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terça-feira, 22 de maio de 2018

352 idosos com mais de cem anos renovaram o RG no Poupatempo. O mais velho tem 114 anos.


Um levantamento feito pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil de São Paulo, a pedido do Poupatempo, mostra que 352 idosos com mais de cem anos renovaram o RG nos últimos dois anos. Em 2017, foram 238, sendo que três deles nasceram em 1904 e completam 114 anos em 2018. Em 2017 foram 268 centenários. O mais velho deles completa 114 em junho deste ano.

Em geral os idosos precisam do documento de identificação atualizado, isto é, com menos de dez anos da data de expedição, para fazer a chamada 'prova de vida' no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), para continuar recebendo a aposentadoria.

O Programa Poupatempo, criado em 1997 pelo ex-governador Mario Covas para facilitar a vida dos cidadãos, tem atendimento preferencial para idosos e também presta atendimento domiciliar quando o cidadão não pode se deslocar para ser atendido em uma das 72 unidades em operação no Estado.

Em 2015, uma cidadã de 115 anos esteve no Poupatempo Pindamonhangaba para renovar o RG. Maria Benedita Pereira da Silva, conhecida em Aparecida como dona Dita, nasceu no dia 9 de agosto de 1900 e acompanhou ao longo da vida uma virada de milênio, duas guerras mundiais e oito trocas de moedas brasileiras. Apesar de ter nascido bem depois da abolição dos escravos, dona Benedita chegou a ser vendida pelo antigo patrão, segundo a nora Lucimara Conceição Bento, de 45 anos, que a acompanhou na troca do documento.

Desde maio de 2012, o INSS passou a exigir renovação de senha e prova de vida dos aposentados e pensionistas que recebem o benefício por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético. Cerca de 30,7 milhões de beneficiários em todo o País foram convocados para comparecer à agência de recebimento portando documento de identificação com foto.

Além da prova de vida perante a Previdência Social, outro motivo que leva idosos a providenciar a segunda via do RG é a necessidade de resolver questões referentes a imóveis e instituições financeiras. Para evitar fraudes, bancos exigem documentos atualizados - com menos de dez anos - e em bom estado de conservação. Homens com mais de 70 anos e mulheres com mais de 60 são isentos da taxa de segunda via do RG, que é de R$ 38,55.

Confira abaixo alguns dos idosos centenários que passaram pelo Poupatempo nos últimos meses.

1 Aos 100 anos de idade, o Sr. Gentil Pires, lavrador aposentado e morador de Cerquilho, esteve no Poupatempo Tatuí para tirar a segunda via do RG. "Estou com as minhas duas filhas do coração", disse ele, apresentando as filhas adotivas que o acompanhavam.

2 Dona Antônia Anselmo tem 104 anos de idade e foi ao Poupatempo Guarujá renovar a Carteira de Identidade. Ela contou que tem 2 filhos e um neto e que precisou tirar uma segunda via do RG atualizada para fazer a prova de vida no INSS. A centenária foi atendida pela Natália Sotério Oliveira, que ficou emocionada com a história de vida da cidadã.

3. Aos 104 anos, a tecelã aposentada Azélia de Toledo Campos foi ao Poupatempo Itaquera tirar a segunda via do RG para fazer a prova de vida para o INSS. Ela tem seis filhos, 12 netos e 11 bisnetos. Madalena, uma das filhas, contou que ela gosta de festas e de contar histórias.

4. Aos cem anos, Balbina Ireno Borges esteve no Poupatempo Bauru para atualizar o RG. Ela precisava do documento para aposentadoria. Ela mora em Ubirajara (SP), trabalhou na roça a vida toda, tem 2 filhos e estava acompanhada da filha, da neta e do genro. Foi atendida pelos atendentes Leonel e Eduardo Lopes.

5. O advogado Renato de Barros Camargo, de 100 anos de idade, esteve no Poupatempo Bauru para dar entrada na 1ª via do RG. Ele contou que costuma usar apenas a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por isso estava com o RG desatualizado. Natural de Limeira, foi da primeira turma de advogados formada pela USP. Residindo em Bauru, foi ao Poupatempo acompanhado pela neta e pela cuidadora para tirar uma Carteira de Identidade novinha no seu centenário. Na foto, ele aparece ao lado da equipe do Poupatempo Bauru que o atendeu: Caio, Gabriel, Carla, Heny e Jéssica.


6. O Poupatempo Guarulhos atendeu neste mês de maio a cidadã Otacília Gomes de Oliveira, que foi tirar a 2ª via do RG. Ela nasceu em 25 de dezembro de 1909, mas seus registros datam como nascida dois anos mais tarde, no dia 25 de dezembro de 1911. Ou seja, ela tem oficialmente 108 anos de idade. Acompanhada dos filhos Isabel e Antonio José, demonstrou grande simpatia e aceitou posar para uma foto com a atendente Yara Soares.

 
Como agendar 

O Poupatempo trabalha com hora marcada, para garantir mais eficiência e conforto a todos. Para marcar dia e horário para ser atendido no Poupatempo o cidadão pode buscar um dos seguintes canais de atendimento: 

Portal na internet: www.poupatempo.sp.gov.br;
Aplicativo no celular: SP Serviços; 

Poupinha, o assistente virtual do Poupatempo: o Poupinha está disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela) e também no Messenger, do Facebook, no seguinte link: m.me/PoupinhaSP. 

Além do agendamento, os canais também oferecem informações sobre todos os serviços oferecidos, prazos de entrega, valores de taxas, documentos necessários, endereços e horários de funcionamento dos postos. 




Programa Poupatempo
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação. Iniciado em 1997, conta atualmente com 71 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel que atende a áreas do entorno da Grande São Paulo. Em 2018, o Poupatempo foi eleito pelo quarto ano consecutivo o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. 


Aposentadoria automática do INSS pode não considerar informações importantes e segurado pode ter prejuízo no valor do benefício, alerta especialista


Desde a última segunda-feira, 21 de maio, os pedidos de aposentadoria por idade e salário maternidade só poderão ser feitos ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pelo telefone ou internet. De acordo com a autarquia previdenciária, a análise dos pedidos será feita automaticamente, com base nos dados disponíveis nos sistemas do INSS e do governo, e o segurado será chamado a uma agência caso precise apresentar algum documento ou complementar alguma informação.

A facilidade no acesso aos benefícios e serviços do INSS, entretanto, pode causar uma série de problemas para os segurados. O advogado de Direito Previdenciário, João Badari, sócio do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados ressalta que são inúmeros os fatores que podem significar um erro grave na concessão automática de benefício.

"O sistema do INSS pode não considerar, por exemplo, a ação trabalhista transitada em julgado, ou não utilizar o período trabalhado de forma especial e sua conversão, além de não somar salários de consideração maiores do que os do CNIS. Assim, os segurados que não tiverem seu tempo, ou algum outro fator, calculados corretamente poderão receber benefícios com valores abaixo do devido", explica.

Segundo Badari, uma maneira de evitar transtornos "é levar toda documentação necessária para um benefício mais vantajoso na agência da Previdência Social e realizar a retificação do CNIS". O CNIS é o Cadastro Nacional de Informações Sociais, documento que serve como um extrato de vínculos e contribuições à Previdência Social.

Badari observa que o segurado deve reunir toda a documentação, pedir o extrato do CNIS e, se necessário, com a ajuda de um especialista fazer o cálculo do valor de seu benefício. " Caso o benefício não esteja com o valor pretendido, o segurado deverá ajuizar uma ação de revisão administrativa do benefício", orienta.

De acordo com o INSS, Os benefícios poderão ser solicitados no site do instituto ou pelo telefone 135, por meio dos quais o segurado receberá um número de protocolo. A concessão automática dos benefícios já é possível desde setembro de 2017 mas, até então, também era possível agendar atendimento presencial para fazer o pedido.

No caso da aposentadoria, por exemplo, o sistema vai checar, entre outros detalhes, se o segurado cumpre alguns requisitos para a aposentadoria, como a idade mínima ou tempo de serviço exigidos pelas regras atuais.



Crise hídrica em São Paulo: incorporadora dá dicas de como melhorar a gestão doméstica da água


No ano de 2014, São Paulo passou pela maior crise hídrica dos últimos 80 anos. Engana-se, no entanto, quem acredita que hoje o cenário é outro. Segundo dados da Sabesp, no início do mês de maio de 2018, o reservatório da Cantareira contava com 49,3% de sua capacidade (sem considerar a reserva do chamado volume morto). Registrar menos de 50% da capacidade antes da entrada oficial na temporada seca, entre junho e outubro, está longe do cenário ideal.

