A família apresenta um papel fundamental na formação
dos hábitos alimentares da criança dentro de casa. Na primeira infância, em
particular, a presença e a influência dos pais são essenciais na escolha de
alimentos. Apesar disso, quando se fala em construir padrões alimentares
saudáveis, algumas dificuldades do mundo atual podem influenciar, como a falta
de tempo e a rotina agitada dos pais, a ida à escola cada vez mais cedo e a
criatividade para estimular o gosto pelo consumo de alimentos nutritivos.
No dia a dia, determinadas estratégias podem facilitar o processo de construção de hábitos saudáveis das crianças. Veja 5 delas:
No dia a dia, determinadas estratégias podem facilitar o processo de construção de hábitos saudáveis das crianças. Veja 5 delas:
1. Educar é levar a criança para colocar a mão na massa
A infância é a fase onde a criança apresenta maior curiosidade com as coisas ao seu redor. Por isso, um primeiro passo para educa-la em relação à comida é fazer com que ela cozinhe também. Essa é considerada uma estratégia eficiente para estimular o seu paladar desde o começo da preparação, onde ela observará as texturas, cores e as combinações que podem ser feitas com os alimentos, incentivando a importância do seu consumo. Assim, aumenta-se a sua vontade para provar aquilo que ela mesma elaborou na cozinha.
2. Consuma os alimentos saudáveis junto ao filho
O exemplo dos pais é o ponto fundamental para melhorar as escolhas das crianças. Esse público costuma apresentar diferentes questionamentos, principalmente em relação à comida. Quando os adultos dizem que determinado alimento é saudável e, ao mesmo tempo, consomem ele na frente da criança, ele passa confiança para ela também consumir. Portanto, a refeição baseada em legumes e verduras deve estar presente na mesa de toda a família!
3. Experimente combinações diferentes que deixem a comida colorida e divertida
As crianças se interessam por experiências novas, e esse interesse pode ser usado a favor dos pais. Um prato colorido, com diferentes legumes e verduras em formato de “desenhos” pode ser uma estratégia vantajosa para estimular a curiosidade do filho em relação ao alimento. Usar a criatividade nessa fase é ideal para diversificar a apresentação dos alimentos à criança.
4. Crie um ambiente agradável para as refeições
A definição de horários das refeições na rotina garante que a criança cumpra a realização das três principais refeições do dia: café da manhã, almoço e jantar. O ideal é que os pais sempre estejam junto a elas na hora de comer, para estimular os seus hábitos. O ambiente deve ser calmo, tranquilo e aconchegante para que a família possa interagir entre si. Evitar distrações como uso de celular, televisão ligada ou videogame também faz parte do roteiro!
5. Use a criatividade para montar a lancheira
A escola é um ambiente influenciador de hábitos alimentares. Por isso, é ideal sempre oferecer os alimentos que a criança come em casa, na lancheira escolar. A escolha de produtos saudáveis deve ser estimulada em todos os momentos do dia, seja em casa, ou na escola. Cabe aos pais montarem a lancheira com equilíbrio e imaginação!
Fonte: Karla Maciel, nutricionista consultora da E4
CRN: 46500-2
CRN: 46500-2
Nenhum comentário:
Postar um comentário