Muita gente quer começar a gravar vídeos para a internet, e é recomendável que se grave sim. Chama a atenção, gera engajamento, é uma ótima maneira de transmitir o conteúdo e sempre haverá um público. Mas há quem tenha receio da câmera e não se sinta à vontade para aparecer, o que é bem compreensível também. Então, uma dica que sempre dou para os meus alunos em mentorias e cursos sobre redes sociais é: faça o vídeo mesmo assim!
Eu falo isso porque, como já é batido, "o
feito é melhor do que o perfeito", e só com a prática é possível aprimorar
a nossa forma de se expressar. Não vale a pena perder tempo apenas achando que
não vai ficar bom. As pessoas que navegam na internet querem bons conteúdos,
originais, e os vídeos têm o poder de instigar a curiosidade ao apertar o play,
além de dar a chance de tudo ser tratado até com mais intimidade.
Estar bem no vídeo não é a questão mais relevante.
É claro que existem técnicas e ferramentas para deixar tudo mais interessante,
e com o tempo você vai achar a estética dos vídeos. Porém, foque primeiro em
quem vai assistir ao produto sobre as suas ideias.
Se você não compartilhar o que está querendo dizer,
quem você deixa de ajudar?
Esse já é um excelente ponto de partida para se
desgarrar do que te trava e começar a produzir. O seu espectador vai ficar
atento à sua autenticidade, à verdade na forma como você passa o seu
conhecimento, é com isso que ele se conecta. Pode ser que existam mais
especialistas falando algo parecido, mas ninguém tratará dos assuntos da mesma
forma que você. Seja prático e direto ao ponto, vai te facilitar na hora de
gravar, evitar que você se enrole, e a mensagem vai chegar mais clara a quem
está vendo.
Não deixe passar as chances que a internet e as
redes sociais proporcionam. O Youtube, por exemplo, é o segundo maior buscador
da web. Muita gente aprende por lá. As mídias sociais são portas de entrada
para o seu negócio, é por lá que a sua marca encontra e se relaciona com o
público. Mostre conteúdos que humanizam, que interessam, passe boas
informações. Os vídeos vão te ajudar a crescer.
O desafio que gosto de deixar, para ajudar a
combater a insegurança, é: grave de casa o mesmo vídeo por dez dias. Sim,
o mesmo tema, no mesmo lugar, no mesmo ambiente. No final, vai ser fácil
comparar as diferenças do primeiro para o último e perceber a evolução.
Por experiência própria, posso dizer que demorei a
encontrar a minha forma de fazer o que faço na internet, mas todas as minhas
vivências me deram bagagem para entender qual a minha maneira de falar para o
público. É um processo natural de crescimento, e temos de estar dispostos a
isso.
No mais, limpe a câmera, coloque o fone, ilumine
por detrás do celular e comece a gravar o seu vídeo. Simples assim. Se você tem
conteúdo relevante para transmitir, os vídeos vão te gerar maior engajamento. É
um formato com ótimo alcance nas redes. Aproveite!
Paula Tebett - criadora de conteúdo, especialista
em marketing digital e empreendedora apaixonada por comunicação. Graduada pela
FACHA (jornalismo) e Fundação Getúlio Vargas (marketing). Tem experiência de
mais de 10 anos em Marketing e hoje atua como consultora e palestrante,
ministrando treinamentos em mídias sociais.
Site: paulatebett.com.br
Instagram:
@paulatebett
Nenhum comentário:
Postar um comentário