Pesquisar no Blog

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Lipoaspiração no monte púbico: 5 dúvidas frequentes


 Especialista responde as perguntas mais realizadas sobre o procedimento


As últimas pesquisas realizadas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica mostram que o Brasil é o país em que há mais procura por cirurgia plástica íntima. Podendo ser funcionais ou estéticos, os procedimentos podem ajudar pacientes a melhorarem a autoestima e promover um aumento na qualidade de vida. Entre os procedimentos mais realizados, destaca-se a lipoaspiração do monte púbico, conhecido como monte de vênus.

Segundo o cirurgião plástico e especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Seung Lee, a lipoaspiração no monte púbico pode ser realizada por homens e mulheres. “Muitos pacientes sentem vergonha pelo excesso de gordura na região e chegam a evitar o uso de roupas justas como trajes de banho, havendo casos até de evitar relações sexuais”, conta o cirurgião.

A seguir, o especialista esclarece as principais dúvidas de pacientes que desejam realizar a lipoaspiração:


Qualquer pessoa pode realizar esse procedimento?

“A lipoaspiração do monte púbico é indicada para pessoas que apresentem um aumento de gordura na região, podendo ocorrer devido a oscilação de peso ou por herança genética. A gordura localizada na região pode ser difícil de ser removida com atividades físicas e dieta, sendo necessária a intervenção cirúrgica para a remoção”, explica o especialista.


Como é a cirurgia?

“A lipoaspiração pode ser realizada com anestesia local e sedação, peridural ou anestesia geral. As incisões realizadas para inserir a cânula são feitas em lugares estratégicos para que as cicatrizes sejam mais discretas possível. Lembrando sempre que a técnica será escolhida pelo cirurgião para cada caso”, conta Dr. Seung.


Existe algum risco?

“Toda cirurgia, por menor que seja, tem riscos. Porém as complicações para esse tipo de cirurgia plástica são raras. Entre as complicações mais comuns podemos citar hematomas, deiscência de pontos, que é quando os pontos se abrem, e infecções ”,   explica.


Como é o pós-operatório?

“O paciente recebe alta algumas horas após a cirurgia. O pós-operatório da redução do monte púbico não é dolorosa: a área ficará inchada podendo ficar roxo em alguns pontos, melhorando dentro de 14 dias. A área pode ficar sensível, mas a sensibilidade da genitália não será afetada. O paciente pode voltar ao trabalho em três dias, caso não realize esforço físico. É recomendado evitar relações sexuais nos primeiros 15 dias e as atividades físicas devem ser retomadas após 30 dias”, ressalta Seung. 


Quando verei os resultados?

“Os primeiros resultados aparecem logo após a área desinchar, mas os resultados definitivos aparecem após os seis primeiros meses, assim como toda cirurgia plástica”, finaliza o cirurgião.






Dr. Seung Lee - Cirurgião Plástico Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Graduado pelo Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA - RJ, recebeu título de especialista em Cirurgia Geral pelo pelo MEC e título de especialista em cirurgia plástica pelo MEC e pela SBCP. Estagiou cirurgia estética e reparadora na Oblige Plastic Surgery - Coréia do Sul, tendo a residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Federal de Ipanema - RJ, e residência média em Cirurgia Plástica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados