O período de isolamento social instaurado em
decorrência da disseminação do novo coronavírus no Brasil vem impactando
operações de empresas em diferentes segmentos, que buscam equilibrar a proteção
do caixa, a perenidade do negócio e a preservação dos empregos. Analisando o
cenário, em um evento promovido em maio pela Câmara Americana de Comércio para
o Brasil (Amcham), especialistas salientaram que o momento atual da crise
provocada pela pandemia será um grande teste para as áreas de compliance -
setor que visa principalmente estabelecer um sistema de controle interno, para
proporcionar maior segurança perante o mercado.
Nos últimos anos, empresas brasileiras ampliaram o
investimento nessa área, com ações traçadas para garantir relações éticas e
transparentes entre empresas e, principalmente, o Poder Público. O compliance é
uma ferramenta atual e estável, para que a corporação preserve sua integridade
e resiliência, assim como a de seus colaboradores e da alta administração.
E como a pandemia impacta essa estabilidade? O
desligamento de colaboradores; a redução na remuneração; a adaptação de
contrato com fornecedores; o investimento pontual em máscaras, álcool em gel e
equipamentos de segurança voltados à saúde; e a realização de ações sociais,
como doações, são exemplos de atuações que podem colocar a integridade da
empresa em cheque neste período. Qualquer mudança que não seja devidamente
registrada, dentro das conformidades e políticas da empresa, com transparência
e respeito aos princípios legais, corre o risco de ser alvo de irregularidades.
Neste período de incertezas, algumas empresas
consideraram o desligamento das atividades das áreas de compliance, por não
reconhecerem a grande essencialidade do departamento dentro de uma empresa. Mas
o resultado é bem o contrário: as empresas com estes setores bem estruturados
podem passar por este momento com mais tranquilidade, com ciência dos
protocolos que devem ser seguidos para preservar a sua integridade. Já as
companhias que ainda não tinham desenvolvido essa área, estarão mais
vulneráveis às irregularidades e terão trabalho redobrado para correr atrás do
prejuízo.
Como a pandemia da Covid-19 tem mantido algumas
pessoas em suas casas, praticando o trabalho remoto, as companhias terão que
encontrar uma solução para seguir os protocolos à distância. Uma estratégia
adotada é o uso ampliado da tecnologia digital, que departamentos podem
utilizar para se comunicarem com seus stakeholders. Um exemplo é a plataforma
ClickCompliance, um software em nuvem com possibilidade de acesso remoto. A
solução é responsável pela gestão do programa em quatro frentes: gestão de
políticas e documentos; canal de denúncias; treinamentos; e compliance bot de
atendimento, que é um programa de computador responsável por automatizar
procedimentos. Outros canais como TV corporativa, WhatsApp e e-mail também são
alternativas eficazes para complementar as estratégias neste período.
O departamento de compliance trabalha para que a empresa
se adeque e cumpra as normas dos órgãos reguladores, como também as normas
internas elaboradas pela própria companhia. O programa favorece a
transparência, justiça, sustentabilidade do negócio e muitos outros benefícios
que promovem o fortalecimento e desenvolvimento da organização. É uma
estratégia essencial para assegurar a continuidade dos negócios em um cenário
de incertezas e adequações.
Akira Otsuka - Diretor de Risco e Compliance do
Grupo A.Yoshii Engenharia
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