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quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Os três pilares de sucesso de uma secretária



O dia da secretária se aproxima. Junto dele, os já aguardados bombons, flores e mensagens de agradecimento. Mas você já parou para pensar o quanto essa função mudou e, mais do que felicitar, é preciso promover a reflexão?

Foi-se o tempo em que as secretárias cuidavam apenas de agendas, repassavam recados ou deveriam datilografar de forma ágil, sem “catar milho” para parecerem rápidas e eficientes. Esse tempo, felizmente, passou.

Hoje este ofício não apenas secretaria, mas sim gerencia uma atividade, a carreira de outro profissional ou departamento de empresa. E para isso, várias habilidades devem entrar em jogo, como a capacidade de liderar equipes, um bom toque de empreendedorismo, comunicar-se com assertividade, cuidar da imagem corporativa da empresa e administrar um dia-dia nada tranquilo podem ser um bom começo.

Mas o que faz essa profissional se destacar no mercado? Sem dúvida três pilares fazem toda a diferença: a imagem, a postura e a atitude. Você julga um livro pela capa? Todos nós julgamos, e uma imagem coerente, positiva, aberta a novos contatos, com equilíbrio entre autoridade e disponibilidade – que quer dizer formalidade e proximidade sem exageros – é sem dúvida um fator de sucesso. Um sorriso e o olho no olho têm um poder incrível. Experimente dar um bom dia positivo, otimista, com semblante leve: a chance de a pessoa corresponder na sua escala ultrapassa os 80%. 

E a postura e maneira de se comunicar? Quem nunca viu um profissional que excede, que transita em espaços sem ser convidado ou se coloca em uma redoma, alheio a convivência de sua equipe? Transformar atitudes inúteis em úteis é um desafio. Saber observar, exercitar a escuta ativa com poder analítico, liderar uma comunicação seja pessoalmente, via telefone ou e-mail com personalidade, estilo, com foco na negociação perspicaz e estratégica, faz a secretária uma profissional fundamental em todo tipo de segmento.

Mas o mais importante é a atitude. Não esperar as coisas acontecerem. Uma atitude, motiva. Um comportamento, expande. E o que é essa tal atitude? É ter entusiasmo, humildade e curiosidade. Na medida certa, esses três pilares criam uma presença irresistível, porque o entusiasmo é hipnótico, magnético, a curiosidade demonstra movimento e novas conexões e a humildade, sem excesso de autopromoção, sem querer para você o talento de outro, demonstra maturidade e grandeza. 

A profissional de hoje é aquela que transmite confiança, que faz sentido para a empresa, que toca as pessoas, que marca com sua personalidade sua maneira de se relacionar com as pessoas. 

E quem disse que tudo isso não está na agenda de uma boa secretária?




JULIANA ALBANEZ - Personal & Professional Coach, palestrante e jornalista. Especialista em Comportamento, Liderança Feminina, Gestão Pública e Comunicação, Juliana já levou suas palestras, treinamentos e sessões de coaching para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Suas apresentações já lhe renderam os mais positivos feedbacks, principalmente de pessoas que deram a volta por cima em suas vidas e carreiras, graças aos seus conceitos e ensinamentos. www.julianaalbanez.com.br



 

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