Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Saiba como melhorar a imunidade infantil em tempos de pandemia

O sistema imunológico da criança se desenvolve ao longo da infância. Neste momento de pandemia, onde estamos mais em casa, o número de crianças doentes diminuiu, mas é nesta época em geral que as gripes e resfriados mais acontecem.  

“Uma criança saudável, na faixa dos 2 anos, pode ter até oito resfriados no ano, aumentando para 14 se ela frequenta a escola. Isso diminui consideravelmente ao longo do tempo, mas algumas ações contribuem sim no reforço da imunidade,” informa a Dra. Cecília Gama Tartari, da Clínica Mantelli.


De acordo com a   Dra. Cecília Gama, o sistema imunológico da criança começa a se desenvolver ainda na gestação, através da formação do seu microbioma. “É pela placenta que o bebê recebe seus primeiros microrganismos, pela transmissão materno-fetal, complementado pela passagem pelo canal do parto e o contato pele a pele com a mãe logo após o nascimento. Por isso a importância de uma dieta adequada, rica em nutrientes, e hábitos de vida saudáveis durante a gestação, e um parto humanizado seja ele por via vaginal ou cesáreo,” afirma a pediatra.


Após o nascimento, é pela amamentação que a criança irá receber inúmeros anticorpos. O próprio colostro, que é o leite produzido pela mãe logo após o parto, é considerado a primeira vacina.


O que a criança consome também é imprescindível, influenciando o bom funcionamento do aparelho digestivo e do intestino, ambos importantíssimos para saúde e imunidade.  Criançada estressada tem menos imunidade. “Evite exagero de atividades extracurriculares e não cobre tanto em relação às aulas online, por exemplo. Por mais que esteja difícil, estimule as brincadeiras que ajudam a relaxar,” acrescenta a doutora.


“Brincar na terra, ter animal de estimação e fazer atividade física também fazem a diferença! Sei que muitas famílias estão confinadas, mas estimular a criança a criar uma horta na varanda, se sujar, conviver com um pet e praticar uma atividade, também favorece a imunidade,” finaliza a médica .

 

 

Dra. Cecília Gama Tartari - CRM 133.613/ RQE 27974 - Pediatria e Neonatologia da Clínica Mantelli

https://clinicamantelli.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados