Especialmente na área da saúde, nos últimos tempos,
podemos ver o crescimento do uso do marketing como uma maneira de aumentar a
gama de clientes e melhorar e consequentemente, aumentar o desempenho nos
negócios. Mas antes de chegar a essa etapa, é necessário entender como que essa
ferramenta pode fazer com que as empresas tenham um público fiel e que possa
ser também promover este local.
Muitos não sabem, mas há uma série de fatores que
comprometem a visão de uma pessoa sobre determinado negócio, mas a tudo pode
ser aplicado o marketing, visando melhorias para o próprio ambiente e também
uma percepção mais positiva.
Confira algumas dicas que eu separei que irão te
ajudar neste processo:
Preço é diferente de valor - As pessoas
costumam achar os produtos das clínicas são caros. Para isso, eu faço um
comparativo entre preço e valor. Primeiro, pensamos no conceito geral e amplo
de marketing e depois disso associamos marketing a resultados financeiros.
Quando falo de resultado financeiro os profissionais respondem que os
consumidores acham os produtos como consultas, tratamentos odontológicos,
clareamentos, lasers, entre outras coisas, caros. É preciso entender que toda
vez que alguém confundir algo com caro ou barato, usando esses termos, é
provavelmente porque o valor desse produto não é visível para o cliente.
Como mostrar valor aos pacientes – A relação
da percepção do cliente, quando ele acha um determinado produto, caro ou
barato, é porque o valor não foi demonstrado. Mas como é possível mostrar valor
aos pacientes? Primeiro, é fundamental entender quais são as principais
necessidades, ou seja, o que ele precisa, sendo que muitas vezes o problema a
ser resolvido não está diretamente relacionado a uma determinada especialidade.
Às vezes, ele precisa de um estacionamento, para que ele consiga parar o carro
com mais facilidade, ou perceber que o ambiente é um local organizado, com uma
equipe bem treinada, engajada e envolvida ou até mesmo analisar o marketing
digital e para identificar se aquela linguagem é coerente com o que é
apresentado na clínica.
Entenda o seu cliente – Além dessas
questões, é importante focar também na qualificação técnica. Mas infelizmente,
a percepção dos clientes para esse fator é muito inferior em relação a do dono
do negócio, que conhece o mercado e os produtos. Se o cliente valoriza a água
gelada, o estacionamento, o pós-venda, o atendimento excepcional da equipe, a
cordialidade, a postura, é preciso entendê-lo e oferecer o que ele quer.
Tenha um investimento consistente – É
importante lembrar que esse investimento deve se estabelecer no lugar certo,
que é onde o público que deseja alcançar está. E, além disso, é essencial crer
no marketing boca a boca, quando os clientes passam a indicação do negócio
baseados nas suas visões. É assim que uma informação se torna viral. A partir
desse movimento, o marketing é ainda mais efetivo.
Dr.
Éber Feltrim - Especialista em gestão de negócios para a área da
saúde começou a sua carreira em Assis. Após alguns anos, notou a abertura de um
nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de
negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto,
abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS
Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas. Para saber
mais sobre o trabalho do especialista, acesse @eberfeltrim no instagram.
SIS Consultoria
instagram @sis.consultoria
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