Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

MITOS E VERDADES DAS ENTREVISTAS DE EMPREGO




Qualificação profissional é fundamental para se destacar em um processo seletivo



A busca por uma colocação no mercado de trabalho reserva alguns desafios. Além de encontrar vagas que se adequem ao seu perfil e estar preparado para se destacar em meio aos outros candidatos, a hora da entrevista pode apresentar algumas dificuldades. Porém, com qualificação profissional e algumas dicas de comportamento, o concorrente conseguirá seu espaço no universo corporativo.  Guilherme Maynard, diretor da Prepara Cursos, maior rede de cursos profissionalizantes do país, comenta alguns mitos e verdades sobre o momento da seleção.

      MITO! É PRECISO SE VESTIR FORMALMENTE: A aparência realmente é um ponto levado em consideração pelos recrutadores, porém, exagerar na formalidade pode demonstrar que você está preocupado. “O candidato deve avaliar o tipo de vestimenta que combina com a vaga em questão, se você  se candidatou para um emprego menos formal, não é necessário ir de terno e gravata”, afirma.

      VERDADE! É IMPORTANTE SE INFORMAR SOBRE A EMPRESA: Maynard recomenda que, antes de ir para a entrevista, o candidato faça uma pesquisa sobre a empresa na internet. Assim, saberá o que falar quando o entrevistador entrar em assuntos mais específicos. Além de demonstrar interesse pela vaga.

      MITO! FALE MAIS PARA SE DESTACAR EM ENTREVISTAS EM GRUPO: É importante participar das atividades em dinâmicas de grupo, mas, falar mais que os outros candidatos não ajuda a se destacar. “Dê opiniões contundentes e fale quando sentir necessidade. Falar pelos “cotovelos” pode demonstrar insegurança”, comenta Maynard.

      VERDADE! TOME CUIDADO COM A LINGUAGEM: No  dia a dia, usamos gírias e, algumas vezes, não prestamos atenção à gramática de cada palavra que falamos ou escrevemos, mas, durante uma entrevista de emprego é fundamental demonstrar o domínio da língua portuguesa. “Esse é um ponto em que muitos candidatos pecam e pode ser crucial”, analisa.

      MITO! QUEM TEM MAIS EXPERIÊNCIA SAI NA FRENTE: Apesar de ser importante ter passado por outros empregos e ter experiência no mercado, esse não é um critério definitivo na hora da seleção. “Quem tiver o perfil mais parecido com aquilo que a empresa procura, será escolhido mesmo sem a bagagem profissional dos demais concorrentes, o momento da entrevista é a hora certa para mostrar outras competências, como cursos ou habilidades pessoais, que irão se sobressair à falta de experiência”, completa Maynard.

      VERDADE! QUALIFICAÇÃO É FUNDAMENTAL: Além de todas essas dicas, o mais importante é se preparar para o mercado de trabalho. As aptidões trazem credibilidade ao seu currículo e, dessa forma, você chega na entrevista com vantagem. “No fim das contas, o que os recrutadores procuram é mão de obra qualificada  que auxiliará no cotidiano da empresa”, finaliza o diretor da Prepara Cursos.

      MITO! DEMONSTRAR AMBIÇÃO COM O FUTURO: É comum no meio do processo seletivo, o entrevistador perguntar em que posição o candidato deseja estar daqui cinco anos. Com medo de desapontar a empresa, o candidato monta um castelo de ideias, e alguns até ousam estar no cargo da presidência. Calma, meu amigo. Cinco anos não são 50, por isso, o correto é responder que estaria muito feliz em estar traçando um plano de carreira nesta empresa a cada dia somando com a equipe. “Às vezes, mais é menos, e a ganância é um dos principais inimigos neste momento, comenta.  

      VERDADE! REDES SOCIAIS SÃO AVALIADAS: “Isso mesmo. O candidato deve lembrar que toda a mídia utilizada pelos estudantes para se comunicar também é usada pela empresa e pelas consultorias para conhecer mais os candidatos, principalmente as redes sociais. A internet é um local público e todos têm acesso a suas brincadeiras e postagens inadequados. Tomar cuidado com o que publica é recomendável. Minha dica é nunca colocar na mídia social um pensamento não falaria publicamente”, finaliza.



Prepara Cursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados