Pesquisar no Blog

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Como o estresse impacta sua saúde

 Entenda como funcionam os efeitos do estresse no organismo e confira dicas práticas de como gerenciá-lo para viver mais saudável e feliz

 

O distanciamento social dos últimos meses vem causando um estresse crônico na vida das pessoas, gerando quadros de ansiedade, insônia e depressão. Para se ter ideia, a venda de medicamentos para esses problemas aumentou em 5,75% nos doze meses acumulados até maio deste ano segundo dados da IQVIA, consultoria especializada no setor farmacêutico.

De acordo com o médico nutrólogo, especialista em obesidade e membro do Conselho para Assuntos Nutricionais da Herbalife Nutrition do Brasil, Nataniel Viuniski, o estresse causa uma série de mudanças fisiológicas diante de uma ameaça. É uma resposta de sobrevivência, assim como acontece com um animal que está sendo perseguido na natureza. “Hormônios como a adrenalina e cortisol são instantaneamente produzidos, aumentando os batimentos cardíacos e acelerando respiração para preparar o corpo para entrar em ação, como fugir ou lutar”, explica Dr. Nataniel.

O problema surge quando o estresse se torna algo constante e crônico não permitindo ao corpo relaxar. É quando se inicia um processo que afeta todo o organismo. “A produção de células do sistema imune é impactada favorecendo as infecções, que podem ser inclusive recorrentes. A saúde cardiovascular também fica prejudicada por conta da constante alteração da pressão arterial”, exemplifica o médico. Fora a sensação de esgotamento no final do dia devido à maior exigência do organismo por carboidrato, que acaba usando as reservas do fígado (glicogênio) para lidar com a situação.

Também há grandes chances de haver ganho de peso e o acúmulo de gordura abdominal tão prejudicial ao coração por conta do quadro de inflamação do organismo. “A cascata hormonal estimula a fome e nos faz buscar alimentos calóricos que possam nos dar conforto. E pode haver uma perda mais acentuada de massa muscular, deixando o metabolismo mais lento e propenso a acumular gordura”, acrescenta Dr. Nataniel.

 

7 maneiras de lidar com o estresse

 

A seguir, confira dicas simples e práticas do especialista para reduzir o estresse e melhorar a saúde:

 

1.    Pratique exercícios – Busque maneiras de manter o corpo ativo. Use aplicativos que sugerem exercícios com o peso do próprio corpo ou busque maneiras criativas de se exercitar com as coisas que tiver em casa, como usar o saco de feijão como halter. “O exercício libera hormônios do relaxamento que vão ajudar o corpo a sair da tensão”, explica o médico. Se preferir ir para a rua para correr ou caminhar, lembre-se de usar máscara e evite lugares com aglomerações.

 

2.    Mantenha uma alimentação saudável – Faça refeições equilibradas que contenham vitaminas e minerais, mas também boas quantidades de proteínas e fibras. “A proteínas vão ajudar a dar mais saciedade ao longo do dia e a evitar a perda de massa muscular. Já as fibras contribuem para manter a saúde do intestino, órgão responsável pela maior produção de serotonina, hormônio que nos dá aquela gostosa sensação de bem-estar. Lembre-se ainda de se hidratar com água e chás para ajudar as fibras a cumprirem seu papel no intestino”, orienta o médico. Vale ainda consumir suplementos de ômega 3, gordura poli-insaturada precursora de compostos que protegem veias e artérias, oferecendo uma ação positiva na saúde cardiovascular.

 

3.    Descanse - Primeiramente, durma o suficiente!  Um sono adequado é extremamente útil para acalmar a resposta ao estresse.

 

4.    Adote práticas de relaxamento – Meditação, ioga ou mesmo exercícios de respiração profunda ajudam a avisar o corpo e a mente que não há mais perigo.

 

5.    Cultive um hobby – Aproveite o tempo livre para realizar algo para si mesmo, como ler um livro, fazer algo que você realmente ama e até descobrir novos hobbies.

 

6.    Fique conectado com a família e amigos – Ficar isolado fisicamente não significa que é preciso perder o contato com outras pessoas. Ligações por telefone e por videochamada são ótimas maneiras de manter as relações.

 

7.    Tenha uma rotina consistente – Levante-se no mesmo horário, vista-se, organize seu escritório e trabalhe normalmente como faria. Nada de ficar de pijama o dia todo, hein?

 

 

 

Herbalife Nutrition

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados