, como mais velhos e com comorbidades, para funções de menor
exposição à infecção.
- Escalonar os horários de
entrada, saída e de intervalos e refeições dos funcionários para reduzir a
aglomeração
- Promover a contínua educação
sobre os protocolos adotados para prevenção entre funcionários e
clientes.
- Educar os funcionários para
que não compartilhem objetos. Para os objetos que precisam ser
compartilhados, realizar a correta higienização previamente.
- Educar clientes e
funcionários sobre o correto uso das máscaras, incluindo a adaptação à
face, a sua retirada e o descarte em local adequado. Realizar a troca da
máscara seguindo a orientação do fabricante, em geral à cada 4 horas.
- Promover educação entre os
funcionários sobre como manusear roupas e calçados, que podem ter se
contaminado, ao se trocar no vestiário.
- Promover a educação entre os
funcionários para que realizem higienização de mãos e pertences
ao chegar no serviço antes do início do turno de trabalho.
- Promover a educação entre os
clientes e funcionários para que realizem higienização de mãos e
pertences.
- Promover a educação entre
funcionários sobre a importância do uso de máscaras de proteção facial e
da higienização frequente das mãos durante o período de trabalho
- Educar os funcionários sobre
a vigilância de sintomas respiratórios e para não irem trabalhar
enquanto sintomáticos, entrando em contato com o empregador e buscando as
orientações cabíveis de saúde.
- Promover educação de
clientes e funcionários em relação à higiene respiratória, como cobrir o
rosto para tossir ou espirrar, preferencialmente com lenços de papel
descartáveis, podendo-se utilizar o braço dobrado, na ausência de lenços.
Os lenços devem ser imediatamente descartados em lixo com tampa após o uso
e as mãos higienizadas.
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