Pesquisar no Blog

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Especialista destaca o que os momentos difíceis podem nos ensinar

Adriana Drulla explica que pesquisas sobre o crescimento pós-traumático mostram que nossa capacidade de ressignificar momentos difíceis nos leva a crescer com a adversidade


Às vezes parece que somos tomados por uma série de acontecimentos ruins. É a perda de um emprego, de um ente querido, uma doença repentina, o isolamento social, a falta de perspectivas. Ainda assim, a boa notícia é que é possível aprendermos e nos tornarmos pessoas melhores, mesmo diante das dificuldades. 

Segundo a mestre em psicologia positiva, Adriana Drulla, é natural que tenhamos aversão ao nosso sofrimento e ao sofrimento do outro, principalmente quando o outro é um filho ou uma pessoa querida. O estresse pode causar depressão, ansiedade, e outras doenças. “Mas as pesquisas mostram que é possível e inclusive comum que as pessoas cresçam a partir de uma experiência difícil em vez de ficarem piores por causa delas. Claro que não é fácil e muito menos uma regra, mas muitas vezes o sofrimento nos transforma e nos torna melhor no longo prazo”, destaca a especialista. 

“As pesquisas recentes sobre crescimento pós-traumático mostram que o que nos leva a crescer com a adversidade é a nossa capacidade de ressignificar momentos difíceis. Também por isso, as pessoas que se apoiam em vínculos interpessoais durante a dificuldade tendem a ser mais resilientes. A primeira importância dos vínculos é que o outro valida as nossas emoções e nos faz sentir compreendidos. A partir desse apoio conseguimos examinar as nossas circunstâncias por uma perspectiva mais ampla e com menos reatividade. Mais do que isso, o relacionamento com o outro permite que falemos sobre o que nos aflige, e isso nos ajuda entender como podemos lidar com o sofrimento e aos poucos identificar quais lições podemos tirar disso que é difícil”, explica a especialista.

Os momentos difíceis forçam as pessoas a pararem o piloto automático, refletirem sobre o que importa, e não raramente adotarem objetivos mais coerentes com a sua felicidade. “Não é incomum que pós adversidade as pessoas se tornem menos obcecadas com o trabalho, mais disponíveis para ajudar o outro, mais sensíveis ao que de fato as faz feliz. Após superarem dificuldades, também é comum que as pessoas descubram uma força interna e qualidades que não sabiam ter. Ver-se capaz de superar algo difícil, nos deixa mais confiantes sobre a nossa capacidade de enfrentar futuras adversidades”.


Muitas vezes as dificuldades nos roubam a esperança, e o buraco parece não ter fundo. Isso faz parte e é importante permitir-se sentir, encontrar alguém que nos compreenda e com quem possamos contar. “Mas depois que as dificuldades passam e olhamos pra trás, não é incomum percebermos que nos tornamos melhores por causa das dificuldades e não apesar delas”, finaliza Adriana Drulla.

 



Adriana Drulla - Mestre em Psicologia Positiva pela Universidade da Pennsylvania.  Autora de artigo científico sobre a transmissão intergeracional da autocompaixão entre mães e filhos. É especialista em Mindfulness pela Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA) e teacher in training do Programa Mindful Self-Compassion, criado por Kristin Neff e Christopher Germer. Formada em Conscious Parenting por Shefali Tsabary, psicóloga referência em parentalidade e autora do método que une psicologia, parentalidade e espiritualidade. 

https://www.instagram.com/adrianadrulla/?hl=pt-br

Podcast Crescer Humano: https://spoti.fi/3lzJghY


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados