Pesquisar no Blog

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Dicas e prevenções para um Carnaval com mais saúde


A cada ano que passa São Paulo tem mais blocos de carnaval na rua e, consequentemente, mais foliões curtindo o carnaval. Para as próximas semanas, a folia e a diversão vai ser total e mais intensa e com os foliões sob altíssimas temperaturas com o forte calor que vem acontecendo por todo o Brasil este ano. Pensando em orientar os foliões que estão chegando pela primeira vez nos bloquinhos, ou mesmo os veteranos da folia, o Dr. Alexandre Colombini, dá algumas dicas de como curtir este carnaval sem prejudicar a saúde: 


Manter o corpo hidratado:  Procure sempre estar com uma garrafa de água para manter o organismo hidratado e as vias orais sempre umedecidas. Ressecadas, podem causar algum tipo de irritação e desconforto. 


Cuidado com as bebidas super geladas: Procure evitar bebidas supergeladas nos momentos de calor intenso e corpo super aquecido. Sinusite, resfriados, faringites e amigdalites podem ser a consequência e te tirar de cena antes da quarta de cinzas. Sempre ingira bebidas geladas em pequenos goles e devagar, isso ajuda o organismo a equilibrar a temperatura.


Álcool: Neste caso, independente de idade, é sempre bom beber com moderação. Procure ingerir bebidas mais leves e refrescantes e evitar as bebidas de maior graduação alcoolica. O álcool retem água do seu corpo. A sensação de matar a sede, leva à eliminação de mais água e não resolve o problema. Isso sem falar nos outros problemas de saúde que pode acarretar. Uma maneira de aliviar um pouco esse transtorno é sempre estar ingerindo muita água entre uma bebida e outra, isso não vai diminuir a quantidade de álcool no seu organismo, mais aliviara alguns sintomas desagradáveis. Lembre-se se beber não dirija!! 


Protetor Solar: Proteger a pele dos raios UVA e UVB é fundamental.


Doenças Transmissíveis : Nesses dias de carnaval, é comum os jovens se beijarem sem se conhecer realmente. A boca traz inúmeras bactérias. A higiene é fundamental, mas é bastante comum a presença da mononucleose e de outras doenças transmissíveis pela boca. Seja no carnaval, seja em qualquer outra data, um singelo beijo na boca pode transmitir uma infecção bem chata. Estamos falando da mononucleose, a popular doença do beijo. 


Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST): Infelizmente estamos novamente vivendo um surto de DST’S com aumento nos casos de sífilis, herpes genital, HPV e gonorreia... Utilizando o preservativo todas as doenças podem ser evitadas.  Algumas DST podem não apresentar sintomas iniciais, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde periodicamente. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte. Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da Aids, o HIV. 


Campanha do Ministério: com o slogan “Pare, pense e use camisinha”, o Ministério da Saúde deu a largada para a Campanha de Carnaval. Entre outras coisas, serão distribuídos 12 milhões de preservativos masculinos com uma identidade visual repaginada, que mira principalmente os homens de 15 a 39 anos (e que almeja frear a disseminação da aids).

“Os números do HIV no Brasil, que demonstram aumento entre jovens, são muito importantes para a conscientização do grande desafio que temos na saúde pública”, diz Luiz Henrique Mandetta, ministro da saúde, em comunicado.

Entre brasileiros de 20 a 24 anos do sexo masculino, a taxa de detecção desse vírus cresceu 133% entre 2007 e 2017. E 73% dos novos casos de aids atingem os homens de 15 a 39 anos.


Poluição Sonora: Evite ficar muito perto das caixas de sons, do trio elétrico, para não ter uma exposição muito prolongada a estes ruídos, pois os níveis de decibéis podem chegar até 115, daí para mais. Níveis de ruídos tão altos como estes os nossos ouvidos só aguentam em média 7 minutos, antes de começar a ter algum tipo de lesão. Por isto, procure ficar sempre mais afastado das fontes de emissão sonora. 





Dr. Alexandre Colombini Pellegrinelli Silva- Formado em Medicina pela Universidade de Marília, Dr. Alexandre Colombini escolheu como sua especialidade a Otorrinolaringologia, cuidando de ouvidos, nariz e garganta. Fez sua especialização em Otorrinolaringologia no renomado Instituto Felippu, tendo como foco a Rinologia e a Cirurgia Endoscópica das patologias nasais, paranasais, ronco e apneia.
Otorrinolarincologista
@dralexandrecolombini


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados