Atualmente, com a forte presença da Internet em
nossas vidas, o profissional que não usar os termos técnicos corretos pode não
ter indexação no mundo digital, ou seja, não estar ranqueado nas primeiras
páginas do Google. Além de um website, o posicionamento que este site
irá ocupar nas páginas do Google será determinante para o beneficiamento de
todo o fluxo de consultas do segmento.
Quando se faz o uso correto das ferramentas
existentes, entre elas o SEO (Search Engine Optimization, ou seja, otimização
para mecanismos de busca), a performance melhora. Por exemplo, há sites que
conquistaram bastante autoridade no mundo online, como o Jusbrasil e o Consultor
Jurídico, que disponibilizam informações sobre situações judiciais das pessoas.
Para os advogados que também querem escrever seus artigos, se o website não
estiver posicionado entre as primeiras posições do Google, ele dificilmente
será acessado por quem busca termos específicos na Internet.
Fernando Azevedo, sócio da Silicon
Minds, empresa de marketing digital e reputação online,
dá dicas para melhorar a indexação de conteúdo:
1) O primeiro passo é fazer uma auditoria do seu site para ver se ele está
de acordo com as políticas do Google. O site VerifySEO.com (verifyseo.com) pode ajudar, como também o
Google Page Speed, GtMetrix (https://gtmetrix.com/)
e o SEO SiteCheckup (seositecheckup.com),
entre outros. Estas ferramentas vão validar se seu site e seus artigos estão
aptos para serem ranqueados no Google;
2) Com o site já preparado aos padrões do Google, os advogados devem escolher
os assuntos que possam ser úteis e também assuntos que gerem o interesse das
pessoas. Por exemplo, a criação de guias, tutoriais, passo a passo e
explicações, etcetera. Podem ainda aproveitar para fazer infográficos e imagens
que ajudem os usuários a entender melhor os tópicos abordados;
3) Youtube é uma ferramenta do Google, logo deve ser usado como uma
ferramenta complementar em cada um dos artigos. Os vídeos na Internet se
tornaram um grande e valioso canal de divulgação;
4) Os artigos que farão parte do conteúdo do site devem ter
entre 500 e 1800 palavras. Use as marcações de artigos com "Título 1"
(h1) para o cabeçalho principal, parágrafos (p) para texto e sub-cabeçalhos
(h2, h3, h4) para organizar os artigos. Ao criar uma lista, use sempre as
marcações de lista como "ul" para listas sem ordem e "ol"
para listas ordenadas;
5) Instale plugins para que seus leitores compartilhem suas notícias
nas redes sociais;
6) Busque o auxílio de empresas especializadas que poderão identificar as
palavras de alto volume de procura mensal no Google;
7) Crie links internos no seu site para cada uma das palavras-chave.
Peça para outros sites criarem links para sua matéria ou contrate uma
empresa de SEO para criar links de outros sites
para o seu;
8) Se mantenha na crista da onda com novidades e artigos atuais e ponto de
vista diferenciado. Ofereça um título chamativo e conteúdos originais, que
gerem o interesse do maior número de pessoas;
9) Use hashtags nas redes sociais para que mais pessoas encontrem
seus artigos.
10) Para finalizar, Azevedo sugere: "escreva sobre o que tem paixão,
porque assim o trabalho se torna prazeroso, você pode encontrar um ponto de
vista com diferencial e vai sentir motivação para continuar a desenvolver
artigos de qualidade, mesmo quando estiver cansado.
Silicon-Minds