Pesquisar no Blog

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Como aproveitar o carnaval com os pets?


 Algumas dicas e cuidados são imprescindíveis para que os foliões caninos aproveitem a data com segurança



O carnaval está chegando e a festa mais aguardada do ano conta agora com outros foliões, os pets. Cada vez mais comuns, os blocos que permitem animais ou que são exclusivos para cães e gatos fazem sucesso.

Mais do que proporcionar lazer, esses eventos são uma oportunidade para o estreitamento de laços entre os pets e seus tutores. Mas, antes de cair na folia na companhia do cão, alguns cuidados são necessários. Por isso, a médica veterinária e Gerente de Produtos da unidade Pet da Ceva, Priscila Brabec, preparou nove dicas importantes para quem vai aproveitar o feriado prolongado para cair na folia, ou até mesmo viajar com o pet.


Temperamento do pet: Alguns animais não se sentem à vontade em locais com aglomeração e ficam estressados e com medo nessa situação, por isso, antes de levar o pet para qualquer evento, sempre, leve em consideração o comportamento dele.


Fantasia: O uso de fantasias é permitido, mas o figurino deve ser leve e sem adereços ou peças que possam causar incômodo ao animal ou até machucá-lo. Se o pet não é acostumado, ou não gosta de usar roupas não é indicado o uso do item no evento.


Identificação: A identificação do pet é bastante importante, quer seja com microchip, tatuagem ou placa de identificação. Caso o animal não possua as primeiras, a plaquinha de identificação é obrigatória em qualquer atividade ao ar livre. O item deve trazer informações, como nome do tutor e do pet, telefone para contato, e-mail e endereço. Mesmo em animais microchipados o acessório é indispensável, pois facilita a identificação do pet.


Alimentação e hidratação: Antes da folia é indicada uma alimentação mais leve, em menor quantidade. Manter o animal hidratado é imprescindível, por isso, a dica é levar um bebedouro portátil e oferecer água em abundância para os cães durante todo o evento, mas sem excessos para que ele não fique com o estômago muito pesado e com isso não se divirta na folia.


Temperatura: O tutor precisa ficar atendo a temperatura durante as atividades do cão. Além do desconforto térmico, o calor pode trazer transtornos para as patas do pet. O ideal é verificar com a mão se o chão está muito quente, se gerar qualquer sensibilidade, o animal terá a mesma sensação e, em casos graves, o cão pode sofrer lesões nas patas. Além disso, observar se ele não fica com a boca muito aberta e a respiração ofegante, esses podem ser sinais de que o calor está muito intenso. Nesses casos, tome cuidado, o ideal é oferecer “sombra e água fresca para diminuir a temperatura corporal.


Barulhos: A audição dos animais é mais sensível, por isso, durante a folia mantenha o pet longe de caixas de sons e locais com barulho muito alto.


Vacinação/Vermifugação: É imprescindível que a vacinação e vermifugação do pet esteja em dia. Assim como acontece com os humanos, os ambientes com aglomeração de pessoas, são locais para transmissão de doenças, por isso, a melhor maneira de proteger o cão é através da vacinação e vermifugação.


Viagens: Se for viajar de carro com o pet, utilize sempre a caixa de transporte. No dia da viagem, forneça alimentação leve e não restrinja o acesso a água. Durante o trajeto faça pausas a cada duas horas para que o pet caminhe e faça suas necessidades fisiológicas. Além disso, nunca deixe o cão sozinho no carro! Os cães não transpiram como nós e podem sofrer casos de hipertermia. Caracterizada pelo aquecimento corpóreo anormal que em casos graves pode levar o animal ao óbito.


Hospedagem em hotéis: Vai viajar e deixar o pet em um hotel? É preciso alguns cuidados: Visite o local antes da hospedagem, procure referências de outros tutores e se informe sobre os procedimentos de segurança e de emergência médica do estabelecimento.





Ceva Saúde Animal


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados