Inesperada, a crise causada pela Covid-19 vem
causando inúmeros e gigantes impactos para a economia. Ainda não é
possível afirmar todas as consequências causadas pela crise no país, mas uma
coisa é certa, pequenas e médias empresas estão sofrendo um choque na receita.
Por conta da situação de calamidade pública, o
governo criou algumas medidas emergenciais na tentativa de minimizar os
estragos para as pequenas e médias empresas (PME), que geralmente contam com
reservas de caixa menos preparadas. Mesmo com essas medidas, empresários
continuam encontrando dificuldades em manter os negócios de portas abertas,
honrando com os compromissos com seus funcionários, clientes e fornecedores.
Segundo o professor e coordenador do MBA em
Gerenciamento de Projetos da FGV, André Barcaui, por conta dos rumos da
economia, esses empresários ainda enfrentarão inúmeros momentos difíceis
durante e pós-pandemia, principalmente por conta do medo das pessoas de saírem
na rua, somado aos novos hábitos de consumo e receio em exagerar nos gastos.
“O que faz o Brasil crescer é o heroísmo desses
empresários, mas hoje, vemos empregador e empregados sofrendo e sendo
fortemente impactados por uma crise sem precedentes e expectativas para
terminar”, ressalta o especialista.
Segundo o professor, nesse período é essencial que
os empresários analisem detalhadamente a estrutura de custos dos
negócios, revendo os motivos, necessidades e resultados de
todos os investimentos feitos pela empresa. “A crise nos faz olhar todos os
aspectos com mais detalhes. Os empresários não podem pensar que os gastos e
custos serão os mesmos durante e após a pandemia. É hora de reavaliar”.
Para Barcaui, o isolacionismo deve ficar de fora
durante essa crise, sendo necessário que a parceria entre empresas e
fornecedores se torne ainda mais forte, gerando flexibilização
e colaboração de ambas as partes. “Será muito difícil sair
dessa pandemia de maneira isolada, por isso, a dica é que os empresários
conversem e negociem com os fornecedores. Com certeza todos sairão ganhando”,
indica.
Invista em redes sociais. Segundo o
especialista, empresários que ainda ignoram essa prática, devem rever com
urgência esse comportamento e ingressar a marca no mundo digital, que tem sido
o diferencial neste período de dificuldades. “Não há como ignorar o poder das
redes sociais. Comece, mesmo que minimamente, a usar essas ferramentas que
podem gerar belos resultados e alcance extraordinários”, ressalta.
A implantação ou incremento da modalidade de delivery é
outra dica do especialista. “Se a empresa ainda não conta com esse serviço, é
hora de acrescentá-lo, se já conta, é hora de incrementar segundo as
características de segmentação do seu público-alvo. Por conta do isolamento
social, as pessoas querem e precisam que as compras, alimentos e serviços
cheguem até elas, sem se expor ao risco”, completa.
Manter o otimismo é
a última dica do especialista. Segundo ele, mesmo com as dificuldades, os
empresários devem manter, de forma realista, o pensamento que os negócios irão
sobreviver, mas para isso é necessário que eles utilizem a criatividade e
inovação. “O comportamento dos clientes mudou, por isso, a empresa e
funcionários devem testar novas formas de atendimento, apostando e acreditando
que essas inovações trarão resultados positivos para os negócios. Inove,
permita-se e não tenha medo de errar”, finaliza Barcaui.
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