Imersão de crianças em um
ambiente bilíngue oferece diversos benefícios ao desenvolvimento infantil
Cientistas
comprovam que o cérebro está mais propenso ao processo de aperfeiçoamento da
linguagem entre dois e quatro anos de idade
Aplicada não apenas ao âmbito profissional, a fluência em
outra língua pode proporcionar experiências incríveis. A melhor fase para
começar a aprender um novo idioma é durante a infância, de acordo com
cientistas do Kings College em
Londres, e da Brown University em Rhode Island.
Os profissionais estudaram 108 crianças com desenvolvimento
cerebral normal, com idades entre um e seis anos, e descobriram que antes
dos quatro anos de idade, quando ligações entre neurônios se desenvolvem para
processar novas palavras, as influências exteriores exercem maior impacto sobre
os pequenos. A pesquisa, publicada no The Journal of Neuroscience,
comprova que o cérebro está mais propenso ao processo de aperfeiçoamento da
linguagem entre dois e quatro anos de idade.
Pesquisam positivas relacionadas ao
bilinguismo na infância surgem em contrapartida às frequentes discussões que
apontam a prática como um atraso no desenvolvimento infantil. "A ideia de
que um novo idioma pode confundir as crianças é a mais frequente entre os pais,
mas não está correta. Muitos neurocientistas, de todo o mundo, já provaram que
um novo idioma só ajuda. Com a nova língua eles (as crianças) ganham mais
facilidade em aprender novas palavras", exemplifica Lourdes, que é
psicopedagoga e coordenadora do programa bilíngue no CEAV Jr, escola
especializada em ensino infantil do Distrito Federal.
Na escola, que atende apenas crianças com idade entre um ano
e meio e sete ano, o projeto Bilingual Program
Pearson insere o inglês como novo idioma ainda na educação infantil,
a partir dos três anos. O programa não limita-se somente ao idioma, inclui
conteúdos disciplinares (matemática, literatura e ciências) na língua inglesa.
O material adotado é o mesmo utilizado em escolas inglesas, o que favorece o
bilinguismo, promove a proficiência em duas línguas e até o aumento da
capacidade do aprendizado geral.
A imersão de crianças em um ambiente
bilíngue oferece diversos benefícios ao desenvolvimento infantil. Entre eles
estão a melhora da fala e articulação, aumento da percepção auditiva, aprimora
a estruturação do pensamento, além de apresentar um novo mundo com diferentes
expressões e culturas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário