Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de setembro de 2020

A saúde do coração do seu pet está em dia?


Atenção a alguns sinais de alerta podem auxiliar no

diagnóstico precoce de doenças cardíacas no pet


As cardiopatias englobam uma série de doenças que afetam o coração dos cães.  Essas patologias podem alterar e dificultar o funcionamento do órgão, gerando sérias complicações para a saúde do pet.

Embora cada uma dessas enfermidades tenha suas particularidades, em relação aos sintomas e tratamentos, todas necessitam de máxima atenção e acompanhamento constante do médico veterinário para garantir mais qualidade de vida aos cães.

Por isso, é imprescindível que o tutor consiga identificar alguns sinais de alerta do pet para procurar ajuda do veterinário.

Para auxiliar os tutores a identificarem alguns sintomas característicos  apresentados pelos cães cardiopatas, a médica veterinária e gerente de produtos da Unidade de Pets da Ceva Saúde Animal, Priscila Brabec, listou as 9 alterações mais comuns apresentadas pelos cães. Confira:


1- Dificuldades respiratórias: Alterações no padrão respiratório do pet são sempre um indicativo que algo está errado. No caso das cardiopatias, os animais costumam manifestar falta de ar ou uma respiração mais acelerada (cansaço mais fácil).

2- Tosse:  Uma tosse seca e constante pode indicar doenças cardíacas.
A manifestação é estimulada por conta de problemas na irrigação sanguínea, o que exige maior esforço do coração do pet.

3- Perda de peso:  Perda de peso pode ser um indício de que o pet sofre com alguma alteração cardíaca. Além disso, alguns cães podem apresentar falta de apetite.

4- Inchaço: As doenças cardíacas podem causar um acúmulo de líquidos no corpo do cão (inchaço), principalmente no abdômen e também nas patas. 

5- Fadiga excessiva: Sinais de cansaço extremo ou fraqueza após qualquer atividade, indisposição para passeios, brincadeiras ou exercícios, são algumas das alterações comportamentais apresentadas por cães cardiopatas.

6- Fraqueza: Um cão cardiopata pode apresentar perda de força para realizar movimentos específicos, dificuldade de caminhar ou de ficar em pé. Esse é um sinal de alerta importante que precisa de atenção.

7- Alterações comportamentais: O animal reluta em realizar atividades que antes eram prazerosas, como passear, brincar ou correr. Alguns podem ficar mais reclusos, evitando sair da cama, ou até mesmo se esconder em algum cômodo da casa. 

8- Desmaios: As alterações cárdicas podem gerar problemas respiratórios que prejudicam a oxigenação, e isso pode ocasionar desmaios. Caso o animal perca a consciência é necessário buscar ajuda imediata do veterinário

9- Inquietação: Alguns pets podem demostrar sinais de inquietação, ficando mais tempo em pé, ou com dificuldade para dormir/respirar, por exemplo.

“É fundamental que os pets mantenham um acompanhamento constante com o veterinário, dessa forma será possível avaliar proativamente qualquer mudança repentina no comportamento que pode ser indício de uma cardiopatia ou até mesmo de outras patologias. No caso das doenças cardíacas, por exemplo, o diagnóstico precoce é imprescindível para a melhoria da qualidade de vida e auxiliar no aumento da expectativa de vida do pet”, detalha Priscila.

 



Ceva Saúde Animal

www.ceva.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados