Entenda como ela
pode auxiliar os negócios e a economia brasileira
Um recente estudo conduzido pela Microsoft e
realizado pela Edelman revelou que a Inteligência Artificial (IA) está
rapidamente se tornando uma presença significativa nos negócios das micros,
pequenas e médias empresas (MPMEs) em todo o Brasil. A pesquisa constatou que
74% das MPMEs brasileiras já utilizam a IA em seus negócios, demonstrando um
aumento notável em comparação com anos anteriores. Esse número reflete a
crescente conscientização sobre as tecnologias de IA e sua importância para
impulsionar a eficiência e a inovação nos negócios.
De acordo Alexandre Rodrigues, gestor, CEO e cofundador da Wizzi, plataforma de
inteligência artificial que oferece sugestões de destinos personalizados e
roteiros únicos para cada viajante, com sugestões de voos, hospedagens e passeios
agilizam e enriquecem as experiências de uma viagem, à medida que a tecnologia
de Inteligência Artificial se torna mais acessível e integrada, as empresas
estão reconhecendo seu potencial para transformar operações e impulsionar o
crescimento. "A IA agiliza processos e enriquece as experiências dos
clientes, proporcionando soluções personalizadas e eficientes", conta.
O estudo revelou ainda que a adoção da IA é
especialmente pronunciada nas empresas do ramo de tecnologia, onde 85% delas
relataram progresso na incorporação dessa tecnologia em suas operações. Além
disso, as empresas "nativas digitais" estão liderando o caminho, com
78% delas priorizando a IA em suas estratégias empresariais, em comparação com
53% das empresas "não nativas digitais".
À medida que as MPMEs brasileiras aumentam seus
investimentos em IA, também estão reconhecendo os desafios associados à sua
implementação. Dificuldades como custo e acesso à tecnologia, bem como a
necessidade de contratar e capacitar talentos com habilidades nessas novas
tecnologias são algumas das preocupações mencionadas pelos líderes
empresariais. “No entanto, podemos observar uma maioria das empresas
comprometida em superar esses obstáculos, reconhecendo os inúmeros benefícios
que a IA pode oferecer, incluindo ganhos de eficiência, melhorias no
atendimento ao cliente e redução de custos operacionais”, acrescenta.
Como a IA continua a desempenhar um papel cada vez mais central nos negócios e na economia brasileira, a capacitação e a qualificação da força de trabalho tornam-se essenciais. Investimentos em treinamento e desenvolvimento de talentos são importantes para garantir que as empresas possam aproveitar ao máximo o potencial da inovação ao mesmo tempo que permanecem competitivas em um ambiente de negócios que enfrenta mudanças frequentes.
Alexandre Rodrigues - empreendedor e pai. Possui formação em direito e é autodidata em planejamento e investimentos financeiros. Cursou também dois MBA’s, sendo um em Gestão Empresarial e o segundo em Finanças pela FGV. Além disso, é Alumini da Singularity University. Com 20 anos de experiência em administração e gestão, implementa de forma inovadora estratégias gerenciais e organizacionais. No turismo, possui mais de 15 anos de experiência. Para mais informações, acesse o Linkedin.
Wizzi
Para mais informações, acesse o site ou pelo instagram @wizzi_turismointeligente
Nenhum comentário:
Postar um comentário