Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Movimento Rosa oferece atendimento gratuito do diagnóstico ao tratamento do câncer de mama a mulheres acima de 40 anos

 Campanha da Sociedade Catarinense de Mastologia inicia neste dia 1ª de outubro e vai até 1º de março de 2021. A ação incentiva os cuidados com a doença, no momento em que a pandemia de Covid-19 faz cair o número de exames de rotina


Mulheres com mais de 40 anos podem fazer dos exames ao tratamento completo do câncer de mama, de forma totalmente gratuita, a partir deste dia 1º de outubro, nos municípios da Grande Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, Lages, Itajaí, Criciúma, Tubarão e Mafra. A campanha Movimento Rosa é uma iniciativa da Sociedade Catarinense de Mastologia e se estende até 1º março de 2021. Nestas cidades, as parcerias com serviços privados incluem exames de imagem e patologia, além de mastologistas e hospitais, para atendimento sem custo às pacientes, com foco na população de baixa renda.

 

A Sociedade Catarinense de Mastologia estima que 75% das mulheres deixaram de fazer seus exames de rotina em função da pandemia de Covid-19. As sociedades brasileiras de Patologia e Cirurgia Oncológica calculam que, entre março e maio, 50 mil diagnósticos deixaram de ser feitos no país, tanto pelo temor da contaminação pelo novo coronavírus, quanto pelo fechamento dos ambulatórios, com adiamento da realização dos exames de rastreamento.

 

No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões. Para o ano de 2020 foram projetados 66.280 novos casos, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 doentes por 100 mil mulheres, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer, do Ministério da Saúde. Em seu estágio inicial, as chances de cura chegam a 95% dos casos.

 

“A necessidade da realização de exames para diagnóstico precoce do câncer de mama está sempre colocada, mas ficou maior com a pandemia, dado o impacto futuro que esta demanda reprimida pode gerar no atendimento às pacientes do serviço público. Por conta disso, fizemos um grande esforço para agregar apoio de empresas e profissionais a uma campanha que estimula a adesão das mulheres e contribui com o Sistema Único de Saúde (SUS), bastante sobrecarregado com a pandemia”, explicou Adriana Freitas, presidente da Sociedade Catarinense de Mastologia.

 

No Brasil, foram realizados apenas 21,9% dos 12.154.979 exames esperados em 2019 pelo SUS. Em Santa Catarina, dos 442.499 testes esperados em 2019, foram feitos 101.027 (22,8%). Estes números explicam parcialmente a crescente mortalidade por câncer de mama no país, na contramão da redução observada nos países desenvolvidos. Com a pandemia, há uma previsão de piora dramática neste quadro.

 

“Neste momento em que a solidariedade é fundamental, agradecemos a todos os nossos apoiadores e aos profissionais envolvidos em cada região, que viabilizaram esta campanha filantrópica. Pedimos para cada pessoa compartilhar as informações nas redes sociais, nos grupos de WhatsApp, nas conversas com amigas e familiares, para levarmos mais saúde e qualidade de vida às mulheres”, destacou Adriana Freitas.    

 

COMO AGENDAR OS EXAMES

 

Os exames serão marcados a partir de 1º de outubro, em horário comercial, pelo site movimentorosa.org.br. Importante: o último prazo para o agendamento da mamografia é dia 31/01/2021.

 

O Movimento Rosa tem representantes das principais especialidades envolvidas: radiologia, patologia, mastologia e oncologia. Todas as cidades participantes possuem centro de oncologia para radioterapia e quimioterapia. Moradores de cidades vizinhas aos municípios que integram a campanha também podem participar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados