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quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Trabalho intermitente: Entenda essa tendência e saiba como se organizar para ter qualidade de vida

Especialista explica a importância do equilíbrio e dá dicas de como se organizar de forma mais eficiente, equilibrando as contas e garantindo bem-estar


Em meio a flexibilização da quarentena, o trabalho intermitente tem sido uma alternativa para alguns empresários brasileiros, que se reportam aos colaboradores somente quando há demanda, assim se cria uma relação mais flexível de trabalho. Vale lembrar que esse tipo de relação, apesar de comum nos últimos anos, só foi formalizada no Brasil com a Reforma Trabalhista em 2017. Com isso, Rebeca Toyama especialista em estratégia de carreira apresenta 5 importantes dicas para auxiliar os colaboradores a organizar melhor o tempo e os objetivos, alcançando assim melhor qualidade de vida.

De acordo com o IBGE, a pandemia do coronavírus foi a mola propulsora para uma queda drástica na economia. Nos últimos cinco meses 5,2 milhões de empregos foram extintos. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), em maio deste ano o Brasil perdeu 331,9 mil postos de trabalho formais, devido à crise econômica. Já nos contratos intermitentes, 2,4 mil vagas foram criadas neste período, e essa modalidade gera 16 mil vagas por ano.

“Quando há perda no número de empregos formais, costuma haver um aumento de pessoas querendo abrir um pequeno negócio e se reinventar, enquanto o mercado aguarda o reaquecimento do consumo, da produção e a reorganização dos mecanismos econômicos. Mas sabendo que a realidade com a pandemia é ainda mais difícil, é importante que as pessoas busquem se adaptar para enfrentar esse momento com sabedoria, seja para empreender, trabalhar como autônomo para várias empresas ou outras funções sem vínculo empregatício. ”, afirma, Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira.

Essa modalidade de trabalho gera flexibilidade tanto para o colaborador como para o empregador, pois as empresas tendem a ajustar o horário trabalhado de acordo com um maior fluxo. E a tendência é que esse número cresça nos próximos meses, pois o setor de comércio e serviços trabalha sob demanda em datas comemorativas. A resposta incerta da situação econômica leva uma demanda pelo trabalho intermitente ou “por projetos” e demandas específicas.

"Como ainda existe muita incerteza sobre a retomada das atividades, os contratos intermitentes estão sendo uma saída para as empresas que estão reabrindo, pois assim conseguem avaliar o momento de maior demanda para acionar os trabalhadores. E observando o cenário atual, muitas não pretendem abrir vagas de emprego tão cedo, já que nenhum empresário sabe como vai ser essa retomada da pandemia. ”, comenta Rebeca.


Organização de tempo

A rotina de um colaborador intermitente é de ficar à disposição da organização para quando houver demanda de trabalho, e de acordo com a legislação instituída pela reforma trabalhista, a empresa precisa fazer a convocação com pelo menos três dias de antecedência, e o funcionário tem um dia útil para se organizar e responder. Além disso, o colaborador pode até ter contrato com mais de uma empresa, já que não tem horário fixo com seus empregadores.

A flexibilidade é um dos benefícios concedidos pelo trabalho intermitente, mas vale lembrar que responsabilidade de organização é o que equilibra essa rotina. Segundo Rebeca Toyama, o colaborador precisa ter clareza para equilibrar sua saúde emocional e física, pois só assim conseguirá alcançar bons resultados e manter o bem-estar diante de uma rotina intermitente.

“Existem alguns pontos que precisam ser revisados de acordo com sua rotina, mesmo que você tenha somente um contrato com uma empresa, é necessário cuidar de todas as áreas da vida para evitar o aumento de estressores e prejudicar a qualidade de vida. E ainda é importante ressaltar, que uma pessoa só consegue dar o seu melhor quando se tem em mente suas prioridades e quando se administra bem as 24 horas por dia e os 7 dias por semana. ”, finaliza Rebeca Toyama.

E para auxiliar os colaboradores intermitentes se enquadrarem melhor às oportunidades que surgirão com a chegada do final do ano, a especialista em estratégia de carreira, Rebeca Toyama preparou 5 dicas de como se organizar para realizar esse tipo de trabalho.

1- Clareza que o dia tem apenas 24 horas que devem ser equilibradas entre as demandas pessoais, profissionais e o sono.

2- Disciplina para organizar uma rotina intermitente sem abrir mão da qualidade de vida;

3- Entender demandas diversas de diferentes empregadores, sem estresse; 

4- Adaptabilidade para se relacionar de forma saudável com diferentes públicos internos e externos (clientes, gestores e colegas de trabalho);

5- Criar um ambiente familiar colaborativo para manter o bem-estar na vida pessoal em meio à uma rotina intermitente.

 



Rebeca Toyama - fundadora da RTDHO e ACI empresa com foco em bem-estar e educação corporativa. Especialista em estratégia de carreira e saúde financeira. Possui formações em administração, psicologia, marketing e tecnologia.  Atua há 20 anos como coach, mentora, palestrante, empreendedora e professora. Colaboradora do livro Tratado de psicologia transpessoal: perspectivas atuais em psicologia: Volume 2; Coaching Aceleração de Resultados e Coaching para Executivos. Integra o corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal), Instituto Filantropia e Universidade Fenabrave.

  

O PIX chegou - Entenda as vantagens e cuidados a observar

Nos últimos dias, inúmeras notícias circulam sobre a chegada do PIX, um novo meio de pagamentos instantâneos (PI) e transações entre contas, que será uma alternativa com menor custo que o DOC (Documento de Ordem de Crédito) e a TED (Transferência Eletrônica Disponível) para os usuários.

O PIX permitirá transações 24 horas por dia, 7 dias na semana diferente dos meios atualmente existentes, que possuem limitações de horário e dias em sua operação. Além disso, a transação ocorrerá em poucos segundos, uma evidente vantagem sobre os meios de pagamento atualmente existentes.

Dentre os objetivos do PIX destaca-se a intenção de propiciar melhor competitividade entre instituições financeiras, maior agilidade nas operações e com menores tarifas.

Bancos e fintechs iniciaram o cadastramento de usuários que se utilizarão do PIX, previsto para iniciar as operações em 16 de novembro, de acordo com a determinação do Banco Central. E nesse momento os primeiros problemas surgiram.

Fraudadores montaram falsos sites e domínios para ludibriar pessoas que buscavam realizar o cadastro. O objetivo é obter dados pessoais do maior número de vítimas possível com a intenção de praticar fraudes e outros crimes. Neste momento, este é o primeiro cuidado que deve ser tomado, ao entrar no site do Banco ou fintech para realizar o cadastro, certifique-se de estar no endereço e domínio correto, verifique as chaves de segurança.

Os crimes cibernéticos que se utilizam de plataformas digitais utilizam-se, na maioria das vezes, de um elemento básico: a distração do usuário. A falta de atenção pode propiciar que se acabe entregando dados a criminosos.

Movimentos disruptivos e que alteram um cenário habitual para usuários, como deve ser o caso do PIX devem ser cercados de segurança e cuidados adicionais. Podemos nos lembrar de quando cartões bancários começaram a substituir o dinheiro, a dificuldade de muitas pessoas em operar no novo cenário e os fraudadores que disfarçados de pessoas com intenção de ajudar, capturavam dados e senhas pessoais.

Da mesma forma, a chegada do PIX deverá ser acompanhada por muitas tentativas de fraudes e golpes contra os usuários. E há uma primeira brecha que deverá ser solucionada pelo Banco Central para se evitar crimes, segundo o regulamento, se você receber um PIX e a pessoa que enviou o dinheiro alegar se tratar de uma fraude, o Banco Central poderá retirar o dinheiro de sua conta sem sua autorização.

Essa possibilidade de reversão do PIX nessa hipótese pode ser um dificultador para sua aceitação no varejo, pois o prejuízo em caso de transações fraudulentas seria do estabelecimento comercial.

Este tipo de reversão da operação, conhecido como Chargeback causa preocupações e faz com que o mercado busque formas adicionais de segurança para impedir transações fraudulentas. Por outro lado, boa parte das medidas de segurança passam por obter maiores dados do comprador, como biometria facial ou Touch ID, o que de acordo com a lei de proteção de dados só pode ser fornecido com consentimento de seu titular.

Por esses motivos a Abranet (Associação Brasileira de Internet) entende que o prazo de implementação deveria ser postergado para que as empresas possam arcar com custos de tecnologia e pessoal para garantir a segurança dos usuários pois o planejamento inicial de preparação foi afetado pela pandemia e fatos extraordinários deste ano.

A solução proposta é a de que o cronograma de adesão obrigatória para as empresas seja estendido até agosto de 2021 e que antes disso a adesão seja voluntária. Mas até este momento a data prevista não foi alterada e o PIX deve operar a partir de 17 de novembro.

 



Francisco Gomes Junior - advogado sócio da OGF Advogados, formado pela PUC-SP, pós graduado em Direito de Telecomunicações pela UNB e Processo Civil pela GV Law – Fundação Getúlio Vargas. Foi Presidente da Comissão de Ética Empresarial e da Comissão de Direito Empresarial na OAB. Site: www.ogf.adv.br

 

Generalista x Especialista: existe melhor perfil em um cenário pós-pandemia?

 Luandre, uma das maiores consultorias de RH do Brasil, dá as características de cada perfil e avalia as tendências do mercado

 

Segundo dados da PNAD (Pesquisa Nacional de Desenvolvimento) a taxa oficial de desemprego no Brasil subiu para 13,3% no trimestre encerrado em junho, atingindo 12,8 milhões de pessoas. Por conta desses dados alarmantes e diante de um cenário em que não se pode perder tempo na busca por uma oportunidade profissional, surge a dúvida sobre qual perfil o mercado de trabalho tem buscado mais. Seria o do generalista ou do especialista?

Para Fernando Medina, CEO da Luandre, a resposta depende de vários fatores. “Essa é uma incerteza que percorre gerações. O que é preciso avaliar, neste caso, é a área de atuação e os atributos do cargo”, afirma Medina.


Características de cada perfil

Um profissional generalista é uma pessoa normalmente mais capaz de passar por diferentes áreas e setores, entendendo de tudo um pouco. Isto ajuda a criar uma visão mais ampla da empresa onde atua e ajuda a conquistar cargos mais altos. “Geralmente esse profissional está em cargos que demandam conhecimentos abrangentes da empresa, por conta disso, precisa conhecer sobre diferentes temas de diversas áreas” afirma Gabriela Mative, Superintendente de Recrutamento e Seleção da Luandre.

Já o especialista é aquele que entende com maior profundidade de uma área/tema específica. “O especialista é indispensável na organização, dado o fato de ele ser a chave-mestra da área em que atua”, diz Gabriela. Muitas vezes o especialista é mais raro e, portanto, melhor remunerado.

Qual o melhor?

Na realidade, o que importa mesmo é quão boa a pessoa é naquilo que se propõe a fazer. O mercado atual pede um mix desses dois estilos de profissionais. Ambos podem e devem possuir qualidades como criatividade, flexibilidade, boa comunicação e capacidade de usar bem suas habilidades. Ou seja, independentemente da escolha entre se especializar em determinada área ou saber um pouco de tudo, o cenário atual requer habilidade para lidar com pessoas e situações diversas.

“Há espaço para generalistas e especialistas, desde que eles sejam qualificados para realizar as demandas da empresa. Num cenário em que o que conta é o conhecimento e a inovação, nossa entrega mais importante é a inteligência com que aplicamos aquilo que sabemos de maneira a deixar um legado onde passamos”, finaliza Medina. 

 

 

Luandre Soluções em Recursos Humanos

 

Saúde tem alta de R$ 18 bilhões

 Gastos com planos de saúde e tratamentos sobem, enquanto caem com medicamentos


Neste ano atípico de pandemia, o setor de saúde terá uma alta, em média, de 7% em comparação a 2019, totalizando R$ 275,8 bilhões, incluindo as despesas com medicamentos, planos de saúde e tratamentos médico e dentário. É o que aponta a Pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há mais de 25 anos, com base em dados oficiais.

Segundo o levantamento, esse crescimento é ainda maior (22,3%) quando observados os desembolsos apenas com planos de saúde e tratamentos, que somam R$ 142,1 bilhões neste ano. Para Marcos Pazzini, responsável pelo IPC Maps, esse acréscimo deve-se ao “reajuste que fora autorizado pela ANS para os planos de saúde individuais e em grupo, ainda que posteriormente o mesmo tenha sido revogado. Além disso, com o aumento do desemprego, a população teve de recorrer a um plano de saúde individual para continuar com cobertura, principalmente em tempos de pandemia”.

Em contrapartida, as despesas com medicamentos apresentam queda de 5,5% em relação ao ano passado, chegando a R$ 133,7 bilhões. “Nesse momento de recessão econômica, a população tem aderido a medicamentos mais baratos e os genéricos têm sido uma excelente opção”, considera Pazzini.

Esse é apenas um recorte da pesquisa, finalizada em maio último, que leva em consideração todo o cenário de pandemia, destacando que o consumo nacional nos diversos setores econômicos se igualará a índices de 2012, com a maior retração desde 1995. Caso interesse, podemos disponibilizar a íntegra do estudo com dados nacionais e/ou regionais, divididos por setores econômicos e classes sociais, tanto de 2020 quanto de anos anteriores.

 

Retorno de cobrança do financiamento preocupa mutuários que temem aumento abusivo no valor das parcelas

Com o fim do prazo concedido de pausa pelas instituições financeiras, é natural que mutuários fiquem preocupados com o valor do aumento da parcela de seu financiamento. A questão é simples de se entender, pois, o que não foi pago, é acrescido ao saldo devedor, que por sua vez é dividido pelo prazo remanescente do próprio financiamento. O aumento do saldo devedor e a manutenção ou diminuição da quantidade de parcelas a pagar impacta diretamente no próprio valor da parcela.


Para o presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH), Vinícius Costa, é importante, antes de mais nada, que o mutuário entenda que a pausa já é uma espécie de negociação e que nenhum credor, por lei, está obrigado a aceitar prestação diversa daquela contratada. “Ou seja, não existe nenhuma lei que determine que os bancos são obrigados a negociar novamente com os mutuários as prestações de seu financiamento ou o aumento do prazo para que o valor da prestação volte a ser acessível”, explica.


Conforme a ABMH já vem ressaltando, o sistema da pausa tem o benefício momentâneo de evitar o inadimplemento, mas em seguida ele reflete no aumento do valor da prestação. “Essa consequência será vivenciada agora por vários e vários mutuários que já deveriam ter se programado para isso. Se assim não fizeram, aquele inadimplemento iminente que poderia ocorrer durante a pandemia vai ocorrer agora com a falta de capacidade financeira de pagar as prestações do próprio financiamento”, diz Vinícius Costa.


Uma alternativa para evitar isso é recorrer à portabilidade do financiamento, buscando uma instituição financeira com taxa de juros menor, ou um aumento do prazo do financiamento. “Neste caso, quanto mais parcelas você terá a pagar, mais juros também pagará para o banco. Ainda que sua parcela passe a encaixar no orçamento, o aumento do tempo de retorno do dinheiro emprestado para o banco vai impactar no tanto que se paga de juros. Além disso, demandará do mutuário pagamento de mais seguro também”, esclarece o presidente da ABMH.


De acordo com ele, não que essa medida não seja a mais indicada para evitar o inadimplemento. “Porém, o mutuário deve ter em mente que após um aumento do prazo contrato, se possível em uma negociação com o banco, ele deverá se programar para fazer amortizações extraordinárias do seu saldo devedor para tentar compensar o tanto mais que pagaria de juros e seguro em razão do aumento do tempo de retorno”, esclarece.

 

 


ABMH Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação

 

Venda de consórcios dá um salto e registra 179% de aumento em vendas no mês de agosto

No início da pandemia, a empresa estava com 80% de vendas, em agosto registra 179% de vendas de consórcios.

BR Consórcios apostou em garantir serviço de qualidade, mesmo remotamente, incentivando os consorciados construírem patrimônio e buscar um futuro financeiro mais seguro; 

Todas as regiões que a empresa atua, cresceram no período, tanto que houve recordes de vendas em território nacional, isso em todas as categorias; 


 A pandemia trouxe muita incerteza a todos os negócios e, inicialmente, independente do ramo de atuação, o mercado ficou atônito, já que muitas pessoas ficaram sem saber o que fazer, com reações negativas e sem rumo. A BR Consórcios, (www.brconsorcios.com.br), empresa com mais de 70 mil clientes ativos pelo Brasil, adotou a postura de que nada iria mudar, garantindo toda ajuda necessária aos consorciados, a construir patrimônio e garantir um futuro financeiro mais seguro. Com isso, alavancaram as vendas, iniciando o período pandêmico com 80% e, agora, no mês de agosto, subiram para 179%. 

“Isso trouxe muita coesão às equipes e segurança aos clientes, que perceberam que nós estávamos passando por um problema mundial, mas de forma serena e tranquila. Desta forma, muitos se apoiaram na empresa como quem segue um farol no meio da neblina”, afirma o diretor comercial da BR Consórcios, José Roberto Luppi. 

Desde o início da pandemia, a BR Consórcios e suas associadas se posicionam no mercado, atuando com vendas consultivas que demonstram a necessidade de pensar no futuro e construir segurança financeira através do sistema de consórcios. Assim o público percebeu, claramente, que quem é previdente e desloca parte da renda oriunda do trabalho para o pagamento de uma cota de consórcio, constrói patrimônio e está mais preparado para tropeços conjunturais, como o que está acontecendo nesta pandemia.  

“Um fator externo que não prevíamos dinamizou este processo, pois as pessoas que tem renda mais regular, através de emprego com remuneração fixa, ou que tiveram rápido sucesso na transição para o home office, e mantiveram seus rendimentos, neste período, fizeram muita economia, pois o isolamento social eliminou gastos supérfluos regulares, criando ou aumentando sobra de caixa em muitas famílias. Esta sobra, está sendo, em parte, direcionada para o sistema de consórcios, como forma de investir no futuro”, afirma o diretor. 


Qualidade no serviço é a chave do sucesso – Segundo Luppi, há alguns fatores que determinaram serem assertivos no aumento das vendas. “Considero dois fatores importantes: o primeiro é a segurança de que precisamos continuar trabalhando da mesma forma e de que tudo isto vai passar, gerando confiança na equipe interna, que repassa isso aos nossos clientes, ou seja, clima de controle da situação. E o segundo, está na sobra de caixa das famílias, que tem possibilitado aumento de vendas aos atuais clientes, bem como a conquista de novos consorciados”.  

Com a rápida transição para o sistema home office, a empresa conseguiu alcançar todos os clientes, possibilitando manutenção e ampliação dos ritmos de negócios. Segundo dados disponibilizados pela empresa, em todas as regiões que atuam, cresceram no período, tanto que houve recordes de vendas em território nacional. Isso em todas as categorias que a BR trabalha (motocicletas, automóveis, serviços, imobiliárias, entre outras). 

“Este aumento se deu no período inicial da pandemia e, consequente, registramos quedas nas vendas, embora essa queda tenha sido menor do que em outros setores econômicos. A recuperação foi muita rápida e em forma de V, fator que nos surpreendeu positivamente”, diz Luppi. 

Confira a tabela abaixo:  



“Trabalhamos com metas anuais de vendas que são estabelecidas entre outubro e novembro do ano anterior, ou seja, foi estabelecida sem o cenário de isolamento social no horizonte, e pelo que percebemos teremos nossas metas anuais atingidas, mesmo com a conjuntura atual”, apresenta o diretor. 


Agosto foi um mês de salto – A BR Consórcios bateu o índice histórico de IRC, com incríveis 78,3%. Isso significa que os clientes estão muito satisfeitos com as ações da empresa.


Também, em agosto, bateram o recorde de confecção de contratos de imóveis em um mês, com uma evolução de 97%, em relação a janeiro de 2020.



Outro destaque é que em agosto, a BR Consórcios obteve o segundo maior número de contemplações dos últimos cinco anos, ficando atrás somente do mês de junho deste ano.

 





BR CONSÓRCIOS 

www.brconsorcios.com.br

 

Políticas públicas de preservação de área verde devem ser cobradas de candidatos às eleições municipais


Brasil é um dos países com maior preservação de área verde no mundo, porém é necessário que boas políticas de preservação sejam elaboradas nos municípios

Brasil tem feito a lição de casa quando o assunto é matriz energética, mas o trabalho não pode ser afrouxado. Políticas públicas para a área, podem e devem ser encabeçadas pelos munícipios, afirma analista político

 

Com as campanhas eleitorais municipais a pleno vapor, várias pautas de extrema importância ganham destaque nos debates e propostas de governo dos candidatos. A preservação do meio ambiente certamente é um dos assuntos de maior urgência e preocupação, em um mundo cada vez mais modificado pela ação dos seres humanos e expansão da urbanização.

É o que afirma o jornalista e consultor político Eduardo Negrão, autor de vários livros que abordam a soberania nacional do Brasil. Para ele, é preciso atenção a essa área, principalmente pelas gestões municipais, apesar do país ter feito um ótimo trabalho quanto ao uso e exploração das suas matrizes energéticas, que são as formas como os recursos energéticos de uma país são utilizados em seus processos produtivos.

Ele explica: “O Brasil tem feito a sua lição de casa, seja nas políticas de preservação das áreas verdes, assim como no uso destes recursos na geração de energia de forma sustentável e austera. Este é um trabalho que não pode ser deixado de lado e muito menos afrouxado”, afirma, embasando-se nos dados do relatório do Our World In Data (19), que mantém a tutela da Universidade de Oxford. 

Segundo o estudo, apresentado ano passado na reunião dos G7, o Brasil é um dos países no mundo que mais preserva suas áreas verdes. Em termos percentuais, 56% do território nacional coberto por florestas, o que coloca o país na 31ª posição entre os países com maior cobertura florestal no mundo. 

Porém, em termos absolutos, levando-se em conta a área florestal, o Brasil tem quase 5 milhões de quilômetros quadrados de área verde, elevando o status tupiniquim ao 3º lugar, atrás apenas da Rússia e Canadá, que possuem grande parte do seu território em regiões polares.

Ainda, segundo ele, é preciso atentar para o fato de que o Brasil é um dos países que tem uma severa política quanto aos protocolos de emissão de CO2. Segundo pesquisa divulgada pela Global Carbon Atlas, em 2018, o país emitiu 457 megatoneladas de CO2 enquanto a China, a “primeira” colocada no ranking, emitiu 10 mil megatoneladas, cerca de 20 vezes mais que o Brasil. 

Japão, Alemanha, Estados Unidos, França, por exemplo, países considerados modelos no mundo todo e menores que o Brasil, apresentam elevadíssimos graus de emissão de CO2, tendo os Estados Unidos emitido 5416 megatoneladas, o Japão, 1162 megatoneladas, e a Alemanha, 779. Novamente isso acontece por conta das políticas de matrizes energéticas desses países, que utilizam a queima do carvão para obtenção de energia, umas das formas mais poluentes.


POLÍTICAS MUNICIPAIS

Para o analista político, muitas vezes tem-se a impressão que a política de preservação tem que partir do governo federal, mas na verdade, a chave do sucesso para um plano de matriz energética parte das políticas municipais e planos gestores das cidades, que devem ter as suas estratégias muito bem definidas.

“Quando for avaliar as propostas dos candidatos da sua cidade, veja bem quais são os planos deles para as políticas de preservação de áreas verdes, recursos energéticos e sustentabilidade ambiental. É dever do cidadão cobrar seus candidatos desde já”, enfatiza Eduardo Negrão.

 

ABLC avalia prós e contras da nova norma sobre rotulagem nutricional

Conforme o médico, diretor-presidente da associação, José Carlos Souto, mudanças promovidas pela Anvisa, continuam a negligenciar o excesso de carboidratos bem como o açúcar não-adicionado.


Com o objetivo de promover um ambiente alimentar mais saudável e sustentável no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade a revisão dos requisitos de rotulagem nutricional dos alimentos embalados. Uma das principais inovações será a existência na parte da frente e superior do produto de um alerta (uma lupa com fundo preto) para nutrientes críticos à saúde humana, como açúcar, sódio e gorduras saturadas, a chamada rotulagem nutricional frontal.

A Associação Brasileira Low Carb (ABLC) destaca a boa intenção da medida estabelecida pela Anvisa, contudo, acredita que alguns pontos merecem críticas. De acordo com o médico, diretor-presidente da ABLC, José Carlos Souto, com exceção do açúcar, os nutrientes críticos cuja rotulagem frontal exige sinal de alerta refletem conceitos de nutrição ultrapassados, resquícios dos anos 1970 e 1980.

De acordo com Souto, a tese promovida pela maioria dos órgãos de saúde de que o consumo adequado de sódio deve ser inferior a 2 g por dia não está embasada em evidências. “Estudos recentes mostram que a ingestão de até 5 gramas diários de sódio não está associado a risco aumentado de mortalidade, Acidente Vascular Cerebral (AVC), hipertensão e doença cardiovascular”, afirma.

O médico explica que 5 g de sódio equivalem a 12,5 g de sal, quantidade maior do que a maioria das pessoas consegue consumir diariamente. Conforme Souto, diferentemente do açúcar, que é muito mais palatável, o sal estraga a refeição se adicionado em demasia. Em geral, a única forma de ingerir mais do que 12 gramas de sal é quando se consome muitos alimentos processados, onde a substância se esconde”, explica. Assim, ao consumir comida de verdade, o sódio não costuma ser um problema.

O mesmo pode ser dito a respeito da gordura saturada. O diretor-presidente da ABLC lembra que a associação entre gordura saturada e doenças cardiovasculares, originada nos anos 1970, já foi desmentida por diversos estudos científicos. Conforme Souto, em 2014, por exemplo, uma grade metanálise, integrando todos os estudos realizados até aquele momento sobre o tema, não encontrou relação alguma entre gordura saturada e mortalidade, seja por doença cardiovascular, seja por todas as causas. Modernamente, admite-se que o que importa é a matriz alimentar como um todo, e não nutrientes isolados.

Nesse sentido, para o diretor-presidente da ABLC, trata-se de um equívoco dar o mesmo destaque (na frente do rótulo) ao sódio, à gordura saturada e ao açúcar, sendo que as duas primeiras substâncias estão longe de fazerem tão mal à saúde quanto a última. Isso gera confusão e acaba reduzindo a eficácia, visto que o consumidor acabará chegando a conclusão que “tudo faz mal”. E, repete Souto, o que efetivamente deveria levar destaque é o açúcar.

Se por um lado sobra, pelo outro falta. Souto chama a atenção para o fato de o amido ter sido ignorado entre os nutrientes potencialmente nocivos à saúde na nova rotulagem aprovada pela Anvisa. O diretor-presidente explica que amido é tão carboidrato quanto o açúcar, que ingerido em excesso, é causador de obesidade e doenças como diabetes, síndrome metabólica e esteatose hepática. “Nessa nova diretriz da Anvisa, um pão bisnaga, por exemplo, que é quase 100% carboidrato, altamente processado, com gordura trans ou óleo vegetal hidrogenado, pode não apresentar nenhum alerta nessa rotulagem frontal, por não conter excesso de açúcar, sódio ou gordura saturada, embora seja bastante prejudicial à saúde”, destaca. De fato, tal produto elevaria mais a glicemia de um diabético do que a mesma quantidade de açúcar puro.

Outra modificação estabelecida pela nova regra da rotulagem refere-se à Tabela de Informação Nutricional, que se encontra na parte de trás da embalagem. A tabela passará a ser com letras pretas e fundo branco.  Além disso, destacará informações sobre açúcares adicionados; padronizará o valor energético e nutricional em 100 g ou 100 ml; e apresentará o número de porções por embalagem.

Mesmo considerando uma boa iniciativa informar a quantidade de açúcares adicionados, o diretor-presidente da ABLC enfatiza que isso não resolve o problema. “Os açúcares que estão presentes no produto, mas não foram adicionados (pois estão presentes naturalmente nos ingredientes), continuarão escondidos ao consumidor”, diz. Para corroborar sua afirmação, Souto cita o exemplo um suco de fruta integral -100% natural. Na nova regra, o alimento não apresentará nenhuma alerta frontal ou posterior destacando seus potenciais prejuízos à saúde, embora possa conter mais açúcar que um refrigerante. O mesmo aplica-se a alimentos, como iogurtes por exemplo, adoçados com sucos de fruta. Terão grande quantidade de açúcar, mas não haverá alerta, pois o açúcar (naturalmente presente no suco concentrado) estará em um ingrediente (segundo a legislação, não foi “adicionado”).

A mudança para letras pretas e fundo branco da tabela, assim como a padronização do valor energético e nutricional por 100 g ou 100 ml do produto foram considerados pontos positivos para o diretor-presidente da ABLC. “No primeiro caso, porque facilita a visualização dos dados pelo consumidor. No segundo caso, porque facilita a comparação calórica e de nutrientes entre diversos produtos”, explica.

No geral, porém, de acordo com Souto, a nova norma sobre rotulagem de alimentos embalados tende a criar mais problemas do que resolvê-los, à medida que chama atenção para o sódio e a gordura saturada, cujo consumo habitual não é um problema de acordo com várias metanálises, e negligencia o amido, que para indivíduos diabéticos, por exemplo, é tão ruim quanto o próprio açúcar.

 

Qual o papel do consultor na sua empresa?

Com o processo da pandemia, a palavra Consultor e/ou Consultoria tem se tornando uma constante nas reuniões e buscas na internet.

Muitas questões que antes não planejadas ou estudadas foram reveladas e muitas empresas que tinham um formato e conduta de mercado estão se reinventando ou se reconstruindo.

Neste processo todo, é fundamental que se tenha um profissional para orientar e planejar as estratégias e conduções dos processos, porque o mercado mundial mudou, e traz novos formatos de apresentação de seus produtos e serviços, objetivando vendas com novas linguagens e direcionamento.

É importante manter uma comunicação clara e transparente com o cliente!

Entender suas necessidades e perfil dentro da realidade e expectativa, analisando em conjunto as possibilidades de renovação e crescimento, apresentando todos os aspectos, orientando a equipe e toda a estrutura da empresa ou negócio, de forma que fiquem alinhados com o novo processo e/ou projeto.

O consultor deve ser um mentor, um orientador no processo de criação, desenvolvimento e planejamento de uma empresa tendo a responsabilidade de acompanhar os processos e guiá-la para obtenção dos resultados pretendidos. Para tanto, o empresário deve ser objetivo e passar todas as informações ao consultor, incluindo seus sonhos e fraquezas, pois, é desta forma que o consultor poderá gerar a estratégia para maximizar o objetivo nos resultados e expectativas.

Quando a pessoa tem uma ideia ou um projeto, é fundamental ter um consultor ao lado para orientar, planejar e auxiliar em cada etapa para contribuir no crescimento orgânico da empresa.  

Sendo assim, muitas fases e cuidados devem ser respeitados ao introduzir sua marca, produtos ou serviços no mercado.

Busque sempre no mercado um perfil de consultoria que atenda suas necessidades e esteja engajada com seu propósito, mesmo que seja apenas uma empresa/profissional para consultoria de orientação, não deixe de buscar pois, este perfil esclarecerá muito sua linha de raciocínio e definição de conduta no mercado.

Aproveite esta experiência!

 


Conceiyção Montserrat - CEO da Montserrat Consultoria, empresa especializada em gestão e desenvolvimento de negócios.


Por que os estudantes brasileiros não se interessam pelas carreiras do magistério?

Opinião

Na semana em que celebramos o dia do professor são comuns muitas homenagens carinhosas dirigidas aos mestres. É justo que sejam homenageados aqueles e aquelas que se dedicam e têm como projeto de vida contribuir para que os estudantes possam também viabilizar seus próprios projetos. A data que celebra o Dia dos Professores é reconhecimento ao Decreto Imperial de 15/10/1827, quando D. Pedro I assinou a lei que criou o ensino elementar no Brasil, determinando que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Quase dois séculos depois, esse decreto ainda não foi cumprido integralmente, dado ao tamanho do desafio, tão grande quanto a extensão do próprio território nacional. Mas é preciso reconhecer os avanços no sentido de promover a universalização da Educação Básica no país, assim como reconhecer o papel de um de seus protagonistas: os professores. 

Parece óbvio, mas vale a lembrança. Não há escola sem professor, sem aluno e sem conhecimento científico. Para ter aluno, a escola precisa oferecer condições adequadas e a família não pode negligenciar sua responsabilidade de garantir que as crianças sejam matriculadas. Uma vez na escola, o estudante tem o direito de receber uma formação ancorada nos conhecimentos científicos e na cultura construída pela sociedade no decorrer do tempo. Ao professor, cabe a responsabilidade de dominar esses conhecimentos, desenvolvendo métodos e técnicas para que ocorra o ensino e a aprendizagem do aluno. 

Em alguns países do extremo Oriente, como a Coreia do Sul, que atribui à Educação a transformação social, cultural e econômica do país nas últimas décadas, e que conduziu os sul-coreanos ao grupo dos países mais desenvolvidos do mundo, ser professor é uma das profissões mais admiradas e respeitadas na sociedade, com o mesmo status de outros profissionais também reconhecidos por aqui, como o médico e o magistrado. Com isso, não surpreende o fato de o magistério ser uma carreira profissional concorrida naquele país, atraindo o interesse dos estudantes. Um paradoxo se comparado ao Brasil, onde a docência, sobretudo na Educação Básica, atrai cada vez menos interesse dos jovens. Ser professor acaba sendo a segunda alternativa para muitos brasileiros que não conseguiram aprovação nos vestibulares em áreas mais concorridas ou que não se estabeleceram em outras profissões. 

Por que os estudantes brasileiros não se interessam pelas carreiras do magistério? É certo que cada leitor tem uma lista de fatores. Ou seja, com maior ou menor profundidade, sabemos onde estão os problemas. Um deles, certamente, é a falta de valorização do trabalho docente e da compreensão da relevância que essa profissão desempenha para uma sociedade que deseja se desenvolver.  No passado, na Coreia do Sul e em outros países da região, como o Japão, os professores eram os únicos cidadãos que podiam andar ao lado do imperador. Todos os demais deveriam vir atrás dele. E mais: se curvar diante do outro, gesto muito comum de demonstração de respeito e reconhecimento na cultural oriental, era algo que o imperador só fazia diante de um professor.  

Por que no Brasil parte da sociedade ainda não reconhece seus mestres? Certamente você também deve ter muitas respostas para esse questionamento. Mas convém perguntar: até que ponto os professores precisarão continuar provando que são relevantes, necessários, fundamentais? A permanência das crianças em casa em tempo integral devido ao isolamento social ajudou muitas famílias a vivenciarem parte da realidade da educação de seus filhos, reconhecendo a importância do trabalho docente até mesmo por tentarem absorver parte do papel dos professores. Não é fácil, não é mesmo?!

A pandemia desafiou muitos profissionais, e entre os mais desafiados, figuram os professores. Eles tiveram que se adaptar, incorporando novos métodos e ferramentas às suas práticas. De um dia para o outro viraram youtubers, redatores, digital influencers e etc. Abriram suas casas, suas vidas, se entregaram, tudo isso para ensinar, mas também para não perder o vínculo com o estudante, mantendo o afeto na espera pelo dia do retorno às atividades presenciais. Devemos reconhecer esses bons exemplos e nos curvar diante destes professores incansáveis que, a despeito da falta de apoio, de reconhecimento e até de respeito, mantêm firme seus propósitos de vida, estudando, aprimorando técnicas e métodos, buscando novidades, investindo seus recursos em instrumentos para educar os estudantes brasileiros. A Educação é o meio mais seguro para transformar a realidade. Precisamos, urgentemente, nos curvar diante dessa verdade e praticar o reconhecimento aos principais protagonistas dessa mudança: nossos bons professores. 

 


Wilson Galvão - coordenador de Assessoria de Áreas do Sistema Positivo de Ensino.

 

Para ganhar dinheiro, em primeiro lugar é preciso gostar dele

Em um país como o Brasil, permeado infelizmente por tantos casos de corrupção, enriquecimento ilícito e desigualdade social, frases como “Dinheiro é sujo”, “Só quem rouba fica rico”, “Dinheiro não dá em árvore”, “Rico não vai para o céu”, entre outras, acabam se tornam parte da nossa cultura. Se você ouviu coisas como “Filho, você vai ganhar muito dinheiro, ser muito próspero e ajudar muitas pessoas”, provavelmente sua relação com o dinheiro é muito positiva, mas geralmente é o contrário.

Quando você pensa no passado, o que mais lembra a situação financeira de sua família? Prosperidade, geladeira cheia, celebração ou a palavra de ordem era escassez e precisavam economizar no básico? Vou além, geralmente os vilões das novelas são ricos, retratados como os que mais prejudicam, exploram, fazem tramoias, ofendem e intimidam os outros. Não é assim? Ou seja, desde crianças estamos acostumados a assistir, na ficção, a imagem de um rico estigmatizado.

Acredite ou não, tudo o que vimos e ouvimos sobre dinheiro desde que nascemos influencia nossas vidas adultas e, no final, muitas vezes nos sabotamos pela ideia de que riqueza não é algo digno. Fazemos isso quando por exemplo, recebemos um aumento de salário e passamos a gastar mais ou quando afirmamos “estou guardando para uma emergência”. O que acontece? A emergência inevitavelmente chega. Quem nunca fez isso não é mesmo?

A boa notícia é que podemos mudar esse cenário.  É preciso alterar a sua crença para que o ciclo não se repita e você pare de se sabotar.  Uma maneira fácil de entender melhor suas crenças sobre dinheiro e riqueza é analisar seus sentimentos ao presenciar a riqueza do próximo.

Pessoas com crenças de prosperidade gostam de ver pessoas ricas, se motivam quando o próximo prospera e ganha dinheiro. Por isso, o título desse artigo é “Para ganhar dinheiro, em primeiro lugar, é preciso gostar dele”, mas só isso não basta. É preciso gostar de trabalhar também, afinal, ninguém alcança uma vida próspera sem esforço, sem competência e sem destaque.

Ressignifique suas crenças sobre dinheiro. Entenda que ele é necessário, e se ele for resultado de um trabalho sério, honesto e justo, com toda certeza ele virá como uma benção para você, aqueles que te cercam e até mesmo para que aqueles que você não conhece. Afinal, por menos que você ganhe, sempre há uma possibilidade de contribuir com o próximo, porque quanto mais generoso você é, mais prospera.

Uma das limitações dos seres humanos é terem a chance de contribuir, mas não o fazerem, acreditando que isso seria um desperdício. Ao deixar de ajudar, você cria mais uma amarra que impede o seu desenvolvimento e acaba dando ainda mais força para a crença financeira da escassez, pensando que pode faltar dinheiro ou que amanhã ficará sem.

Eu acredito seriamente que o universo conspira a favor das pessoas generosas, mas, o universo precisa de uma forcinha da nossa parte para que estejamos aptos a receber os benefícios de uma vida próspera.

A pessoa verdadeiramente rica vive na abundância e ajuda o próximo a melhorar sua condição também. É um ciclo de generosidade que se espalha e torna o mundo melhor, menos desigual e mais leve para se viver.

 


Eduardo Volpato - Nascido em Porto Alegre, com 42 anos sendo que aos 12 anos começou a trabalhar com o pai e aos 16, após se emancipar, empreendeu como eletricista batendo de porta em porta e oferecendo pequenos reparos elétricos. Assim iniciou o Grupo Volpato, que veio a se tornar uma das maiores empresas de tecnologia e segurança privada da região sul do país. É formado em Eletrônica e Especialista em Segurança Pública e Privada além de cursar Neurociências e Psicologia Positiva na PUCRS. Atualmente se dedica a ministrar palestras de empreendedorismo e cursos de desenvolvimento humano, além da gestão da empresa Vencer Capacitação e da presidência do conselho de administração do Grupo Volpato. Em abril de 2020, lançou o seu primeiro livro com o título “Decida Vencer”, pela editora Gente, obra que está desde o lançamento como um dos mais vendido do Brasil. 

 

Somente registrando o seu negócio é que você tem direito de o franquear

O registro de marca é essencial para quem quer expandir.


Registrar a sua marca é dos passos mais importantes e deve ser o primeiro executado, assim que um novo empreendimento for montado. A partir desse registro é que você pode ter o direito de exclusividade pelo nome e imagem dessa, e ainda, a marca adquire um valor econômico, que por sua vez, é integrando ao patrimônio de sua empresa, e você poderá investir em publicidade e marketing sem medo.

Além disso, só após o efetivo registro da marca é que o empreendedor poderá franquear-la. É sobre isso que falaremos hoje.

Uma franquia, caracteriza-se pela entrega ao franqueado um plano de negócios totalmente aprontado. Neste estarão expostos todos os passos que o empreendedor deve seguir para abrir a franquia e então gerenciar o seu dia a dia de trabalho. No documento devem estar presentes também, informações sobre o aspecto jurídico e financeiro da sua empresa, auxílio para publicidade e marketing e etc.


