Headhunter e CEO
da Prime Talent Executive Search, David Braga, discute a importância de buscar
atividades que ofereçam desafios e um senso de propósito no dia-a-dia
profissional.
A expressão “O trabalho dignifica o homem” é amplamente conhecida. O verbo "dignificar" significa dar dignidade; enobrecer. Portanto, podemos perceber o papel crucial do trabalho nesse contexto. Seja por escolha ou pela necessidade de se adaptar a uma nova realidade no mercado de trabalho, é inegável que trabalhar não só proporciona sustento, mas também contribui para a saúde emocional e o bem-estar. Além disso, promove o sentimento de utilidade, realização pessoal e ajuda a construir autoconfiança. No entanto, trabalhar com o que se ama mobiliza uma série de outras habilidades humanas, como aponta David Braga, headhunter e CEO da Prime Talent Executive Search.
Segundo Braga, está comprovado que quando amamos o que fazemos, acordamos animados e mais empenhados com as tarefas do dia. Nossa capacidade de gerenciamento e resolução de problemas se torna mais eficiente, e investimos energia com prazer para alcançar nossos objetivos. "É evidente a diferença entre um profissional que ama o que faz e outro que está insatisfeito com sua rotina. Enquanto um irradia empatia, liderança e entusiasmo, o outro procrastina, queixa-se constantemente e tem baixa produtividade", observa Braga.
Nesse contexto, o headhunter sugere que profissionais insatisfeitos avaliem sua situação atual e onde desejam chegar na carreira. "A vida exige decisão e ação. Se você está em uma empresa que não te desafia, o que pode fazer para mudar isso? Qual sua responsabilidade nisso? É importante refletir se você se sente realizado e se encontra propósito em seu trabalho, considerando que a maior parte do seu dia é dedicada a atividades laborais", questiona Braga.
De acordo com Braga, muitas pessoas, inclusive as mais experientes, têm buscado mais a realização profissional do que uma alta remuneração. Por isso, ele está sempre orientando os profissionais que o procuram como headhunter a refletirem se estão felizes com o que fazem atualmente. "Se a resposta for negativa, sugiro que busquem se planejar e se organizar para promover mudanças em suas rotinas. A vida está passando rápido demais e só temos está para viver. Não trabalhe com o que não te faz feliz", aconselha.
Equilíbrio é fundamental. Para aqueles que amam o trabalho, Braga pondera que é importante buscar um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, além de outras esferas da vida. "Profissionais de sucesso organizam suas agendas para dar conta de todas as demandas, reconhecendo que a vida não se resume apenas ao trabalho e ao pagamento de contas. Ao trabalharmos com o que amamos, melhoramos nossas competências e habilidades. Diariamente somos desafiados e precisamos lidar com uma variedade de problemas e questões. É neste ambiente que aprendemos a lidar com a diversidade, tanto de pessoas quanto de ideias. Podemos então aplicar nossos conhecimentos, formações e habilidades técnicas e emocionais para mudar processos, melhorar sistemas e, sobretudo, impactar vidas. Que legado poderia ser mais significativo do que isso?" questiona Braga.
David Braga - CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent, empresa de busca e seleção de executivos, presente em 30 países, com 50 escritórios globalmente pela Agilium Group; É Conselheiro de Administração e Professor convidado pela Fundação Dom Cabral e Conselheiro da ABRH MG, ACMinas e ChildFund Brasil. Instagrams: @davidbraga | @prime.talent
Nenhum comentário:
Postar um comentário