A necessidade de afastamento social por conta da
pandemia causada pela covid-19 provocou inúmeras mudanças no cotidiano das
empresas. De um dia para o outro, o home office tornou-se essencial como forma
de continuar com as atividades e ainda reduzir os riscos que a atual situação
pode causar. No caso dos laboratórios de medicina diagnóstica, o trabalho
por parte da equipe pode ser altamente produtivo, desde que sejam
disponibilizados recursos tecnológicos eficientes aliados a um bom
planejamento, garantindo aos colaboradores que a prestação de atividades em
casa tenha valores agregados e atenda à expectativa dos clientes.
Em tempo de home office, as soluções tecnológicas
reforçam sua importância na otimização de tempo e recursos, melhorando todas as
etapas que envolvem as tarefas de rotina de um laboratório. Para os
colaboradores e profissionais de saúde, contar com recursos de integração de
sistemas ajuda no acompanhamento de todas as etapas de trabalho, que vão desde
a coleta até a liberação de laudos para avaliação diagnóstica.
No lado dos pacientes, os serviços e os resultados
de exames são obtidos de maneira mais acessível, ágil e segura.
No entanto, como a necessidade de home office
chegou de surpresa, o laboratório precisa olhar sua forma de gestão e de
planejamento e, juntamente com a automatização de processos, adotar uma cultura
de trabalho mais focada na disciplina e no cumprimento das tarefas nos horários
previstos. Essa medida garante o senso de responsabilidade da equipe em relação
às atividades prestadas.
Adicionada a isso, a tecnologia associada ao home
office pode gerar significativa economia, sendo uma oportunidade de rever
processos e de melhorar a qualidade dos serviços. Por exemplo, com a redução do
fluxo presencial de funcionários, a gestão pode direcionar maior atenção em
outros setores menos produtivos.
A tecnologia permite que os laboratórios realizem
diversas atividades por meio de home office, como:
- analisar o fluxo do laboratório e distribuir as tarefas de modo
consensual;
- possibilitar a assinatura dos exames por meio de recursos digitais;
- avaliar a disponibilidade do estoque e aprovar compras;
- monitorar a produtividade da área técnica de análises e respeitar o
cronograma;
- administrar e acompanhar as entregas dos exames;
- disponibilizar resultados de exames por meio de chats, redes sociais e
SMS;
- possibilitar o pré-atendimento de pacientes pelo aplicativo e por
outros canais de comunicação;
- ter acesso a indicadores de negócio e acompanhar, mais de perto, a
evolução dos serviços.
Dessa maneira, percebe-se que o sucesso do home
office no laboratório depende da inclusão de recursos tecnológicos eficientes e
integrados, atrelados a um remodelamento estratégico para assegurar um suporte
eficaz nos trabalhos que envolvem a rotina laboratorial.
Alexandre Calegari - gerente de produto
da Shift, empresa brasileira especializada em Tecnologia da Informação
para medicina diagnóstica. Calegari tem mais de 16 anos de experiência
nesse segmento, é graduado em Tecnologia e Processamento de Dados pela UNIRP e
pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV, atualmente lidera projetos
estratégicos da Shift e a área de Gestão de Produtos.
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