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terça-feira, 4 de junho de 2019

Como trabalhar com pessoas metódicas


 Especialista em carreira dá dicas para fazer uma parceria com a diversidade no ambiente de trabalho


Método é uma sequência lógica para se obter um determinado fim. E todas as pessoas, mais ou menos, criam métodos para as tarefas do dia a dia como dirigir, comer, fazer exercícios, estudar , trabalhar etc. A questão que se discute é quando o mesmo método, a mesma forma de fazer as coisas, “empacam” o processo criativo, evolutivo de uma pessoa ou de uma empresa.

Para o professor de MBA da FGV e da Esic Internacional, Luciano Salamacha, o que difere um metódico é quanto ele se sente seguro fazendo sempre a mesma coisa da mesma forma, a necessidade da previsibilidade de tudo. O metódico precisa saber quando as coisas vão acontecer, a que horas, com quem vai interagir, quais as possíveis atitudes vai tomar e quando isso não acontece sente um tremendo desconforto e acaba contaminando os que vivem em volta e os processos.

O não metódico, por outro lado, se sente aprisionado, se sente cerceado se tiver método para tudo. Qual o ideal? O equilíbrio. Estamos em construção de pessoas melhores e temos muita diversidade dentro das empresas, o que segundo o professor Salamacha, é muito produtivo. A questão é como conviver metódicos e não metódicos de forma harmoniosa?
Salamacha dá 7 dicas de como trabalhar com pessoas metódicas ou como inovar em ambientes extremamente permeados pelos métodos, pelas caixinhas:
1- Promova inovações incrementais. Faça pequenos movimentos, pequenas melhorias, apesar de causar desconforto nos metódicos, não violará o sistema vigente, não extrapole o limite do que as pessoas podem aceitar.

2 – Conquiste autoridade. Seja um vencedor dentro do método, dentro do modus operandi. Quando quiser questionar o sistema terá que ter vencido no seu próprio método. Não adianta, por exemplo, tentar convencer a mudança numa estratégia de venda se não for um vendedor que apresente bons resultados.

3- Convença. Para isso saiba bem a diferença entre convencer e persuadir. Convencer, vem do latim, Con= junto e vincere=vitória ou seja, quando convence uma pessoa de algo está convidando para que ela vença com você. Já persuadir, do latim, per=completo e suedere = informação. Significa que está deixando a pessoa confortável porque já trouxe a informação pronta, baseada na verdade de quem está tendando persuadir.

4- Compreenda os metódicos. Antes de mais nada saiba o porquê o método é utilizado. Uma das frases mais famosas do filósofo Michel Foucault é “Saber gera poder“, e se você quer quebrar paradigmas, instalar meios, anceia por novos sistemas se informe sobre o todo. Assim poderá propor novos meios com segurança, poderá ganhar autoridade, convencer e conquistar inovações incrementais.

5 - Evite personalizar as relações. Algumas pessoas, quando ameaçadas, tendem a trazer a disputa para o lado pessoal. Apelam com argumentos sentimentais e se colocam no papel de vítima. Critique de forma positiva, construtiva e não se deixe envolver por argumentos do tipo: Você está duvidando de mim. Você não acredita na empresa . Só você reclama! Mas se está bom porque você quer mudar ? Tenha tranquilidade, leve a discussão para a racionalidade e deixe claro, que não se trata de questões pessoais.

6 – Não se deixe vencer por argumentos prontos. Respostas como “sempre foi assim“ vão contra a inovação essencial para melhoraria das empresas, dos homens e do mundo. Tentar novos caminhos, novas respostas e novos resultados é instigante para qualquer carreira.

7 – Não tenha pressa. Quebrar um método estabelecido há muito tempo também demanda de tempo e estratégia. Vá comendo pelas beiradas. Instalando a dúvida na cabeça das pessoas se não é tempo de mudanças. Se chegar com muita sede ao pote pode colocar fim a revolução já no ponto de partida. Ganhe a confiança das pessoas que têm que convencer sobre a mudança de um método. Talvez um caminho mais longo prepare para uma chegada mais efetiva, mais segura.

Por fim, o professor Luciano Salamacha que é especialista em estratégia de empresas diz que métodos são necessários para o bom funcionamento de uma empresa e para nossa vida pessoal e, não podemos jamais abrir mão deles, mas que sempre temos que ter a mente aberta para ouvir propostas que possam adequar aos novos tempos, as novas condutas sociais que mudaram o mundo dos negócios, principalmente com a internet e com as redes sociais.





Luciano Salamacha - doutor em Administração e mestre em Engenharia de Produção. Preside e integra conselhos de administração de empresas brasileiras e multinacionais, Atua como consultor e palestrante internacional. É professor da Fundação Getúlio Vargas em programas de pós-graduação. Recebeu da FGV o prêmio de melhor professor em Estratégia de Empresas nos MBA’s, por sete anos seguidos. É um dos raros professores que fazem parte do “Quadro de Honra de Docentes”, da FGV Management. Também é professor de mestrado e doutorado no Brasil, na Argentina e nos EUA. Salamacha é coordenador de MBA de neurociências na ESIC Internacional, uma das mais importantes escolas de negócios da Europa. Luciano Salamacha é autor de livros e artigos científicos publicados no Brasil e no exterior. Foi pioneiro na América Latina em pesquisas sobre neuroestratégia e neurociência aplicada ao mundo empresarial.


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