Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de setembro de 2020

RESPOSTA AO JOÃO


  Hospital convida população para tentar convencer João sobre a importância de ser um doador de órgãos


Assista: https://www.facebook.com/hnsgcuritiba/videos/1518545948354207/

 


Para chamar atenção ao Dia Mundial da Doação de Órgãos, celebrado no último domingo (27) o Hospital Nossa Senhora das Graças, de Curitiba, encontrou uma forma diferente de falar sobre o assunto. Convidou João, que não é doador de órgãos, para ir numa praça da cidade ouvir o que as pessoas falam sobre o tema e quem sabe tentar convencê-lo.

O momento foi gravado e publicado nas redes sociais do hospital com um pedido: O que você diria para tentar convencer o João?. As respostas estão sendo realizadas pelas redes sociais com a hashtag #respostaaojoao.


"A doação de órgãos ainda é um assunto que tem muitas crenças e tabus. A decisão final é da família e por isso devemos falar sobre o assunto, para não ficar muitas incertezas. Nós como hospital, temos a missão de informar à população que esse gesto de amor pode salvar muitas vidas. Quanto mais pessoas souberem, mais vidas serão salvas", diz o cirurgião geral Dr. Eduardo Ramos, Chefe do Serviço de Transplante Hepático do HNSG.

Atualmente, de acordo com a Central de Transplantes do Paraná, 2099 paranaenses aguardam na fila por um órgão para transplante. O HNSG é referência em transplante de fígado.


É preciso avisar sua família


A lei 9.434 estabelece que doação de órgãos pós morte só pode ser feita quando for constatada a morte encefálica. A doação só pode ser feita com autorização da família. Por isso, é importante conversar com familiares sobre o desejo de ser doador.


O que é a morte encefálica?


É a parada definitiva e irreversível das atividades cerebrais, provocando em poucos minutos a falência de todo o organismo. O diagnóstico é feito por especialistas de medicina intensiva e neurologia que comprovam com exames que o cerébro parou de funcionar.


Quem recebe os órgãos?


Pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela central de transplantes da secretaria de saúde de cada estado.Ocorre com base em: Gravidade da doença,Tempo de espera em lista, Tipo sanguíneo,Compatibilidade anatômica com o órgão doado. Outras informações médicas importantes.


Órgãos que podem ser doados: 


Coração, Rins, Pâncreas, Pulmões, Fígado, Tecidos, como: córneas, pele, ossos, valvas cardíacas e tendões.Cada pessoa que decide ser um doador pode salvar através de seus órgãos até 9 vidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados