Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Brasil tem 7,5 milhões de inadimplentes com mais de 61 anos, revela estudo da Serasa



Faixa etária representa 12,7% do total de pessoas com dívidas atrasadas em julho de 2016


Estudo inédito da área de Big Data da Serasa Experian revela que o número de inadimplentes com 61 anos ou mais em todo o país era de 7,5 milhões em julho deste ano, representando 12,7% do total de pessoas com dívidas atrasadas. O mesmo resultado verificado em junho, mas superior ao de maio do mesmo ano, quando o número estava em 7,4 milhões.

Para os economistas da Serasa Experian, uma das explicações para o crescimento da fatia de pessoas acima de 61 anos entre os inadimplentes está relacionada com o crédito consignado. Como este tipo de financiamento é mais acessível aos aposentados, em momentos de alta da inflação e aumento do desemprego, muitos deles são levados a solicitar este tipo de crédito para socorrer as contas da casa, ajudar familiares e amigos. “O idoso faz o empréstimo com a intenção de ajudar, mas muitas vezes acaba descontrolando o pagamento de outras contas por ter recebido o benefício mensal reduzido com o desconto da parcela”, diz o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. “Isso ocorre porque essa faixa etária é uma das que mais sofre com a alta de preços de remédios e plano de saúde, por exemplo.”

Também é comum, principalmente em momentos de crise, que a renda dos aposentados seja utilizada por filhos e outros parentes para compor o orçamento familiar.  “O ideal é que a aposentadoria não seja a única fonte de recursos do grupo, já que o idoso também tem contas fixas. A recomendação é que ele tenha a possibilidade de usar o dinheiro com despesas pessoais voltadas a seu bem-estar”, diz a diretora do SerasaConsumidor, Fernanda Monnerat.

Para ajudar os idosos, o SerasaConsumidor disponibiliza na sua página da internet um guia com várias dicas e orientações para uma aposentadoria tranquila: www.serasaconsumidor.com.br/guiaidoso. O aposentado brasileiro também pode fazer um teste no link www.serasaconsumidor.com.br/testes/quiz/idosos para saber se está conseguindo organizar com sucesso suas finanças pessoais






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados