Pesquisar no Blog

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

A cada 1 hora, cinco pessoas ferem as mãos e punhos em acidente de trabalho

Só no primeiro semestre, foram comunicados ao INSS 22.529 
acidentes de trabalho, envolvendo as mãos
Divulgação

 
Dados são do INSS; Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão fala sobre os impactos causados


As mãos são membros fundamentais para a realização de qualquer atividade do dia a dia e, sem os devidos cuidados e atenção, correm o risco de sérias lesões que trarão série de prejuízos. Só no primeiro semestre deste ano, o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) contabilizou 22.529 comunicações de acidentes de trabalho envolvendo mãos e punhos. O número equivale a cinco acidentes por hora. Os dados são os últimos disponibilizados pelo INSS, que faz atualização trimestral das informações.

“As mãos e punhos são partes complexas do corpo, pois são formados por muitos ligamentos, ossos, nervos que propiciam sensibilidade e comandam os movimentos dos músculos e tendões, importantes artérias que irrigam os membros”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Dr. Marcelo Rosa de Rezende. “Boa parte dos acidentes ocorre por descuido, manuseio equivocado de maquinário, pela ausência ou pelo uso incorreto de equipamentos de proteção. Trabalhadores informais também estão entre as vítimas, pois acabam não utilizando itens básicos de segurança, então, o número de acidentes deve ser ainda maior”, completa o especialista.


Principais problemas

De acordo com os dados do INSS, do total de acidentes que lesionaram mãos e punhos, em 34,7% dos casos ocorreram cortes e lacerações; fraturas representaram 16,4% e esmagamentos, 14,5% registros. Nos seis primeiros meses do ano, foram 115 amputações registadas por acidentes de trabalho.

“Além de afetarem sobremaneira a qualidade de vida dessas pessoas, essas ocorrências têm um grande impacto econômico, tanto para a vítima, que precisa se afastar do trabalho, quanto para os cofres públicos, com altos valores dispendidos para benefícios acidentários”, salienta o Dr. Marcelo. “A valorização da segurança precisa ser cada vez mais destacada no ambiente de trabalho para, assim, preservar a saúde dos trabalhadores”, conclui.




SBCM -Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados