Ter uma boa gestão não acontece da noite para o dia ou de uma hora para outra, muito pelo contrário, trata-se de um processo árduo, que demanda bastante dedicação. Afinal, você está lidando com a vida profissional de dezenas, centenas ou milhares de pessoas que trabalham ao seu lado, o que requer uma responsabilidade enorme.
Antes de tudo, é importante lembrar que estar na posição de gestor representa
ser o líder de um time e para que vocês consigam, juntos, entregarem a melhor
performance possível, precisam aprender a trabalhar em equipe, passando a
entender um ao outro, para que exista uma sinergia entre todos.
É claro que isso não é fácil, pois em um grupo, é normal e até desejado, em
certa medida, que existam pessoas diferentes e com personalidades que podem não
ter ‘match’. No entanto, é fundamental que o gestor tenha jogo de cintura para
lidar com perfis distintos, não sendo parcial ou demonstrando preferências. O
essencial deve ser a priorização desse grupo.
Um bom gestor tem que trabalhar para os seus colaboradores, para que estes se
sintam valorizados, motivados e engajados. Essa conduta, além de contribuir
para o bem estar de todos, permite criar um ambiente mais saudável e seguro,
onde existe liberdade de expressão e opinião, e conversas mais sinceras.
Dados de uma pesquisa da consultoria Robert Half apontam que 89% das companhias
reconhecem que bons resultados possuem uma ligação com a motivação e a
felicidade dos colaboradores. Além disso, o estudo também mostra que 94% dos
profissionais que foram entrevistados acreditam que satisfação no trabalho é
influenciada pela atuação dos líderes.
É papel da liderança ter cuidado com a forma que a equipe está sendo tratada,
pois esse comportamento influencia diretamente no desempenho geral da empresa.
O foco precisa estar nos resultados, mas sem a priorização da qualidade de vida
dos funcionários dentro da organização não existem maneiras reais de atingir
objetivos e cumprir metas.
Por essa razão, o gestor deve estar muito atento ao que acontece com o seu
time, conhecer as dores, saber o que agrada e desagrada, e quais são as possibilidades
de melhorias, para conseguir propor medidas cabíveis e que funcionem de forma
efetiva para todos, com o objetivo de transformar positivamente o cenário.
Uma das formas de trazer união e abrir espaço para
que os colaboradores entreguem o seu melhor é deixar muito clara a direção para
onde time e a organização está indo, ter metas objetivas a serem alcançadas e
trazer essas pessoas para o processo de priorização dos problemas que precisam
ser atacados de maneira que a contribuição do time seja a mais eficaz possível
para o resultado da organização.
Não são metas fáceis, via de regra, e por isso o time precisa estar junto - em
todos os sentidos, acompanhando com frequência e se comprometendo uns com os
outros em darem o seu melhor sempre. Colocando estes conceitos em prática,
teremos colaboradores mais felizes entregando melhores resultados!
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