Pesquisar no Blog

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Manchas de acne, dermatologista dá dicas de tratamentos para remover as marcas de espinhas do rosto

A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças significativas na rotina que podem contribuir com aparecimento de espinhas na pele. O uso de máscara faciais, medida necessária para conter a transmissão do vírus, pode causar ou piorar a acne, secura e inflamações.

Dra. Maria Paula Del Nero, dermatologista pela SBD explica que a oclusão (abafamento) pela máscara pode levar a um quadro inflamatório e aumento da secreção sebácea, o que pode causar a acne. Além disso, o isolamento social aumenta o sentimento de estresse, o que está diretamente ligado ao surgimento da acne. "Quando o corpo sente a sensação de ansiedade e nervosismo, libera cortisol, hormônio que influência o funcionamento das glândulas sebáceas, promovendo o aumento do sebo. Essa oleosidade aumentada é um prato cheio para as bactérias causadoras da gordura em excesso acumular nos poros, levando assim, ao aumento das inflamações na pele", fala Dra. Maria Paula.

A acne é uma inflamação que, muitas vezes, deixa marcas. Dependendo do seu grau, ela pode causar inchaço, cicatrizes e o surgimento de manchas. Esses problemas normalmente acontecem quando o paciente não faz uso do protetor solar (mesmo em casa) e manipula as espinhas até estourarem, o que deixa as lesões mais propensas ao escurecimento.

Ao contrário do que muitos pensam, é possível clarear as marcas escuras do rosto! Dra. Maria Paula elencou algumas dicas e tratamentos que vão deixar a pele uniforme novamente.

Primeiro a dermatologista reforça que não pode espremer ou tocar as espinhas. Lavar o rosto duas vezes por dia, preferencialmente de manhã e à noite, com sabonete ideal para o seu tipo de pele, optar por produtos "oil free" com textura leve, aplicar protetor solar mesmo dentro de casa, já que telas e eletrônicos também emitem luz prejudiciais, e hidratar adequadamente o local, são medidas preventivas indicadas pela médica.

Para tratar as marcas deixadas pela acne, a dermatologista indica:


Produtos com LHA, ácido salicílico e ácido glicólico para diminuir as manchas

Esses ativos são essenciais para quem tem a pele oleosa, acnéica e com manchas de acne. A associação do ácido salicílico com o LHA ajuda a afinar a pele, e promove uma microesfoliação e renovação da camada superficial. Já o ácido glicólico é um ingrediente que, além de clareador, ajuda a controlar a produção excessiva de sebo e o fechamento dos poros dilatados. "Incluir produtos com esses ativos em conjunto na sua rotina de skincare otimiza o tratamento de manchas e ainda previne a formação da acne, finaliza Maria Paula."


Filtro solar com cor e ação clareadora

No geral, todos os protetores solares ajudam a melhorar as manchas na pele, assim como a prevenir o aparecimento de outras novas. No entanto, para quem já tem muita marca de espinha, a dica é optar por um produto com cor e que já possua ação clareadora, para diminuir o seu aspecto de forma mais rápida. A médica explica que para garantir o melhor resultado, é importante usar o protetor todos os dias.


Sérum hidratante com ácido salicílico natural que clareia manchas

Outro cuidado importante para o tratamento de manchas de acne é o uso de um sérum hidratante logo após a limpeza com um produto indicado para peles acneicas. Neste caso, o produto precisa, além de hidratar, controlar a oleosidade e amenizar a aparência das marcas do rosto. "Escolha um cuidado que tenha a fórmula composta por ativos naturais: como o ácido salicílico, que previne e trata as lesões inflamatórias na pele, ácido hialurônico para hidratar a pele, argila branca que absorve a oleosidade e pós-biótico que regenera a barreira da pele e ajuda a diminuir a inflamação". Completa a dermatologista.


Tratamentos em consultório

Peeling químico e físico

O peeling possui uma série de funções, como renovar a pele, melhorar a textura, fechar os poros, tratar hiperpigmentações e amenizar as manchas de acne. Para fazer a técnica, é importante recorrer a um dermatologista para que não haja nenhuma alteração no quadro e para que as marcas sejam tratadas corretamente.


Laser

Spectra, o equipamento emite feixes de laser de alta intensidade, permitindo o ataque seletivo aos pigmentos em excesso da pele. É indicado para tratamento de acne, dilatação de poros, remoção de tatuagens, clareamento de olheiras, entre outros.


Laser co2 fracionado, promove uma remodelação da derme, das fibras elásticas e de colágeno. A pele atingida pelo laser é destruída e há uma remodelação das fibras que estão intactas na coluna do lado que vão permitir 'florestar' a zona que está a ser tratada.


Enerjet, apontado como uma tecnologia que promove reparo permanente de cicatrizes de acne (atrófica e deprimida) com injeções de ácido hialurônico sem agulha, estimula a geração de novo tecido cutâneo. O tratamento utiliza aceleração pneumática de partículas de ácido hialurônico de alta massa que penetram a epiderme através de um ponto de entrada minúsculo. O preenchimento, otimizado para cicatrizes de acne, melhora a maneira como o corpo responde ao processo de cicatrização, produzindo um efeito sinérgico que potencializa o resultado.




Dra. Maria Paula Del Nero - CRM-SP: 74.594 / RQE: 103.535. • Formada em 1991 pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-UNESP; • Estágio em Dermatologia no Hospital Darcy Vargas; • Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; • International Fellow da Academia Americana de Dermatologia; • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica; • Diretora da Clínica Healthy Dermatologia desde 2001.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados