Pesquisar no Blog

sábado, 20 de abril de 2024

Autoestima na menopausa: dicas para se amar mais

  

A menopausa é um período de transição na vida das mulheres que pode trazer consigo desafios emocionais, incluindo questões relacionadas à autoestima. Durante essa fase, é comum enfrentar mudanças físicas e hormonais que podem afetar a percepção que as mulheres têm de si mesmas. De acordo com um levantamento do My Menopause Centre, a autoestima delas, enquanto estão vivenciando essa fase, é abalada pelos sintomas gerados pelas mudanças hormonais. 

“Mas não é só isso: as mulheres quando passam dos 40 anos e se veem diante de várias mudanças na vida, como questões que envolvem carreira, questões familiares, de relacionamentos e outras que também impactam a autoestima na menopausa”, explica Carla Moussalli, co-fundadora da Plenapausa, uma uma empresa que visa levar informação, cuidado e tratamento para mulheres. 

Uma pesquisa realizada pela British Menopause Society mostra que 20% das mulheres relatam que a menopausa impactou, diretamente, sua confiança no trabalho. Isso significa que, além das questões no corpo, pele e mente, o comportamento na carreira também muda e, com isso, há a perda da confiança, resultando em impactos negativos na autoestima delas. 

Quatro dicas para melhorar a autoestima na menopausa:

  • Aceite e celebre as suas mudanças: a menopausa é uma fase natural e deve ser vista como uma oportunidade para se reconectar consigo mesma e abraçar a vida que você viveu, além de tudo que ainda está por vir. A autoaceitação e celebração das mudanças pode contribuir para uma melhor autoestima e bem-estar emocional durante essa fase da vida.
  • Autocuidado: dedique tempo para cuidar de si mesma. Isso pode incluir atividades físicas, meditação, yoga ou, simplesmente, reservar um tempo para relaxar. Além disso, buscar apoio emocional, seja através de conversas com amigos próximos e terapia, pode ser fundamental para lidar com as mudanças emocionais que acontecem durante a menopausa.
  • Saúde em primeiro lugar: uma dieta equilibrada pode ajudar a melhorar os sintomas da menopausa, como fogachos e a irritabilidade. Priorize alimentos ricos em cálcio, vitamina D, fibras e ácidos-graxos ômega 3. Também é importante consumir alimentos ricos em fitoestrógenos, como soja e linhaça, que podem ajudar a regular os níveis hormonais.
  • Reposição de colágeno: a suplementação pode ajudar a melhorar a elasticidade da pele, reduzir rugas e promover uma aparência mais jovem.

 

Plenapausa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados