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quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Especialista fala sobre tipos de clientes e como se antecipar às vendas


Neste mês, no dia 15 de setembro, é celebrado o Dia do Cliente, data criada para homenagear e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores. E para que esse relacionamento seja duradouro e sempre uma experiência positiva, antes de tudo, é preciso entender sua exata necessidade, para que, então, seja possível atender o cliente de maneira mais eficiente. Um dos pontos importantes, é garantir o interesse genuíno do vendedor em ajudar e identificar o perfil comportamental do cliente, é possível avaliar o perfil comportamental, de acordo com a teoria DISC, que define se um indivíduo é dominante, influente, estável ou analítico.

É essencial reconhecer as características de cada um para que se possa oferecer um atendimento mais personalizado, garantindo assim, o sucesso no processo.
Confira o perfil desses clientes e a melhor maneira de abordar no momento da venda:
  • Dominante: é firme, determinado e pragmático; prefere assumir a liderança da situação e tomar as próprias decisões, sem intervenções de terceiros; a maneira como entra em uma loja demonstra o perfil dominante, já que vai direto no produto que busca; sabe a cor, o número, o estilo e faz o pedido de forma objetiva e prática; a melhor maneira de se lidar com esse cliente, é responder exatamente o que ele pergunta, indo direto ao ponto; não gosta de ser elogiado de forma gratuita e de muitas sugestões, o que não invalida a possibilidade do vendedor de mostrar mais opções, porém deve ser feito de forma direta e sem rodeios;

  • Influente: gosta de criar relações, fazer conexões e de possibilidades; ao entrar em uma loja, faz questão de cumprimentar a todos e de saber o nome; se o vendedor não se aproxima e não dá sugestões, acha que não foi bem tratado; na maioria das vezes é também sinestésico, ou seja, gosta de lidar com os vários sentidos: visão, audição e tato; é muito expressivo, fala alto e aprecia ser o centro das atenções; o melhor caminho para conquistar sua confiança é elogiar, desde que não soe como falsidade; para deixar um cliente influente encantado, apresente-o a um outro vendedor ou ao gerente da loja;

  • Estável: tem como principal objetivo manter uma boa relação durante o processo de compra ou qualquer negociação; se importa muito com a relação interpessoal; gosta de rotina e processos mais calmos, ou seja, menos agressivos; está preocupado com o meio ambiente, com as boas relações nas várias camadas da sociedade; entra na loja de forma mais tranquila e contida; é observador, porém não gosta de ser o centro das atenções; é um cliente que prefere comprar presente para terceiros do que algo para o próprio consumo; a melhor forma de ganhar a atenção desse indivíduo é considerar que bem-estar e conforto são fundamentais; é preocupado com a aprovação das pessoas, e chega até a se desculpar com o vendedor caso não consiga se decidir sobre a compra ou por optar em comprar em outra loja;

  • Analítico: observa detalhes, analisa possibilidades, faz perguntas técnicas e pontuais sobre cada produto ou opção; a melhor forma de agradar esse perfil é dar de presente um catálogo com todos os itens disponíveis na loja e focar em características de forma precisa, com dados e estatísticas; gosta de saber sobre tudo com máximo de detalhes possíveis.

Quando é bem atendido, o cliente naturalmente passa a dar valor a isso. E valor não é algo que podemos comprar ou produzir, valor é algo que ganhamos, que é enxergado ou não e, por fim, é dado pelo cliente - “ou o cliente lhe dá valor ou não dá”.

Mesmo com a tecnologia e o autosserviço ganhando a atenção do consumidor e, consequentemente, deixado ele cada vez mais autônomo em suas decisões, ainda é possível o profissional de vendas se diferenciar em um mercado repleto das mesmas ideias e compradores. É importante saber conduzir o rumo da venda e a opinião do consumidor, seguindo apenas três passos:  
  • Repertório adequado: O vendedor profissional precisa, de fato, se preparar mais. Com uma abordagem específica, ele deve ir para uma reunião com um case de sucesso daquele segmento. Para falar com o cliente, é necessário ter uma história relacionada ao mundo dele. Se não, fatalmente, o consumidor vai se sentir mal atendido.
  • Credibilidade – É necessário ouvir a necessidade no momento da abordagem. Em vez de falar do produto logo no início e correr o risco do cliente saber mais do que você, pergunte qual o problema que ele enfrenta e como acha que o seu produto pode ajudá-lo. Dessa forma, você vai conquistar sua confiança e deixar uma porta aberta para que ele fale das suas reais necessidades.
  • Diferenciação – Depois da “consulta investigativa” sobre o que o cliente realmente precisa, é possível oferecer algo a mais. Dessa forma, você consegue se destacar em relação ao concorrente e evita demonstrar falta de conhecimento. É necessário oferecer uma solução e ainda se diferenciar para garantir a preferência!
Seguindo esses três passos, você conseguirá o que todo mundo busca: vender uma solução. Se você não vender a solução ou não solucionar o problema, não há nada de diferencial do que todo mundo oferece.




Mario Rodrigues


Poupatempo realiza mutirão de RG e CPF para rematrícula de alunos da rede estadual


Ação é uma parceria com a Secretaria da Educação e beneficiará quase 20 mil alunos de 17 escolas do Estado


O Poupatempo, em parceria com a Secretaria da Educação, realiza entre os dias 12 e 13 de setembro, o primeiro mutirão de rematrícula escolar e emissão do novo Registro Geral (RG) e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para alunos da rede estadual de ensino. 

A ação faz parte de um projeto piloto, que acontecerá de forma simultânea, em 17 escolas do Estado de São Paulo, beneficiando cerca de 20 mil alunos dos municípios de Bauru, São José do Rio Preto, Campinas, Guarulhos, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José dos Campos, Taubaté e a Capital paulista. As unidades escolares foram selecionadas pela Secretaria da Educação com base na quantidade de alunos matriculados sem documentos de identificação.

Para facilitar o cadastro dos estudantes, o posto móvel do Poupatempo estará na escola Parque Jardim Helena, na Avenida Kumaki Aoki, 1.390, no Jardim Helena, zona leste de São Paulo. O atendimento será das 9h às 16h, aberto a toda população. Nas demais instituições participantes do mutirão o atendimento será prioritário para estudantes. O serviço nas escolas acontecerá das 8h às 17h e contará com a presença de colaboradores do Poupatempo para realizar a coleta das digitais e a conferência dos documentos dos alunos.

Importante ressaltar que os estudantes das outras instituições do Estado também poderão solicitar serviços do Poupatempo. Basta agendar dia e horário e comparecer à unidade desejada.

 “O mutirão é uma ferramenta importante de inclusão e cidadania para crianças e adolescentes em período escolar que não possuem RG e CPF. Ter acesso a documentos pessoais é um direito de todo cidadão”, afirma o Presidente da Prodesp, empresa que gerencia o Poupatempo, André Arruda.

A carteira de identidade é um dos principais documentos do cidadão e agora, com o novo RG, é possível incluir diversos dados como o Cartão Nacional de Saúde, tipo sanguíneo e fator Rh, CPF e indicativos de pessoas com deficiência.

Para Ernesto Mascellani Neto, Superintendente da Prodesp, o novo modelo de RG chegou para facilitar a vida de pais e alunos. “É um avanço poder reunir em documento único dados de vários documentos para comprovar a identidade. Estima-se que, em todo o Estado, aproximadamente 50% dos alunos matriculados não tenham RG e CPF”, explica Neto. 

O Superintendente reforça ainda que o documento é mais seguro. “O novo modelo do RG vai ajudar os pais na hora de comprovar a identidade das crianças, pois além de foto também conta impressão digital”.

Os alunos menores de 16 anos poderão fazer a emissão dos documentos sem a presença dos pais. Para isso, basta o responsável preencher o formulário de autorização disponível no site do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br). A relação dos documentos necessários para solicitar RG e CPF também pode ser consultada no portal do programa.

A rematrícula para o próximo ano letivo poderá ser feita pelo aplicativo Minha Escola SP. Desenvolvido pela Prodesp, o app permite que os pais tenham acesso ao boletim escolar, com informações sobre as notas e faltas do estudante, além do horário das aulas.

Confira a relação das escolas:

Município
Escola
Alunos Sem CPF
Alunos Sem RG
São Paulo/Santo Amaro
Washington Alves Natel
1.848
771
Guarulhos
Hugo de Aguiar
1.832
1.612
Campinas
Jardim Marisa
1.495
1.269
São Bernardo Do Campo
Domingos Peixoto da Silva Professor
1.465
993
São Paulo/Sé
Seminário Nossa Senhora da Glória
1.389
1.124
Sorocaba
Guiomar Camolesi Souza Professora
1.330
1.125
Mogi Das Cruzes
Vânia Aparecida Cassara Professora
989
917
São Paulo/Itaquera
Cândida Rita da Silva Paulo
916
811
São José dos Campos
Geraldina Coelho Monteiro Professora
817
662
São Carlos
Marivaldo Carlos Degan Professor
780
686
Ribeirão Preto
Domingos João Baptista Spinelli Professor Doutor
762
633
Santos
Zulmira Campos Professora
742
693
Bauru
Mercedes Paz Bueno Professora
681
519
Presidente Prudente
Mirella Pesce Desidere Professora
468
421
São José do Rio Preto
Noêmia Bueno do Valle Professora
396
313
Taubaté
Cesar Costa Deputado
257
148
São Paulo/Móvel
Parque Jardim Helena
106
75

 
Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Prodesp. Iniciado em 1997, conta atualmente com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel que atende a áreas do entorno da Grande São Paulo.

Em pesquisa de satisfação com os usuários divulgada no último mês de março, o Poupatempo obteve 98,8% de aprovação. Em 2019, o programa foi eleito pelo quinto ano consecutivo o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha.


Prodesp

A Prodesp é a empresa de Tecnologia da Informação do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 1969, também é responsável pela gestão e operação do Programa Poupatempo, que tem 99% de aprovação dos usuários e foi eleito o ‘Melhor Serviço Público de SP’ em 2019, pelo quinto ano consecutivo. Em 2016, foi eleita a melhor empresa do segmento Indústria Digital do Brasil, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame. Por três anos consecutivos (2016, 2017 e 2018), a empresa foi contemplada com o Destaque do Ano do Anuário Informática Hoje, na categoria “Prestador de Serviços para Governo (empresas de grande porte)”

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