Método é uma sequência lógica para se obter um determinado
fim. E todas as pessoas, mais ou menos, criam métodos para as tarefas do dia a
dia como dirigir, comer, fazer exercícios, estudar , trabalhar etc. A
questão que se discute é quando o mesmo método, a mesma forma de
fazer as coisas, “empacam” o processo criativo, evolutivo de uma pessoa ou de
uma empresa.
Para o professor de MBA da FGV e da Esic Internacional,
Luciano Salamacha, o que difere um metódico é quanto ele se sente seguro
fazendo sempre a mesma coisa da mesma forma, a necessidade da previsibilidade
de tudo. O metódico precisa saber quando as coisas vão acontecer, a que horas,
com quem vai interagir, quais as possíveis atitudes vai tomar e quando isso não
acontece sente um tremendo desconforto e acaba contaminando os que vivem em
volta e os processos.
O não metódico, por outro lado, se sente aprisionado, se
sente cerceado se tiver método para tudo. Qual o ideal? O equilíbrio. Estamos
em construção de pessoas melhores e temos muita diversidade dentro das
empresas, o que segundo o professor Salamacha, é muito produtivo. A questão é
como conviver metódicos e não metódicos de forma harmoniosa?
Salamacha dá 7 dicas de como trabalhar com pessoas
metódicas ou como inovar em ambientes extremamente permeados pelos métodos,
pelas caixinhas:
1- Promova inovações incrementais. Faça pequenos
movimentos, pequenas melhorias, apesar de causar desconforto nos metódicos, não
violará o sistema vigente, não extrapole o limite do que as pessoas podem
aceitar.
2 – Conquiste autoridade. Seja um vencedor dentro do
método, dentro do modus operandi. Quando quiser questionar o sistema terá que
ter vencido no seu próprio método. Não adianta, por exemplo, tentar convencer a
mudança numa estratégia de venda se não for um vendedor que apresente bons
resultados.
3- Convença. Para isso saiba bem a diferença entre
convencer e persuadir. Convencer, vem do latim, Con= junto e vincere=vitória ou
seja, quando convence uma pessoa de algo está convidando para que ela vença com
você. Já persuadir, do latim, per=completo e suedere = informação. Significa
que está deixando a pessoa confortável porque já trouxe a informação pronta,
baseada na verdade de quem está tendando persuadir.
4- Compreenda os metódicos. Antes de mais nada saiba o
porquê o método é utilizado. Uma das frases mais famosas do filósofo Michel
Foucault é “Saber gera poder“, e se você quer quebrar paradigmas, instalar
meios, anceia por novos sistemas se informe sobre o todo. Assim poderá propor
novos meios com segurança, poderá ganhar autoridade, convencer e conquistar
inovações incrementais.
5 - Evite personalizar as relações. Algumas pessoas, quando
ameaçadas, tendem a trazer a disputa para o lado pessoal. Apelam com
argumentos sentimentais e se colocam no papel de vítima. Critique de forma
positiva, construtiva e não se deixe envolver por argumentos do tipo: Você está
duvidando de mim. Você não acredita na empresa . Só você reclama! Mas se está
bom porque você quer mudar ? Tenha tranquilidade, leve a discussão para a
racionalidade e deixe claro, que não se trata de questões pessoais.
6 – Não se deixe vencer por argumentos prontos. Respostas
como “sempre foi assim“ vão contra a inovação essencial para melhoraria
das empresas, dos homens e do mundo. Tentar novos caminhos, novas respostas e
novos resultados é instigante para qualquer carreira.
7 – Não tenha pressa. Quebrar um método estabelecido há
muito tempo também demanda de tempo e estratégia. Vá comendo pelas beiradas.
Instalando a dúvida na cabeça das pessoas se não é tempo de mudanças. Se chegar
com muita sede ao pote pode colocar fim a revolução já no ponto de partida.
Ganhe a confiança das pessoas que têm que convencer sobre a mudança de um
método. Talvez um caminho mais longo prepare para uma chegada mais efetiva,
mais segura.
Por fim, o professor Luciano Salamacha que é especialista
em estratégia de empresas diz que métodos são necessários para o bom
funcionamento de uma empresa e para nossa vida pessoal e, não podemos jamais abrir
mão deles, mas que sempre temos que ter a mente aberta para ouvir propostas que
possam adequar aos novos tempos, as novas condutas sociais que mudaram o mundo
dos negócios, principalmente com a internet e com as redes sociais.
Luciano
Salamacha - doutor em Administração e mestre em Engenharia de Produção. Preside
e integra conselhos de administração de empresas brasileiras e multinacionais,
Atua como consultor e palestrante internacional. É professor da Fundação
Getúlio Vargas em programas de pós-graduação. Recebeu da FGV o prêmio de melhor
professor em Estratégia de Empresas nos MBA’s, por sete anos seguidos. É um dos
raros professores que fazem parte do “Quadro de Honra de Docentes”, da FGV
Management. Também é professor de mestrado e doutorado no Brasil, na Argentina
e nos EUA. Salamacha é coordenador de MBA de neurociências na ESIC
Internacional, uma das mais importantes escolas de negócios da Europa. Luciano
Salamacha é autor de livros e artigos científicos publicados no Brasil e no
exterior. Foi pioneiro na América Latina em pesquisas sobre neuroestratégia e
neurociência aplicada ao mundo empresarial.
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