Pesquisar no Blog

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Como se preparar para a maratona do Carnaval?


O Dr. Renato Lobo, nutrólogo, dá dicas importantes

 
A cada ano, o Carnaval de rua de São Paulo cresce não só em número de atrações, como também em número de foliões. Segundo balanço da Prefeitura, em 2018 os blocos atraíram cerca de 9 milhões de pessoas. Para este ano, a expectativa é que o número seja ainda mais expressivo.

Lembrando que os dias estarão quentes e os percursos são bastante longos e com muita gente ao redor, é importante não se descuidar da saúde para aproveitar da melhor forma o ritmo intenso dessa festa.

O Dr. Renato Lobo - médico formado pela USP, especializado em nutrologia, com foco em emagrecimento, hipertrofia e longevidade saudável - destaca que para todas as festas de longa duração é preciso se hidratar muito bem. Além disso, uma alimentação correta, rica em produtos naturais e menos industrializados, também vai garantir que a pessoa esteja bem nutrida e fortalecida para as horas de folia.

"Se possível, levar algum alimento para comer durante a festa. As frutas, ricas em carboidrato, além de saudáveis, garantem bastante energia, por isso são ótimas escolhas sempre".

Quanto ao líquido, engana-se quem pensa que a cerveja pode substituir a água. "A cerveja, naturalmente, estimula o corpo a eliminar mais líquido. Então a dica, de uma forma prática é, para cada latinha de cerveja, beba um copo d'água para se manter bem hidratado".

Para os sedentários que estão fora de forma, a dica é estar atento aos sinais de cansaço extremo. "Às vezes a pessoa está apresentando quadro de desidratação e pensa que está apenas cansada. Então aos sinais de tontura, visão escurecida e câimbras, dê um tempo na sombra, descanse e tente se hidratar ao máximo. Não só com água, mas isotônicos e água de coco também podem ajudar a repor os sais". Como são atividades bem desgastantes, uma noite bem dormida de oito horas, vai ajudar a recuperar energia para o próximo dia de folia e até mesmo trabalhar. 




Dr. Renato Lobo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados