O
isolamento social, indicado no momento para evitar o avanço do coronavírus,
reforçou o uso das ferramentas digitais em diferentes setores. E não foi
diferente no setor de seguros, que já utiliza amplamente esses meios.
As
ferramentas digitais existem para facilitar e ser um modo de contato para o
corretor de seguros, que pode utilizá-las de forma estratégica em três
estágios: atração, engajamento e conversão. Essa lógica integra naturalmente o
processo de venda, pois a atração é a prospecção dentro da rede de
relacionamento. O que o corretor pode fazer, no momento, é intensificar essa
prospecção por meios digitais com anúncios em redes sociais, campanhas para a
própria base de clientes, e-mail marketing e lista de transmissão de
aplicativos de mensagem.
Oferecer
informação e soluções ao cliente é fundamental, incluindo carências e
coberturas, de acordo com a realidade do país e do cliente. Atualmente, por
exemplo, houve aumento considerável do número de pessoas que trabalham em home
office. As entregas via delivery também ganharam força. E há coberturas em
diferentes tipos de seguros para essas modalidades. Essas mudanças podem ser
exploradas, por exemplo, em um blog para que o corretor tenha engajamento na
internet, ou usar os diferentes canais digitais para estreitar o relacionamento
com os clientes.
Na
Porto Seguro, por exemplo, há ainda a ferramenta
PromoDigital, que auxilia corretores a terem mais agilidade e autonomia na
criação e personalização de materiais para campanhas de marketing. Eles
podem incluir logotipos em qualquer formato e personalizar gratuitamente peças
digitais e acompanhar a performance das campanhas de marketing em tempo real e
sem custo adicional.
Para o cliente, o meio digital propicia um atendimento prático,
mas também possibilita um conteúdo mais abrangente, muito além de apenas
receber uma cotação de preços. O corretor torna-se consultor para amenizar
impactos tanto na vida pessoal quanto profissional. Com as orientações em mãos,
o cliente pode pesquisar sobre cada produto oferecido e refletir o que melhor
atende suas necessidades. E isso sem sair de casa.
Walmando
Fernandes- formou-se pela Universidade
do Vale do Paraíba e tem MBA em Gestão Empresarial pela FAAP (Fundação Armando
Alvares Penteado). Está no mercado de seguros há 22 anos. Ingressou na Porto
Seguro no ano de 1998, inicialmente na área de atendimento. Atuou em diversas
áreas internas até tornar-se gerente do escritório de São José dos Campos, no
Vale do Paraíba, onde permaneceu por 9 anos. Assumiu a gerência da Sucursal
Sorocaba em 2007 e chegou a Campinas no ano de 2010 onde, desde então, lidera a
operação local da seguradora, uma das maiores do País. walmando.fernandes@portoseguro.com.br
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