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sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Isolamento social: trabalho emocional de crianças e adolescentes não deve ficar apenas sob a responsabilidade das famílias, afirma especialista

 

Psicopedagoga do Núcleo de Apoio ao Estudante da Escola Vereda defende a abordagem de temas como vida pré e pós pandemia, saúde mental, benefícios e malefícios da internet no Ensino Não Presencial

Momento de descontração faz parte do programa de acolhimento socioemocional dos alunos e alunas do Fundamental I


A disseminação do novo coronavírus e o esforço conjunto para freá-la fez com que a sociedade enfrentasse um cenário sem precedentes, impulsionando o convívio pessoal e profissional de forma predominantemente online. A adaptação ao home office, ao ensino não presencial e à mudança da dinâmica nas aulas, agora também inseridas no contexto doméstico, não apenas levou à limitação do tempo fora de casa, como também à restrição das afetuosidades e das interações sociais importantes a todos, ocasionando em alguns casos desdobramentos negativos, principalmente, entre os mais jovens, chamando a atenção de pais e mães e educadores.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou recentemente que a pandemia de Covid-19 causa crise de saúde mental nas Américas. A opinião é reforçada por uma série de estudos. Um em particular, da Universidade de Bath, no Reino Unido, aponta uma tendência de alta nas taxas de depressão e ansiedade dos jovens nos próximos anos, uma vez que, segundo o estudo, os jovens que experimentaram a solidão durante o bloqueio podem ter até três vezes mais chances de desenvolver depressão no futuro. Em âmbito nacional, com o Brasil sendo um dos países que registra um número elevado de casos da doença, cabe às escolas repensar novas formas de trabalhar as habilidades socioemocionais, em especial, as habilidades de estabilidade emocional, sociabilidade e empatia.

Foi pensando nisso que a equipe da Escola Vereda (Santo André, São Bernardo do Campo e Mooca – São Paulo) implementou em agosto um programa de acolhimento socioemocional para os estudantes chamado Projeto Gaia. Inspirado na figura que representa a mãe Terra na mitologia grega, o nome foi escolhido pensando nas diretrizes principais do projeto: acolhimento, proteção e segurança. “O núcleo familiar tem um papel importante nesse sentido, mas a escola também deve apoiar os responsáveis, principalmente no contexto da pandemia.” afirma a psicopedagoga do Núcleo de Apoio ao Estudante Patricia Carvalho.

Após um levantamento feito com as famílias, a equipe da Vereda reuniu os assuntos mais urgentes nesse período de pandemia e estipulou roteiros de atividades específicos para cada etapa da educação. Com as crianças do Fundamental I, os temas a serem abordados são: vida pré e pós pandemia, com conversas e dinâmicas voltadas para entender o que mudou na rotina dos pequenos; os benefícios e malefícios da internet e seu uso seguro e consciente, que envolve o cuidado no diálogo com estranhos e no recebimento de arquivos não solicitados por exemplo.

No Fundamental II, inicia-se um trabalho mais direcionado à saúde mental, com rodas de conversa para falar especificamente sobre a experiência do isolamento social. Os professores e professoras também conduzirão atividades sobre discurso de ódio e como ele se manifesta, para debater acerca do que é liberdade de expressão. A partir do 8º ano, os alunos e alunas começam as dinâmicas que envolvem cyberbullying e essas continuarão até o Ensino Médio, progredindo gradualmente de assuntos iniciais como a definição de violência/assédio virtual a conscientização e empatia como formas de combatê-lo.

O projeto irá continuar até o fim do ano, diversificando os temas e proporcionando uma abordagem completa com alunos e alunas de todas as idades. “Há uma preocupação muito comum com a regularidade dos conteúdos atrasados, o que é normal, mas que já estão sendo trabalhados nas aulas online. Nós temos de olhar também para o emocional dos nossos estudantes”, alerta Patricia.



Escola Vereda

www.escolavereda.com.br


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