Pesquisar no Blog

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Obesidade e o efeito sanfona

 


Saiba como evitar


De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 1,6 bilhão pessoas estão obesas, sendo boa parte delas vítima de um fenômeno chamado "efeito sanfona", ou seja: a pessoa engorda e emagrece ciclicamente.

Segundo a psicóloga e especialista em emagrecimento saudável Aline Del Rio, dietas sem acompanhamento e medicamentos para perda de peso podem ser grandes causadores do problema.

“Dietas malucas da internet onde tira-se de uma vez algum macro nutriente ou parte da nossa alimentação. Quando não trabalhamos nossas emoções ou não nos reeducamos. Esses também podem ser os causadores do efeito sanfona.

Aline explica que dietas restritivas também são grandes riscos, uma vez que as privações fazem com que a pessoa volte a comer em excesso, retornando ao peso indesejado. “Principalmente quando feitas sem o acompanhamento multidisciplinar. Fazer loucuras de alimentação, dietas do Google sem orientação profissional podem ser bem prejudiciais”, afirmou.

Emagrecer e engordar ciclicamente também pode causar sérios riscos à saúde, como o enfraquecimento do sistema imunológico, hipertensão e colesterol elevado.

A dica da especialista Aline para evitar o efeito sanfona é deixar de lado as dietas restritivas e focar em uma alimentação saudável e equilibrada, tornando isso um hábito de vida. “Não tem como evitar o efeito se a mudança não estiver na pessoa. É um trabalho não só de um profissional estar acompanhando, mas do próprio paciente se conscientizar de que ele precisa mudar os hábitos mantendo-os depois. Infelizmente a obesidade não tem cura, ela acontece quando temos um estilo de vida errado, ou quando comemos muitos alimentos cheios de carboidratos, gorduras, ou quando não temos autocontrole emocional. O segredo é a reeducação alimentar”, pontuou.

Já em relação às atividades físicas, Aline destaca a importância para exercícios que tragam bem-estar. “Não é correto fazer uma atividade como obrigação, mas sim algo que lhe traga satisfação”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados