Palavras relacionadas ao comércio e ao
turismo têm um crescimento de 40%, em comparação aos últimos três meses de 2016
O Indeed, maior
ferramenta online de buscas de empregos no mundo, levantou as palavras chaves
mais buscadas na plataforma nos últimos três meses no Brasil. Entre as palavras
mais digitadas estão: loja, aeroporto e hotel. Juntas, em média, elas tiveram
um crescimento combinado de 40%, entre 2016 e 2017.
O processo de reaquecimento
da economia brasileira aliado ao crescimento de vendas impulsionadas pelo Natal
e ao período de férias refletiram no aumento da busca por essas vagas.
Segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), as vendas
de Natal deste ano devem ter alta de 7% frente ao mesmo período do ano
anterior. Já a Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV) prevê que
mais de 60% dos turistas brasileiros devem viajar para destinos no País no fim
do ano.
“As pessoas estão
aproveitando as movimentações dessa época. Para muitos, um trabalho temporário,
por exemplo, pode ser a oportunidade para uma posição efetiva”, explica Chris
McDonald, vice-presidente de Vendas do Brasil e Ásia Pacífico. “Os tipos de
vagas que os candidatos estão procurando nos contam muito não só sobre o mundo
do trabalho, mas também sobre tendências sociais”, conclui.
Áreas tradicionais continuam
em alta
O Indeed revelou também que
as palavras direito, banco e TI também estão entre as mais buscadas na
plataforma. Essas áreas administrativa, legal e tecnologia são mais
tradicionais e inspiram interesse em grande parte da população. Juntas, somaram
em média 22% de aumento nas buscas. As possibilidades de vagas são variadas
dentro desse escopo.
O levantamento feito pelo
Indeed mostra também que aumentaram as buscas pelas palavras “primeiro emprego”
(em 16%) e “estágio” (em 12%) na plataforma no Brasil. Segundo Chris McDonald,
encontrar o primeiro emprego não é uma tarefa fácil. Muitas empresas exigem
algum grau de experiência e deixam de levar em conta outros pontos positivos ao
abrirem as portas aos jovens que estão procurando pela primeira oportunidade.
“Menores custos com salários
não são os únicos pontos positivos para os empregadores. Há outras razões para
uma empresa considerar uma estratégia de contratação que inclua recrutar
candidatos ingressando no mercado de trabalho, como o entusiasmo e a ambição de
quem está começando, além da facilidade de adaptação, a sede pelo conhecimento
e o domínio de tecnologias, já que os jovens são nativos digitais”, explica.
“Outra vantagem é que as organizações podem treinar os novos funcionários para
aprender sua cultura, seus métodos e melhores práticas, sem o risco de serem
atrapalhados por antigos hábitos”, conclui.
Home office é uma tendência
global
O trabalho remoto (home
office) está entre as maiores tendências na busca de emprego de diversos
países, como EUA, França, Índia e Austrália. As palavras “trabalho remoto” e
“flexibilidade” estão entre as mais buscadas de acordo com a pesquisa global do
Indeed.
Os avanços rápidos na
tecnologia levaram muitas empresas a adotarem abordagens mais flexíveis para o
trabalho remoto. Os trabalhadores, principalmente os millennials, estão
valorizando cada vez mais uma melhor qualidade de vida.
No Brasil, os termos que
remetem ao trabalho remoto não estão entre os mais buscados. Isso se deve ao
fato de que no País a atividade não era regulamentada, portanto, muitas
empresas não adotavam a prática. A partir da nova legislação trabalhista, que
passou a vigorar em 11 de novembro de 2017, porém, a flexibilidade do ambiente
de trabalho deve passar de um desejo de muitos brasileiros para uma realidade,
já que alguns artigos que alteram o texto da Consolidação das Leis Trabalhistas
(CLT) formalizam e estruturam a disciplina do teletrabalho. Segundo estudo da
SAP Consultoria, com a reforma, a previsão é que o trabalho remoto cresça em
torno de 15% ao ano.
Indeed