  1. Por que utilizar uma franquia?

Utilizar uma franquia no seu negócio promove credibilidade no mercado pois esse processo faz parte de um empreendimento avançado. Antes de tudo, você deve observar se o seu produto encaixa na franquia a qual você busca e também se o seu perfil combina com a mesma.

Colocar no papel o ramo de franquia que você está interessado como, serviços de alimentação, escola de idiomas, beleza, saúde, e afins é essencial para se encontrar.


  1. O processo de abertura

Para não cometer nenhuma ilegalidade é importante nos atentarmos aqui a Lei Nº 13.966 de 26 de dezembro de 2019, a qual nos apresenta no seu Art. 1º:

  • 1º  Para os fins da autorização referida no caput, o franqueador deve ser titular ou requerente de direitos sobre as marcas e outros objetos de propriedade intelectual negociados no âmbito do contrato de franquia, ou estar expressamente autorizado pelo titular.

Por isso é tão importante que você registre a sua marca.

Ainda, nessa Nova Lei de Franquias, constam definições dos modelos de franquias, condições, regras de funcionamento e outras informações do âmbito da regulamentação desta. Você pode conferir todos esses dados aqui - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13966.htm-


  1. Investimento

O valor do investimento diz respeito a todo capital que precisará ser utilizado na inauguração da sua franquia.

Após isso, existe também a taxa de franquia, que deve ser paga pelos franqueados. Neste valor estão inclusos o direito de uso da marca e know-how.


  1. Assinando o contrato

Após seguir todos os passos acima, chegamos na hora de assinatura do contrato de Franquia.

Neste contrato devem constar de forma bastante explícita e clara, quais serão as taxas a serem pagas e os direitos e deveres de ambas as partes. Na cláusula dos direitos, é garantido ao franqueado suporte e treinamentos completos para inauguração da franquia.

O direito de uso de marca, transferência de know how, e outros suportes devem constar no contrato da mesma forma já citada.

Agora que você já sabe como e por que investir o seu negócio em uma franquia, boa sorte!

Se você ainda apresenta alguma dúvida e ou está irresoluto para fazer sozinho o processo, entre em contato com A Capelatto e agende a sua consultoria agora. 

 



A Capelatto

Márcia Araújo da silva - Diretora executiva

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Atuação na comunidade: estamos fazendo tudo o que podemos?

Apesar de termos um povo muito solidário e otimista, uma pesquisa anual de opinião pública realizada em 18 países da América Latina (Latinobarômetro) aponta que apenas 4% dos brasileiros confia realmente nas pessoas e em nossas instituições. As pessoas acreditam e se envolvem com aquilo que conhecem bem, desconfiando de tudo o que não tem participação ou proximidade. E esse nível de desconfiança do brasileiro no próprio brasileiro é hoje uma das grandes fragilidades para o desenvolvimento do país. Nesse contexto, quando pensamos na sociedade civil organizada, ainda se vê muitas críticas e questionamentos a ONGs e instituições cuja finalidade é o bem social comum. Devemos enxergar que as organizações sociais representam os anseios de uma sociedade. Nada mais legítimo do que a oportunidade de ter a liberdade de fundar uma organização e lutar por uma causa, seja ela qual for.

No Brasil, o maior crescimento das organizações do terceiro setor, em especial aquelas que financiam e viabilizam as doações, aconteceu na década de 90. O GIFE – Grupo de Institutos Fundações e Empresas, foi instituído como organização sem fins lucrativos, em 1995, e se tornou referência no país no tema do investimento social privado. São atualmente 160 associados que, somados, investem por volta de R$ 2,9 bilhões por ano na área social, operando projetos próprios ou viabilizando os de terceiros. Cada vez mais, esses associados têm aperfeiçoado e profissionalizado a gestão administrativa das organizações, assim como das iniciativas que realizam, investindo em equipes especializadas, na melhoria da governança, com  ações embasadas em diagnósticos, em planejamento e avaliações. Mesmo com o avanço desse trabalho mais estruturado e ordenado, é preciso seguir avançando. Devemos pensar no que de fato sustenta uma comunidade saudável e colaborativa, qual rede de apoio individual, comunitária e governamental é necessária para garantir que essa sustentação seja eficaz, não deixando ninguém para trás. E isso passa, em especial, por cada um de nós perceber que é preciso fazer a sua parte, com uma atuação individual e coletiva, organizada e até profissionalizada.

A pandemia da Covid-19 descortinou uma situação triste: quando a sociedade não faz a sua parte, a população mais vulnerável é quem sofre, sob diversos pontos de vista, econômico, de saúde e educacional e, com isso, perdemos todos. Nos fragilizamos como sociedade organizada. Precisamos que todos, de um modo geral, se engajem mais com as comunidades em que pertencem, considerando os demais moradores do condomínio, rua e do bairro, buscando mecanismos para se organizar dentro de sua própria comunidade. Quanto mais atuação houver, vinda de todos os cantos, de pessoas físicas e jurídicas, mais cada um de nós conhecerá os problemas enfrentados e as dificuldades daqueles que já se dispuseram a atuar para solucioná-los. É certo que muitos que desejam colaborar não sabem por onde começar. Mas também é certo que não faltam oportunidades de atuação em rede, para se juntar a organizações que têm a expertise para isso, dedicando recursos, tempo ou talento à comunidade.

No Brasil, felizmente temos evoluído muito como sociedade civil organizada, é fato, mas ainda há muito por fazer. Que esse momento de dificuldades pelo qual todos passamos seja o catalisador de maior engajamento. Que esse período de pandemia nos estimule a refletir sobre como podemos aumentar nossa consciência social, nossa participação - enquanto empresa e enquanto cidadão - na nossa comunidade. Afinal, os efeitos benéficos desse tipo de comportamento se estendem não apenas a quem recebe a ajuda, mas também a quem pratica. Sentir-se útil e saber que está trabalhando por uma causa importante para outras pessoas produz reflexos importantes na nossa escala de evolução individual e coletiva, permitindo que se melhore a visão que se tem não apenas de si mesmo, mas de toda a humanidade.

 


Eliziane Gorniak - diretora do Instituto Positivo.

 

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