Pesquisar no Blog

terça-feira, 25 de novembro de 2025

Estudantes plantam árvores para ajudar família de um dos macacos mais ameaçados do mundo no MT

Zogue-zogue-do-mato-grosso  
Crédito: Instituto Ecótono
Enriquecimento do corredor ecológico para ampliar a área de zogue-zogue-do-mato-grosso será uma oportunidade de educação ambiental para alunos de Sinop

 

Estudantes voluntários da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade vão ajudar nas atividades de plantio no sítio Castelinho, de propriedade de Armando Schlindwein, localizado no Projeto de Assentamento Wesley Manoel Dos Santos, em Sinop - MT, conhecido também como Gleba Mercedes. O objetivo do enriquecimento de espécies de plantas no corredor ecológico é conectar dois fragmentos de floresta para ampliar a área de vida de uma família de zogue-zogues-do-mato-grosso, formada por um casal e dois filhotes. A ação socioeducativa, que tem apoio da Proteção Animal Mundial, será conduzida pelo Instituto Ecótono em parceria com a EMBRAPA Agrosilvipastoril, Universidade Federal do Mato Grosso, Movimento dos Atingidos por Barragens e Prefeitura Municipal de Sinop.

 

“O Zogue-Zogue do Mato Grosso é um primata da transição Amazônia-Cerrado ainda pouco conhecido da Ciência, mas que enfrenta sérias ameaças de extinção. A degradação do habitat devido ao desmatamento pelas atividades agrícolas e o reservatório da hidrelétrica de Sinop reduziram significativamente a área disponível para essa espécie, por isso a necessidade da restauração”, alerta Rodrigo Gerhardt, gerente de vida silvestre da Proteção Animal Mundial.

 

A espécie foi avistada pela primeira vez em 2012, nas matas de Alta Floresta (MT), perto da divisa com o Pará, na região conhecida como arco do desmatamento. Por isso, ações que incentivam a restauração ambiental são tão relevantes.

 

“As primeiras sementes foram lançadas na área em dezembro de 2023, e quando as árvores estiverem grandes e dando frutos, serão alimentos para os animais e para as pessoas. Este corredor ecológico demonstra que é possível reflorestar as margens do lago da usina hidrelétrica, e outros moradores podem replicar isso em seus sítios. Um corredor ecológico é ao mesmo tempo fonte de alimento e de renda, sala de aula ao ar livre e atração turística”, comenta Christine Steiner, diretora executiva do Instituto Ecótono.

 

 

Sobre a espécie:


O Plecturocebus grovesi, popularmente conhecido como Zogue-Zogue do Mato Grosso, tem pelagem densa e coloração que varia entre tons de marrom e dourado. Esses primatas exibem características físicas distintas, como uma cauda olhos expressivos. O habitat natural é uma pequena porção do estado brasileiro que lhe empresta o nome, mas especificamente entre os rios Juruena e Teles Pires. Adaptado para a vida nas copas das árvores, são organizados em grupos familiares. São ativos durante o dia, aproveitando a luz solar para suas atividades sociais e busca por alimentos.  A Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) classifica o Zogue-Zogue do Mato Grosso como uma espécie criticamente em perigo de extinção, destacando a necessidade urgente de medidas efetivas de conservação.

 

 

Serviço


Plantio de árvores para os zogues-zogues 

Data: 28/11/2025

Horário: Manhã

Onde: Sitio Castelinho, localizado no Projeto de Assentamento Wesley Manoel Dos Santos, em Sinop - MT, conhecido também como Gleba Mercedes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados