Dani Almeida,
jornalista e especialista em imagem, aponta o que se deve evitar em redes
sociais para manter uma boa imagem e até conseguir melhores empregos
Celebridades e youtubers, recentemente, perderam
contratos milionários por conta de conteúdos nas suas redes sociais. Mas quem
não se lembra dos homens que perderam seus empregos e tiveram a imagem
completamente arranhada, depois que um vídeo com uma “brincadeira de mal
gosto”, palavrões e comentários machistas feito durante a Copa do Mundo
viralizou mundo afora?! As redes sociais podem ser uma ferramenta para
construir uma boa imagem, conseguir ascensão social e empreender. Mas também
pode destruir sua imagem, conforme você administrá-las...
A popularização da internet mudou a forma como as
pessoas se relacionam, e as redes sociais se tornaram grandes protagonistas
desse processo. Elas estão transformando o acesso à informação e o
compartilhamento dela, e, inevitavelmente, acabam modificando os modos e as
relações de trabalho.
Segundo Dani Almeida, jornalista e especialista em
imagem, “todos os usuários das redes sociais transmitem uma mensagem para quem
quiser ver o seu perfil. As plataformas digitais já se comunicam
automaticamente com gostos e opiniões pessoais. Empresas buscam ler perfis de
candidatos antes da contratação e monitoram se o funcionário não está dizendo
barbaridades contra missões e valores da empresa onde trabalham. E não adianta
fechar sua conta no facebook e dizer que ela é pessoal e o linkedin é
profissional, por exemplo, hoje é tudo uma coisa só”, aponta.
E Dani complementa “Recentemente grandes influenciadores e youtubers, ao darem sua opinião, que foi entendida de forma pejorativa ou até mesmo racista perderam seus patrocínios com grandes empresas. Por este motivo é essencial que fiquemos atentos ao que postamos nas nossas redes sociais e o mais importante, como postamos”, comenta.
Por este motivo, Dani preparou uma série de dicas
para que você não precise ficar paranoico e parar de postar o que está pensando
ou – o que seria ainda pior – deletar o seu perfil de todas as redes. Para
acertar o tom dos seus comentários e ajustar seu perfil online confira
esta série preparada pela especialista:
1- Você não está apenas entre amigos
Nas redes sociais, como em qualquer outro lugar, há
pessoas cheias de más intenções. Uma dessas pessoas pode estar louca de vontade
de arrumar uma forma de prejudicar a sua imagem e, se você der bobeira, ela
pode não perder a oportunidade. Pense, por exemplo, no café da empresa. Você
não vai sair gritando o que pensa sobre aquele colega chato, pois é muito
provável que pessoas não tão próximas a você escutem, certo? Para as redes
sociais vale tomar o mesmo cuidado.
2- Excessos pegam mal
“As redes sociais deixaram as pessoas mais
escancaradas”, afirma Dani Almeida. Antes de compartilhar qualquer coisa, pense
se não está exagerando nos detalhes.
3- Tome cuidado com o que pode ser mal interpretado
Não há problema algum você tomar uma cerveja no
final de semana, mas se você aparecer o tempo todo com um copo de bebida nas
mãos pode passar a imagem de alguém que só quer se divertir ou, pior, que vive
de ressaca. E aí?
4- Evite assuntos polêmicos
A boa e velha regra de não discutir religião,
política ou futebol, por exemplo, vale muito também para as redes sociais. Você
pode, claro, ter suas convicções, mas não precisa escancarar tudo o que pensa.
Lembre-se de que as pessoas podem ter opiniões diferentes da sua e fazer
julgamentos precipitados. Se a sua opinião política for totalmente contrária à
do recrutador você pode perder pontos porque, mesmo inconscientemente, ele pode
simpatizar mais com outro candidato.
5- Erros de português
Cuidado – muito cuidado com erros de português. Por
mais inocente que seja um post, se você mandar um “agente” no
lugar de “a gente”, usar “mais” no sentido de “mas”, pode não ter outra chance
para explicar que foi só um errinho de digitação.
6- Coloque-se no lugar do outro
“O que um cliente pensaria se visse isso?”. É essa
a pergunta que muitos recrutadores fazem ao checar o perfil de um candidato nas
redes sociais – principalmente se a vaga em questão exige relacionamento direto
com clientes. Faça essa pergunta você mesmo antes de publicar qualquer coisa.
7 - Não critique sua empresa
Tenha cuidado com o que você publica sobre a
empresa em que trabalha atualmente, ou mesmo sobre empresas pelas quais passou.
Se você fala mal – inclusive citando o nome – da empresa em que trabalha ou
trabalhou, um recrutador que está de olho em
você vai levar isso em consideração.
8- Seja cordial
Por fim, seja gentil e educado em qualquer
situação. Ninguém quer contratar uma pessoa que demonstra falta de respeito em
suas relações.
Dani Almeida - jornalista
e especialista em imagem digital. Criadora do perfil no instagram
@opoderdaimagem, ajudou milhares de mulheres a melhorarem sua imagem e
autoestima compartilhando conteúdo nas redes sociais e no seu blog. Por causa
de seus resultados como influenciadora, passou a mentorar e ensinar outras
influenciadoras, até desenvolver o curso Influenciadora de Sucesso (http://influenciadoradesucesso.com.br/torne-se-influenciadora-de-sucesso/),
entre outros, que reúnem mais de 500 alunos até o momento.