Considerando essa realidade e que os meses de seca se aproximam, é necessário retomar o assunto para que se tome consciência do problema e para que todos possam contribuir para algo efetivo em prol da situação. “É importante saber que todos nós podemos promover mudanças dentro de casa que farão muita diferença no futuro. Há alternativas simples para redução do consumo de água potável em até 20% em relação ao consumo padrão e são elas que procuramos implantar em todos os nossos empreendimentos”, afirma Gabriela Coelho, da Inkoa, incorporadora com seis anos de atuação no mercado imobiliário da capital paulista. As dicas abaixo foram compiladas pela empresa e podem ajudar consideravelmente na redução do consumo de água. Vamos a elas!


Equipamentos sanitários eficientes


A quantidade de água potável desperdiçada em descargas é muito grande: elas podem representar de 30% a 40% do total da conta mensal de água. A dica é utilizar as bacias sanitárias com volume de descarga reduzido (VDR). “Muitas marcas já possuem descarga acoplada com botão de acionamento duplo, permitindo ao usuário a escolha entre dois volumes distintos de água de descarga. O volume maior é igual ao volume útil da caixa e o menor é igual a 50% do total. A utilização desse simples dispositivo pode significar economia de até 75% se comparado com produtos tradicionais”, afirma Gabriela.


Recolha de águas pluviais

O aproveitamento da água da chuva propicia uma grande economia de água potável, além de ajudar a conter enchentes. Essa água é armazenada em um sistema independente daquele vindo das estações de tratamento e ela pode ser utilizada em torneiras de jardins, descargas, espelhos d’água, irrigação. “Ter pontos de captação de água da chuva representa não só um uso mais consciente da água, mas também uma economia bastante grande”, conta Gabriela Coelho. Ela completa explicando que é muito simples aplicar isso em casa. “Na minha casa, por exemplo, eu tenho duas mini cisternas que captam água da chuva. Eu uso para regar o jardim e lavar alguns itens das áreas externas. Muitas lojas vendem essas cisternas que são multifuncionais e, além de captar águas pluviais, também auxiliam no reaproveitamento da água da máquina de lavar roupa e água do chuveiro”.


Reciclagem de águas cinzas



As águas cinzas são geradas por chuveiros, banheiras, lavatórios, tanques e máquinas de lavar roupas. Essa água pode ser armazenada, filtrada e, depois, distribuída para diferentes pontos de uso, podendo ser reutilizada para irrigação, combate ao fogo, descarga de vasos sanitários, sistemas de ar condicionado, lavagem de veículos e quintais, entre outros.


Instalação de restritores de pressão ou reguladores de vazão diretamente nos pontos de consumo

A redução do consumo também pode ser alcançada com a instalação de dispositivos hidráulicos que controlem vazões e pressões, tais como torneiras e chuveiros com restritores de vazão, registros reguladores de vazão, torneiras com arejadores, bacias sanitárias com volume de descarga reduzido, lavatórios com torneiras de fechamento automático, entre outros.


Instalar chuveiros e torneiras que economizam água


O arejador é um dispositivo que pode ser instalado em torneiras e ajuda consideravelmente na economia de água, chegando em níveis de 25% a 50% a menos de água a cada uso. “Ele aumenta a quantidade de ar na saída da água e, dessa forma, há a redução do volume de líquido sem perda da sensação de pressão”, explica Gabriela Coelho. Em relação aos chuveiros, os elétricos são os mais econômicos, já que a água tem aquecimento quase imediato. Dispositivos redutores de vazão também podem ser instalados nos chuveiros, independente da forma de aquecimento.


Irrigação de jardins

Ter um sistema de irrigação de jardins é muito importante para uma boa gestão da água, pois otimiza o consumo e faz com que cada planta receba a quantidade necessária. Outro ponto crucial é que você pode optar por plantas que consomem pouca água, como as que têm folhas pequenas em vez daquelas com folhagens gigantes. “Aposte nas suculentas e cactos também. As folhas grossas servem como um sistema de armazenamento de água próprio da planta, o que faz com que o consumo de água seja baixo”, indica Gabriela.






Sobre a Inkoa – A Inkoa surgiu da junção da Ink Incorporadora à Koa Estruturadora, com o objetivo de transformar a relação entre as pessoas e delas com a cidade. A Inkoa propõe uma nova prática imobiliária em São Paulo, focada em experiências inspiradoras e de qualidade. Com projetos em bairros nobres da cidade de São Paulo, como Pompeia, Vila Olímpia, Alto da Lapa, Pinheiros e Brooklin, vem transformando a paisagem da maior cidade do país e implantando o melhor estilo de vida para seus clientes, investidores e vizinhos. Mais informações em http://www.inkoa.com.br


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