Preço é considerado
o fator mais importante na decisão da compra do presente de Páscoa
Os brasileiros
estão dispostos a gastar em média 15% a mais nesta Páscoa, em comparação ao
mesmo período de 2016, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC sobre hábitos de
consumo relacionados à data comemorativa. Subiu também para 51% (contra 45% em
2016), o total de consumidores que pretende gastar entre R$ 50 e R$ 200 e, de
5% para 8% o que irá gastar acima de R$ 200 com a compra de presentes nesta
Páscoa, que este ano será comemorada no dia 16 de abril. O valor médio
pretendido para os gastos, por sua vez, será de R$ 94, contra R$ 82 registrados
em 2016.
Realizada entre 10
e 20 de março, com 1.224 respondentes, a pesquisa da Boa Vista SCPC identificou
que 82% dos consumidores pagarão as compras de Páscoa deste ano à vista, mesmo
percentual registrado em 2016. 55% farão uso de dinheiro e 32% do cartão de
débito. Outros 12% pagarão com cartão de crédito (parcela única) e, apenas 1%
utilizará como meio de pagamento o carnê ou boleto para pagamento das compras
de Páscoa.
18% dos
consumidores disseram que efetuarão o pagamento das compras de Páscoa de forma
parcelada, e 88% que farão uso do cartão de crédito para efetivar o
parcelamento. Outros 11% utilizarão o carnê ou o boleto para financiar as
compras e 1% o cheque pré-datado.
Preferências
Os ovos de Páscoa
voltaram a ser a preferência este ano para 54% dos entrevistados. O item obteve
um crescimento de 9p.p. (pontos percentuais) como opção de presente em 2017, se
comparado ao ano passado. 46% têm outras preferências, que incluem bombons ou
caixas de bombom, colomba pascal, entre outros.
59% disseram que
levarão em conta preços e ofertas ao comprarem o presente de Páscoa. 33%
considerarão a qualidade. Mesmo apresentando diminuição no número de menções,
de 70% para 59%, em comparação ao ano passado, a decisão dos consumidores no
momento da compra do presente de Páscoa é, em 1º lugar, por preços. A qualidade
dos produtos aparece em 2º lugar, com 33% das menções. Consumidores sem filhos
são maioria na busca por qualidade ao invés de preço (37% contra 32%).
A pesquisa da Boa
Vista SCPC também constatou que o preço é um dos atributos considerados
importantes pelos consumidores no momento da decisão da compra do presente de
Páscoa. Já ao observar o grupo de consumidores por expectativa de gasto – o
preço prevalece no grupo dos que pretende gastar até R$ 100 com os presentes; e
para gastos superiores, a qualidade do produto é levada em consideração para o
grupo que está disposto a gastar um pouco mais (valores acima de R$ 100).
Metodologia
A pesquisa da Boa Vista SCPC sobre o comportamento do consumidor
para a Páscoa teve como objetivo identificar os hábitos de compras dos
consumidores para o período, suas preferências segundo os diferentes tipos de
produtos, os motivos que influenciam na decisão de compra, o valor médio
pretendido para as compras e os meios de pagamentos que devem ser utilizados. A
pesquisa quantitativa foi realizada por meio de link via internet no período de
10 a 20 de março de 2017. O universo é representado por consumidores que buscam
informações e orientações no site Consumidor Positivo da Boa Vista Serviços – www.consumidorpositivo.com.br. Ao
todo participaram 1.224 respondentes.
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