Pesquisar no Blog

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Estresse crônico pode causar problemas digestivos, de pressão arterial e na produção de hormônios


Observamos muito claramente que a maior parte do foco dos estudos e pesquisas clínicas no mundo é nas doenças, distúrbios e sintomas com suas consequências, levando pouco em consideração suas causas e o estado fisiológico/metabólico que antecede tais manifestações. Um dos assuntos que mais recentemente tem chamado a atenção de pesquisadores e terapeutas é referente às alterações do nosso sistema nervoso autônomo, que é controlador de mais de 90% das funções orgânicas e cujo desequilíbrio é causador de inúmeras doenças.

O sistema nervoso autônomo é ligado às funções automáticas do corpo como, por exemplo, batimentos cardíacos, digestão, produção de hormônios, sudorese, pressão arterial, entre outras. Possui dois ramos principais: o simpático, ativado nos momentos de estresse, e o parassimpático, ativado nos momentos de relaxamento. E pode ser avaliado através da variabilidade da nossa frequência cardíaca.

À medida que o coração bate, há sempre uma variação de tempo entre uma batida e outra que, se ilustrada em um gráfico, pode representar uma alta coerência da variabilidade cardíaca - refletindo um equilíbrio do sistema nervoso autônomo - ou baixa, representando um certo desequilíbrio.

O nosso estado de coerência cardíaca tem grande influência em como o nosso córtex cerebral vai funcionar e no gerenciamento do estresse. As fibras nervosas que comunicam o coração com o cérebro partem do coração e "terminal" no tálamo, que é um dos mais importantes terminais nervosos e sincronizador da função cortical. Portanto, se estivermos experimentando emoções derivadas do medo, por exemplo, que sabidamente causam baixa coerência cardíaca, vamos inibir a função cortical do cérebro. Se experimentamos emoções derivadas do amor, geradoras de alta coerência cardíaca, vamos ativar a função cortical, especialmente do córtex pré-frontal ligado à criatividade, intuição, visão estratégica e articulação do conhecimento.

"Segundo a Organização Mundial da Saúde, 90% das pessoas do mundo estão em níveis de estresse crônico, ou seja, com desequilíbrio do sistema nervoso autônomo. Por isso, são tão comuns as dores de cabeça, problemas digestivos, problemas de pressão arterial e problemas de produção de hormônios. Uma vez que o estresse acelera o eixo simpático do sistema nervoso autônomo, está desgastando e desequilibrando-o em relação ao seu eixo freio, que é o parassimpático", diz o Dr. Fabio Gabas, médico clínico, neurocientista e idealizador da medicina do BEIN (medicina do bem-estar integral).

O estado de coerência cardíaca (também pode ser chamada de coerência psicofisiológica), possui suas assinaturas de acordo com o estado de humor e saúde de cada indivíduo e são transmitidas e captadas a vários metros de distância do corpo, através do campo eletromagnético gerado pelo coração, que é cinco mil vezes mais forte do que o campo gerado pelo nosso cérebro. "O nosso campo interage com o de outras pessoas, transmitindo essa nossa assinatura de estado, contagiando, através do nosso estado de humor, o nosso meio", complementa Dr Fabio.






Doutor Fabio Gabas - Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Catanduva (SP), pós-graduado em Neurociência pela The Neuroscience Academy, membro-parceiro do Instituto HeartMath de Bolder Creek – Califórnia. Autor do livro Despertando Vidas, criador e idealizador do Programa de mesmo nome "Despertando Vidas", que já atendeu milhares de pessoas em diferentes municípios, baseado em mais de uma década de suas pesquisas em gerenciamento de estresse, neurociência, saúde integrativa/funcional e qualidade de vida. O programa tem por objetivo a realização de um trabalho de gerenciamento de estresse, geração de hábitos mais saudáveis, tanto alimentares quanto de atividade física regular, e equilíbrio emocional, visando a melhoria significativa na qualidade de vida e bem-estar. Site www.programadespertandovidas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados