O repensar da atuação do professor em
sala de aula, a participação eficaz do aluno e a aprendizagem significativa da
turma atualmente perpassa pela presença da tecnologia e/ou novas práticas. E
como a escola está posicionada ou qual nosso papel como educadores no momento?
A realidade institucional por regiões no
Brasil é peculiar de cada um e as habilidades e limitações são inúmeras e
precisam ser trabalhadas e pensadas. Outra questão é a verba destinada pelos
órgãos públicos educacionais e como este investimento pode ser utilizado nas
escolas com a biblioteca, multimídia, materiais, formação dos professores e
outros.
Desta forma, a responsabilidade e a atuação
do professor vão além, muitas vezes das condições sociais, econômicas da
realidade do aluno, mas é preciso compreender o público, o ser atendido, as
peculiaridades para as ações serem traçadas. Se aqui a discussão é visualizar o
posicionamento da escola e a inserção da tecnologia é preciso destacar que o
eixo de todo o trabalho é o objetivo a ser atingido como aprendizado do aluno.
Nesse pensamento é possível levantar um
diálogo sobre a participação do aluno e a prática docente, pois não é utilizar
somente uma ferramenta tecnológica, mas conhecer a teria e mediar com a
prática. Por isso, o professor deve ter um acompanhamento com os desafios e uma
formação continuada com o apoio dos colegas da escola e órgãos da Educação.
Sendo assim, o pensamento precisa mudar
por parte do professor em atualiza-se pedagogicamente e com as estratégias e
recursos adequados, de acordo com o perfil não apenas do aluno e também do
professor, no entanto, o trabalho está pautado em resultados e quanto mais
inseridos estiverem as práticas, melhor será o desenvolvimento e aprendizado do
aluno.
As novas metodologias chegaram com a(o):
salas de aula invertida, peer instruction, class rotation e o simulation
learning; e a aplicabilidade de cada uma está ligada a motivação, estudo,
pesquisa e envolvimento do professor-escola-aluno-sociedade.
Ana Regina Caminha Braga (https://anareginablog.wordpress.com/) - escritora, psicopedagoga
e especialista em educação especial e em gestão escolar.