Roupas,
eletrodomésticos e celulares são os produtos mais desejados pelos consumidores
em pesquisa realizada pela Toluna
A Semana do Brasil foi criada pelo governo brasileiro como uma iniciativa que estimule o movimento do comércio em setembro, nos dias próximos ao feriado da Independência - 7 de setembro -, e funcione como uma alternativa à Black Friday, sem concorrer com as vendas para o Natal.
Em pesquisa realizada pela Toluna com 853 pessoas
de todas as regiões do país, a Semana do Brasil foi considerada um bom momento
para compras por 84,2% dos entrevistados, com 9,3% considerando o mês de
setembro como momento não adequado para compras e 6,3% indiferente ao período
de compras. Em 2020, a Semana do Brasil acontece entre os dias 3 e 13 de
setembro.
Entre as pessoas que consideram a data em setembro
um bom momento para comprar, 54,3% apontaram o período de descontos como um
incentivo ao consumo; e 53,5% declararam que os preços praticados pelas lojas
estão muito altos e promoções ajudariam a realizar as compras desejadas. Já 32%
avalia a Semana do Brasil como positiva por ser uma faixa de descontos entre o
Dia dos Pais e a Black Friday (opção de respostas múltiplas).
Entre os entrevistados que não consideram o mês de
setembro como um bom período de compras, 53,7% declarou que prefere usar seu
13º salário para comprar na Black Friday e próximo ao Natal, 27,5% acreditam
que por outros motivos este não é um bom momento, principalmente
relacionados à pandemia. Já 26,2% disse não ter necessidades de compras para o
período em setembro.
Os 853 entrevistados foram questionados sobre quais
produtos comprariam na Semana do Brasil. 53,9% escolheu roupas e acessórios,
46,1% votou em calçados e 45,7% disse que compraria eletrodomésticos. Celular,
computadores e equipamentos eletrônicos aparecem na sequência, com 44,9%, 38,6%
e 36,5%, respectivamente.
Questionados sobre o valor que estão dispostos a
gastar nas compras em setembro, 28,6% optou entre R$ 500 e R$ 1.000. Já 28,4%
pretende ultrapassar mil reais em gastos.
Na pesquisa realizada pela Toluna, os entrevistados
responderam se confiam nas promoções da Black Friday, com 54,2% dizendo que
confia em algumas, 37,4% confiam totalmente e 8,3% não confiam.
Com os impactos negativos da pandemia na economia
brasileira, os entrevistados responderam sobre a importância de eventos
promocionais, seja a Semana do Brasil ou Black Friday. Mais de 80% considera
importante o estímulo para compras, já cerca de 18% considera pouco ou nada
importante.
A pesquisa da Toluna foi realizada entre os dias 18
e 20 de agosto de 2020, com 853 pessoas das classes A, B e C, segundo critério
de classificação de classes utilizado pela Abep – Associação Brasileira de
Empresas de Pesquisa, onde pessoas da classe C2 tem renda média domiciliar de
R$ 4.500 por mês. Estudo feito com pessoas acima de 18 anos, de todas as
regiões brasileiras, com 3 pontos percentuais de margem de erro e 95% de margem
de confiança.
Recentemente a Toluna passou por um processo de
rebranding e tornou-se a marca principal e holding do grupo que conta também
com a Harris Interactive e KuRunData. As três empresas têm um histórico de
fornecer insights sob demanda para muitas das principais empresas, agências e
organizações do mundo, empregando 1.500 pessoas em 24 escritórios em seis
continentes. Com 20 anos de inovação, a Toluna reforça sua visão contínua de
democratizar a pesquisa de mercado.
Toluna
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