A
psicopedagoga Regina Lima explica que é natural que uma criança pequena não
consiga se concentrar por muito tempo, principalmente no ambiente escolar. No
entanto, segundo ela, para que isso ocorra é preciso que, a partir do
momento que a criança se prepara para a realização da tarefa, ela encontre
um ambiente propício, estimulante e seguro.
"Concentração está ligado ao seu próprio interesse, aquilo que é a sua proposta de escolha. Muitas são as ofertas com as quais nos deparamos, por vezes mais atrativas e interessantes. Portanto, o estímulo ao aprender é uma consideração de suma importância para a autonomia e para o sucesso tão desejados em cada um de nós", argumenta Regina Lima.
A especialista lembra que não muito diferente, essa articulação se dá aos adolescentes. Regina Lima completa afirmando que é dever de todos que os cercam potencializar a responsabilidade de realização das tarefas que lhes são propostas. “Quando não há uma patologia, uma avaliação racional da realidade permite construir um modelo de aprendizagem considerando a participação de todos os envolvidos no processo”.
"Concentração está ligado ao seu próprio interesse, aquilo que é a sua proposta de escolha. Muitas são as ofertas com as quais nos deparamos, por vezes mais atrativas e interessantes. Portanto, o estímulo ao aprender é uma consideração de suma importância para a autonomia e para o sucesso tão desejados em cada um de nós", argumenta Regina Lima.
A especialista lembra que não muito diferente, essa articulação se dá aos adolescentes. Regina Lima completa afirmando que é dever de todos que os cercam potencializar a responsabilidade de realização das tarefas que lhes são propostas. “Quando não há uma patologia, uma avaliação racional da realidade permite construir um modelo de aprendizagem considerando a participação de todos os envolvidos no processo”.
Orientações – Regina Lima ressalta que o uso de jogos interessantes sob o ponto de vista da criança pode ser uma estratégia eficaz para conseguir sua atenção. A especialista sustenta que o jogo vai auxiliar na coordenação motora, na socialização e no desenvolvimento da tolerância "O jogo vai aprimorar ainda a noção de limite e do respeito; assim como no transcorrer do desenvolvimento da aceitação da vitória à frustração. Contudo, é preciso que, junto com ela, experimente situação de aceitação e prazer", aconselha Regina Lima.
A psicopedagoga acrescenta que as atividades manuais são recomendadas tanto para o benefício do desenvolvimento da imaginação e criatividade como também para favorecer o raciocínio e a coordenação motora, fundamentais para o progresso cognitivo. "O incentivo à aquisição de livros também é uma ótima prática. A leitura é um hábito que traz benefícios valorosos para o estímulo da concentração, além de estreitar laços entre as pessoas que dividem o momento prazeroso e mágico da imaginação e do conhecimento", relata Regina Lima.
Regina Lima - Professora e Especialista em Psicopedagogia e Altas Habilidades pela UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Trabalhou por mais de 40 anos como Coordenadora Educacional e Disciplinar lidando, ao longo desse período, diretamente com mais de 20.000 alunos. Liderou, por 12 anos um projeto que ajudou a educar crianças e adolescentes através de dinâmicas executadas em 24 disciplinas. É coautora do livro Inclusão Educacional - Pesquisa e Interfaces e associada à ABP - Associação Brasileira de Psicopedagogia.
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