No mundo corporativo, as habilidades de persuasão são altamente valorizadas. A capacidade de influenciar e convencer outras pessoas é fundamental para fechar negócios, conquistar clientes, adquirir vantagens e até mesmo para se destacar em entrevistas de emprego. No entanto, persuadir não se trata apenas de usar palavras bonitas e convincentes. É preciso saber lidar com o outro de forma eficaz, utilizando técnicas específicas que envolvem tanto a linguagem verbal quanto a não verbal.
A
seguir, a gestora de carreira, especialista em desenvolver líderes e CEO
Madalena Feliciano apresenta algumas técnicas de persuasão que são muito úteis
no mundo corporativo:
1. Modelagem corporal
A modelagem
corporal é uma técnica que consiste em imitar levemente a linguagem corporal do
interlocutor. Estudos indicam que, durante uma conversa, temos a tendência de
agir de forma semelhante ao locutor, como se estivéssemos refletindo seus
movimentos. Quando essa técnica é utilizada de forma sutil, ela pode estimular
a concordância do interlocutor. Porém, é importante tomar cuidado para não
parecer que está imitando a pessoa e gerar o efeito contrário.
2. Faça elogios
Elogiar
é uma técnica poderosa de persuasão. Todos gostam de receber elogios, mas é
preciso tomar cuidado para que eles não pareçam forçados. O ideal é que você já
tenha uma bagagem sobre a pessoa ou a empresa na qual ela trabalha, para que os
elogios não soem falsos.
3. Use o nome da pessoa
“Chamar
as pessoas pelo nome é uma maneira de trazê-las para perto. Quando você se
esquece do nome do interlocutor, pode parecer desrespeitoso e afastá-lo de seu
objetivo. Ao chamar uma pessoa pela maneira que ela prefere, você está
reforçando sua identidade.
Assim,
tome todo o cuidado para se referir ao interlocutor da maneira que ele se sente
à vontade.” Destaca Madalena Feliciano.
4. Demonstre interesse
Ser um
bom ouvinte é essencial para influenciar pessoas. Mas não é só isso. As pessoas
gostam quando você demonstra interesse no que elas têm a dizer. Estimule o
interlocutor a falar e mostre que você se importa com suas ideias e opiniões.
5. O rapport é muito importante
6. Amigos e autoridades
Citar outras pessoas ou autoridades no assunto é um ótimo meio para convencer o interlocutor de que uma ideia funciona. Esse recurso é também chamado de prova social. Basicamente, invoca-se um terceiro, trazendo a comprovação do que está sendo dito.
“A persuasão é uma habilidade essencial no mundo corporativo. Saber lidar com o outro de forma eficaz é fundamental para fechar negócios, conquistar clientes, adquirir vantagens e até mesmo para se destacar em entrevistas de emprego. As técnicas apresentadas são apenas algumas das muitas que podem ser utilizadas para influenciar outras pessoas. O importante é praticá-las com cuidado e de forma ética, sempre pensando no benefício mútuo das partes envolvidas.” Finaliza Madalena Feliciano.
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