Pesquisar no Blog

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Fim do Horário de Verão: confira as dicas para reorganizar o sono das crianças

Mariana Zanotto, especialista em rotina de bebês, ensina como voltar à rotina


Escurecer mais tarde e amanhecer mais cedo, essas são características do Horário de Verão, amado por uns e odiado por outros. A alteração é uma mudança especial na marcação do tempo, onde, a partir de novembro, os relógios brasileiros dos moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste são atrasados em uma hora, a fim de economizar energia elétrica.

No próximo sábado (16), à meia-noite chega ao fim o horário de verão e para muitas famílias um desafio terá de ser enfrentado: a readaptação das crianças à nova rotina. Mariana Zanotto, assessora familiar e especialista em rotina de bebês, lista algumas dicas para preparar os pequeninos para a nova alteração. Confira:

1.   Se organize - não espere a mudança de horário para iniciar a adaptação. Quando deixamos a mudança para a última hora, corremos o risco de nos frustrarmos. Faça o processo de forma gradual e evite o desconforto que acompanha este tipo de mudança.

2.           Cultive expectativas realistas - serão alguns dias de frustração com mudanças não só no horário de “ir para a cama” quanto no horário de “começar o dia”. Alguns bebês e crianças podem demorar até duas semanas para se adaptar a esta alteração. Tenha paciência e saiba que para os padrões de sono voltarem ao normal é importante auxiliar o bebê e/ou a criança a voltar aos padrões anteriores, gradualmente.

3.           Controle a quantidade de luz dentro do ambiente durante estas mudanças - estudos indicam que a luz elétrica e/ou exposição excessiva a aparelhos eletrônicos que emitem luz, podem afetar drasticamente a liberação de Melatonina, o hormônio do sono. Esta pode ser uma das razões que as novas gerações vem sofrendo de problemas crônicos com a falta de sono e hiperatividade. Comece a escurecer o ambiente até 30 minutos antes de iniciar o processo do sono. Isso irá ajudar a potencializar a liberação do hormônio do sono e acalmar os ânimos antes da hora de ir dormir.

4.           Dias antes do fim do Horário de Verão, atrase o horário da criança ir dormir em 30 minutos - Uma vez que o horário novo iniciar, passe a criança de volta para o horário que ela dormia antes do início do horário de verão. Por exemplo: se o seu filho dorme às 19h30 por três dias, o coloque para dormir às 20h. Uma vez que o horário novo iniciar, volte a colocá-lo para dormir às 19h30, no horário novo. “Saiba que essa mudança nem sempre irá resultar em uma criança que acorda mais tarde, mas pelo menos o corpo terá tempo de se adaptar reduzindo as crises de comportamento que acompanham alterações de horário bruscas”, explica Mari. Para crianças mais sensíveis a mudanças inicie o processo até sete dias antes.

Além disso, a especialista destaca a importância de ser paciente neste período e que cada criança reage de forma diferente a mudanças. Caso as dicas acima forem aplicadas e mesmo assim, a criança apresentar problemas comportamentais ou mudanças bruscas nos hábitos de sono, o ideal é consultar um profissional para reverter a regressão.





Mari Zanotto - doula e faz acompanhamento de mães no pré e pós-parto. A gaúcha, que começou sua carreira como babysitter nos EUA, fez faculdade de gastronomia e técnico em artes culinárias, além de cursos para babás, desenvolvimento infantil, e o Doulas da América Do Norte, tendo como mentora Ana Paula Markel. Mariana trabalhou na Elizabeth Rose Agency, que tem no seu catálogo clientes famosos, como, as Kardashians, e é considerada uma das maiores empresas desse ramo nos país. No Brasil, a consultora já atendeu mais de 90 famílias em São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, além de ainda ter clientes no exterior. A especialista se intitula uma assessora familiar, sem pretensão de ditar regras, “meu trabalho é proporcionar informações para a família agir como acha mais certo”.
Instagram: @mariana.zanotto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados